Tutorial: Como publicar um post no WordPress facilmente passo a passo

como publicar no wordpress destaque

O WordPress é a maior plataforma CMS do mundo. Aliás, é a mais usada por blogueiros no mundo todo. Porém, quem está iniciando nesse mundo, a primeira pergunta que vem a mente é: como publicar um post no WordPress? É isso que iremos ensinar hoje.

Acessando o painel do WordPress

A primeira coisa que você deve fazer é fazer login no seu WordPress. Mas essa parte é bem fácil. Para isso entre no dominio do seu site seguido de /wp-admin.

Por exemplo, aqui no tekimobile seria: tekimobile.com/wp-admin. Se você for curioso, deve ter entrado aqui, porém percebeu que não deu, certo? O motivo é necessário atenção.

O administrador do site pode mudar essa página padrão. Se for o seu caso, consulte o administrador para te passar o link correto. Depois de entrar, é necessário colocar seu login e senha, conforme pagina abaixo:

como publicar um post no WordPress

Como publicar um post no WordPress

  1. Para publicar um post no WordPress, depois de logado, você vai seguir os seguintes passos.
  2. Bem na parte superior esquerda da página, irá ter um botão chamado “Posts”. Passe o mouse por cima dele. Irá aparecer um menu, clique em “Adicionar novo” para criar um post no WordPress.
    como publicar um post no WordPress
  3. Irá aparecer uma página como a mostrada logo abaixo. Repare que é bem parecido com um editor de texto como o Word, por exemplo.como publicar um post no WordPress
  4. O campo de texto grande e com uma linha, é onde você irá colocar o titulo do seu post.
  5. Feito isso, agora clique no campo de texto maior. É aqui que você irá escrever o seu texto.

Antes de publicar o seu artigo no WordPress, dê atenção as funções essenciais que o painel de edição de textos do WordPress possui.

No começo o usuário pode até ficar intimidado com a quantidade de coisa que o painel de edição possui. Entretanto, em poucos minutos dá para perceber que é muito fácil publicar um post no WordPress e depois publicar na internet.

Vamos lá, vou tentar explicar as funções essenciais na hora de postar.

Como adicionar imagens no WordPress

Artigo sem imagens não é um bom artigo. No WordPress é muito fácil colocar uma imagem no texto. Para colocar uma imagem no texto, faça o seguinte:

  1. Salve a imagem que você quer em uma pasta no seu PC de fácil acesso. Se for uma imagem da internet, primeiro você precisa fazer o download da mesma para o seu PC.
  2. Depois de já ter sua imagem, é hora do upload. Clique em “Adicionar Mídia” no canto superior esquerdo. Depois em “Enviar arquivos”.
    como publicar um post no WordPress
  3. Agora clique em “Selecionar arquivos” e selecione a imagem na pasta que você previamente a salvou no seu PC e clique em Abrir.como publicar um post no WordPress
  4. Quando o download terminar, no canto inferior direito clique em “Inserir no post”. A imagem será inserida aonde o ponteiro do editor de texto parou.

Todas imagens ficam salvas na Bibliote de mídia. Caso queira usar mais de uma vez a mesma imagem. No primeiro passo, ache a imagem na “Biblioteca de Mídia”

Publicando no WordPress: Escolhendo Categorias e Tags

Categorias

As categorias são, em resumo, uma divisão do seus posts em determinados assuntos. Isso, na prática, ajuda os usuários a navegarem apenas um assunto de interesse.

como publicar um post no WordPress

Por exemplo, aqui no Tekimobile temos as categorias: Aplicativos, Notícias e Planos de operadoras.

Se a pessoa quer olhar somente sobre planos de operadoras, criando nessa categoria ela não terá necessidade de ver as dezenas de notícias publicadas diariamente.

Mas pode colocar o mesmo artigo em mais de uma categoria? Poder pode, mas não é indicado. Se você quer aparecer no Google (assunto para outro texto) isso não é bom.

Mas se uma noticia é também um plano de operadora? Por exemplo: A vivo acaba de anunciar em nota o lançamento de um novo plano pós-pago. Isso é uma notícia e também um plano de operadora. Aí que entra as Tags.

Tags

A utilização de Tags deverá ser complementar a organização das suas categorias. Tags devem ser vistas como subcategorias, ou ainda subpastas para a organização do seu conteúdo.

Nelas a informação deverá ser segmentadas por detalhes menores, não menos importantes, mas que podem de alguma forma serem usadas como um subdivisão das categorias, e estando em mais de uma dessas subdivisões.

No exemplo acima, poderia criar duas Tags: Operadora Vivo e também Planos pós-pagos.

O que é uma imagem destacada no post do WordPress?

Abaixo das Tags terá o campo “Imagem destaca”, o que seria isso? Sabe quando você está na primeira página de um site e aparece aquelas miniaturas de imagens dos posts?

Na maioria dos casos, se trata da imagem destacada. Entretanto, temas customizados podem fazer diferenças. Há alguns que é possível escolher uma miniatura diferente da imagem destacada, ou vice-versa. Na dúvia, pergunte ao Administrador.

Se você já fez todos os passos acima, pronto, você está pronto para publicar seu post no WordPress. Claro que existem mais coisas a serem ditas.

Entretanto, isso é muito assunto para apenas um artigo. No próximo artigo da série irei falar mais sobre isso.

Com informações: Showmetech

André Luiz

Depois de mais de uma década trabalhando com eletrônica e telecom, resolveu escrever sobre tudo o que já havia aprendido. Assim nasceu o Tekimobile.