7 dicas para resolver qualquer problema do seu Wi-Fi

Confiram 7 dicas para resolver QUALQUER problema que você esteja enfrentando com sua rede Wi-Fi rapidamente.
Por
27 de fevereiro de 2019 às 7h29 - Atualização: 27/02/2019
wi-fi nomenclatura

Problemas com seu Wi-Fi é mais comum do que parece. Fica lento, desconecta sozinho, é invadido e etc. Iremos mostrar aqui 7 dicas para seu Wi-Fi que podem ajudar você a resolver esses problemas facilmente e até se proteger.

A lentidão é o maior e mais chato problema de uma rede Wi-Fi. Mas tem também o problema de sinal fraco, o medo de ser invadido, as dificulades de encontrar redes e a interferência sofrida.

Leiam também | O Wi-Fi de 5 GHz é melhor que o Wi-Fi de 2,4 GHz? Nem sempre.

Entre os problemas mais comuns que esse tipo de conexão costuma ter estão a lentidão, a falta de sinal, a pouca segurança, as dificuldades de encontrar redes e as interferências.

Nesse contexto, para ajudá-lo a resolver quase todos esses problemas relacionados ao seu Wi-Fi, separamos 7 truques para ajudar em cada um desses problemas. Salve essa página, pois acredite, uma hora você irá precisar.

1 – Recupere a senha de uma rede Wi-Fi

Acontece muitas vezes: visito amigos e familiares que simplesmente não lembram a senha do Wi-Fi. Quando me pedem ajuda, eu sempre uso um simples programa chamado WirelessKeyView. Ele lê as senhas de todas as redes Wi-Fi armazenadas no computador. Simples e objetivo.

problemas wi-fi 1

2 – Crie um mapa do sinal Wi-Fi da sua casa para saber onde é mais forte

Problemas de “Wi-Fi fraco” são muitos comuns. Você tá na sala conectado e basta mudar de comôdo que seu smartphone começa a ficar lento. Embora as ondas do Wi-Fi sejam incisíveis, é possível fazer um mapa de onde o sinal está mais forte.

É o que o Ekahau HeatMapper faz e que uso para solucionar problemas de recepção. Primeiro, carrego a planta da casa escaneada ou desenhada a mão mesmo, o importante é conhecer a casa/apartamento. Em seguida, ativo o Ekahau no computador e, enquanto caminho pela casa, vou atualizando o mapa. Assim, consigo saber onde o sinal é mais potente.

3 – Rodar um anti-virus é sempre bom de vez em quando

Minha rede está configurada para dificultar a entrada de intrusos, mas às vezes são descobertas vulnerabilidades que deixam até o melhor e mais seguros dos roteadaros inseguros.

Leiam também: 280 mil roteadores da MikroTik foram invadidos no Brasil para minerar criptomoedasr

Ao passo que avançam as tecnologias de segurança do Wi-Fi, conheço vários amigos que se depararam com vizinhos usando suas redes Wi-Fi. Para me proteger, sempre executo detectores de intrusos como o Fing e o Zamzom.

problemas wi-fi 3

4 – Transforme seu PC em um roteador Wi-Fi para celular ou tablet

Transformar o celular em um roteador para compartilhar sua internet com outros é fácil, mas e converter um PC em roteador?

A conexão de muitos hotéis é decepcionante e o Wi-Fi é cobrado inclusive quando dizem que é grátis. Felizmente, alguns hotéis seguem oferecendo conexão por cabo. Mas, neste caso, como conecto o tablet ou o celular? Se você usa o Virtual WiFi Router ou o Maryfi, seu PC se transformará em um router Wi-Fi (e assim não haverá limitações).

problemas wi-fi 4

5 – Encontre as redes Wi-Fi dos seus vizinhos (e peça autorização)

Não com as ferramentas que vêm com o sistema operacional, mas sim com aplicativos profissionais como o InSSIDer e o Xirrus Wi-Fi Inspector. Existem dois dados úteis que você deve analisar: a intensidade do sinal e o canal Wi-Fi usado. Redes com muita intensidade que usam o mesmo canal Wi-Fi que o seu poderiam causar interferências em sua conexão.

Leiam também | Como encontrar internet Wi-Fi grátis em qualquer lugar

problemas wi-fi 5

6 – Use um gerenciador de perfis de rede

Nem todas as redes são iguais: algumas têm uma configuração diferente. Se cada vez que você precisar ir de uma rede Wi-Fi a outra for necessário definir parâmetros, então é melhor usar um gerenciador de perfil de rede. O NetSetMan, gratuito para uso pessoal, permite definir até seis perfis para que a troca de rede consuma apenas alguns segundos do seu tempo.

problemas wi-fi 6

7 – Ative e reative o Wi-Fi a partir da área de trabalho

Não é necessário desconectar a antena ou usar o botão do notebook para reiniciar o Wi-Fi. Vá ao Painel de controle e encontre o ícone da sua conexão Wi-Fi. Arraste-o à área de trabalho e crie um link.

problemas wi-fi 7

Com o acesso direto do Wi-Fi sempre disponível, basta clicar com o botão direito sobre ele, escolher Desativar e, depois, Ativar. Assim, o Wi-Fi do seu PC se reiniciará por completo (sempre e quando a antena esteja ligada, claro está).

Lembre-se: o roteador não é seu inimigo

Como é possível ver, a maioria dos problemas com o Wi-Fi podem ser solucionados com as ferramentas adequadas. Se estes truques não derem resultado, então o mais provável é que esteja diante de um problema de drivers ou configuração de sua rede Wi-Fi. Nos casos mais difíceis, pode que o problema seja de hardware. Ai só trocando o equipamento ou levando para concerto.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta