Como um celular ajuda no desenvolvimento das crianças?

Será que um telefone celular pode ajudar no desenvolvimento de uma criança? Sabendo usar ele pode sim, vejam 4 campos que pode.
Por
9 de maio de 2019 às 3h25 - Atualização: 14/05/2019

Há uma extensa conversa sobre a exposição das crianças à tecnologia, inclusive alguns pais acreditam que dispositivos como celular e tablet podem gerar distração e riscos em relação à segurança de seus filhos. Porém, com o uso apropriado, os pequenos podem desenvolver habilidades que serão aliadas para a vida.

Leiam também | Conheçam todos os planos pré-pagos da TIM e economize

Pensando nisso, a PlayKids, uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias, traz informações de como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de habilidades das crianças. “O importante é fazer com que o uso seja moderado, supervisionado e consciente. Sendo assim, encaramos os dispositivos móveis como complementos educacionais e não vilões”, afirma Fernando Collaço, Head de Conteúdo e Comunicação da PlayKids.

celular criança

As ferramentas e plataformas podem oferecer uma infinidade de conteúdos que estimulam o desenvolvimento infantil se trabalhados de forma correta com os pequenos. Confira algumas das habilidades que a tecnologia pode estimular:

1 – Concentração

Com brincadeiras e séries educativas, a criança pode aprender a traçar metas e ter foco para chegar ao seu objetivo. A partir disso, cria-se uma habilidade de resolução de problemas por meio do pensamento crítico sobre aquela situação que está vivenciando, pensando sempre no resultado que quer atingir.

2 – Criatividade

Alguns jogos incentivam a criatividade dos pequenos por trazerem situações em que a criança precisa se imaginar em determinado local ou época para resolver aquele problema imposto na atividade. Com isso, desenvolve a capacidade de criar cenários, personagens e contextos.

3 – Autonomia

Com a tecnologia em mãos, a criança aprende a buscar o que quer fazer sem o auxílio dos pais, aprendendo as noções de autonomia e independência. Porém, é válido reforçar que a supervisão dos responsáveis é indispensável para garantir a segurança online dos pequenos.

4 – Diálogo

Por meio das atividades disponíveis no PlayKids App, a criança aprende o alfabeto, a formar frases e a se comunicar. Tudo isso vem da percepção e reflexão do pequeno sobre o que está vendo e interagindo, fazendo as associações por meio da repetição de palavras.

Para que o processo seja ainda mais vantajoso, é interessante contar com ferramentas no mercado que auxiliam na educação, como é o caso da PlayKids, que oferece conteúdos cuidadosamente selecionados pela equipe de curadoria, formada por pais, educadores, pedagogos e psicólogos, de acordo com cada eixo de desenvolvimento necessário por faixa etária. Além disso, o aplicativo é 100% seguro e livre de propagandas.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta