Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Como atualizar seu celular Android e os aplicativos

Como atualizar seu celular Android e os aplicativos

Veja como atualizar seu Android ou também seus aplicativos facilmente e aproveite o melhor do seu smartphone.
Por | 18 de maio de 2020 às 09:13
atualizando o android

Existem muitas boas razões para manter o software em seu telefone ou tablet atualizado. A execução da versão mais recente do Android garante que você tenha acesso a todos os recursos mais recentes disponíveis para o sistema operacional e que seu dispositivo esteja o mais protegido possível contra ataques de hackers.

O mesmo vale para aplicativos: com a exceção ocasional, a versão mais recente de um aplicativo é tipicamente a mais estável e segura. As atualizações também costumam oferecer novos recursos que tornam um aplicativo mais útil.

Se você é novo no Android, no entanto, descobrir como ter certeza de que seu dispositivo está o mais atualizado possível pode ser um pouco desafiador. Veja como fazer isso acontecer.

Atualizando o sistema operacional do seu Android

Com o Android, quando e se você é capaz de obter uma versão totalmente nova do sistema operacional depende da sua operadora, bem como da marca e do modelo do seu smartphone.

Os smartphones da linha Pixel do Google recebem atualização primeiro, mas depois disso, as atualizações são distribuídas lentamente para diferentes dispositivos e operadoras. Essas atualizações são baseadas em horários criados por fabricantes e operadoras de dispositivos, não pelo Google. Em geral, quanto mais novo o seu dispositivo, mais rápido você verá uma atualização. Se você tem um telefone mais antigo, pode acontecer de você nunca receber uma atualização ou, se receber, será parcial.

Além de novas versões completas do sistema operacional, o Google também lança pequenas atualizações periódicas para o Android. Essas atualizações geralmente contêm correções para bugs e problemas de segurança, tornando-as super importantes para baixar.

Se você já viu notícias de uma atualização do sistema operacional ou recebeu uma notificação push dizendo que há uma disponível para o seu dispositivo, atualizá-lo é super fácil  (embora a navegação específica possa variar para o seu Android):

  • Conecte seu dispositivo ao wi-fi
  • Toque em Configurações
  • Selecione “Sistema”
  • Selecione “Avançado”
  • Toque em “Atualização do sistema”
  • Clique em “Instalar” se aparecer.

Nessa mesma página, você também pode ver um botão que dá permissão ao telefone para baixar automaticamente atualizações via wi-fi. Eu pessoalmente gosto de deixar isso ativado, e recomendo que você faça o mesmo.

Seu telefone também pode usar uma notificação push para alertá-lo de que uma atualização está disponível. Se você tocar nela quando aparecer, muitas vezes você pode começar o processo de download e instalação sem ter que navegar por uma tonelada de menus.

Atualizando aplicativos para Android

O Google oferece opções de configuração, dando-lhe a opção de permitir que todos os aplicativos do seu dispositivo se atualizem automaticamente, tenham apenas algumas atualizações de aplicativos automaticamente ou exijam que você escolha cada atualização manualmente. O processo é o mesmo para as versões lançadas de aplicativos e versões beta. Veja como realizar as três opções:

Atualize automaticamente tudo:

  • Abra o aplicativo do Google Play
  • Toque no ícone do hambúrguer (essas três linhas em cima uma da outra)
  • Toque em “Configurações”
  • Toque em “Atualizar apps automaticamente”
  • Selecione se deseja atualizar os apps automaticamente apenas quando estiver conectado ao wi-fi ou também pela rede da operadora (sugiro selecionar a opção somente wi-fi)

É isso mesmo! Depois de configurar isso, todos os aplicativos do seu dispositivo se atualizarão automaticamente e você pode meio que esquecer isso.

Atualize automaticamente alguns aplicativos:

Se você desligou as atualizações automáticas para todos os seus aplicativos, você pode reativar o recurso em uma base de aplicativo por aplicativo:

  • Abra o aplicativo do Google Play
  • Toque no ícone do hambúrguer (as três linhas em cima uma da outra)
  • Toque em “Meus aplicativos e jogos”
  • Toque em “Instalados”
  • Selecione o aplicativo que deseja atualizar
  • Toque em Mais (os três outros no canto superior direito)
  • Verifique a caixa para “Ativar atualização automática”

Atualize cada aplicativo manualmente:

Esta é de longe a opção mais tediosa, mas se você não quer que os aplicativos mudem inesperadamente, é potencialmente a sua melhor opção.

  • Abra o aplicativo do Google Play
  • Toque no ícone do hambúrguer (três linhas em cima uma da outra)
  • Toque em “Meus aplicativos e jogos”

Os aplicativos que tiverem atualizações disponíveis terão o botão “Atualizar” ao lado de seus nomes. Toque nesse botão para qualquer aplicativo que você queira atualizar. Você também pode verificar manualmente seus aplicativos beta navegando para a página “beta” encontrada aqui.

Manter seu smartphonr ou tablet atualizados com a versão mais atual do sistema operacional e os aplicativos que seus aplicativos favoritos podem ajudar a garantir que você tire o máximo do seu dispositivo.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais
melhores editores de video 2020

24 melhores aplicativos de edição de vídeos em 2020 (Computador e celular)

por Especial, Listas
Encontrar o melhor software gratuito de edição de vídeo deve ser uma parte central do sucesso de qualquer empreendedor de ...
Leia Mais
O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

por Especial
O Wi-Fi está prestes a ficar mais rápido. Essa é uma ótima notícia: uma internet mais rápida está se tornando ...
Leia Mais