Início » Dicas de tecnologia » Como imprimir para PDF em qualquer plataforma

Como imprimir para PDF em qualquer plataforma

Listamos diversas formas de imprimir arquivos PDF nas mais diferentes plataformas. Confira abaixo e saiba como fazer o download.
Por | 23 de agosto de 2019 às 15:03

O PDF é muito utilizado nos dias de hoje, tendo em vista que geralmente é muito mais rápido (e fácil) de imprimir nesse formato, que é amplamente conhecido e aceito. Então, muitas pessoas optam por ele na hora de imprimir.

No entanto, existem algumas diferenças entre uma impressora PFD e um conversor PDF. A primeira realmente é listada como uma impressora no sistema operacional, e quando você precisar imprimir, basta escolhe-la em vez de outra impressora comum. Dessa forma, uma réplica é criada automaticamente.

Atualmente, há alguns métodos para imprimir nesse popular formato, independentemente da plataforma. Portanto, separamos alguns para que vocês possam ver logo abaixo.

Use a Impressora PDF embutida no sistema operacional

Dependendo do seu sistema operacional, é possível imprimir em PDF sem precisar instalar nenhum tipo de programa, tornando tudo mais fácil.

Windows 10

O software da Microsoft traz uma impressora PDF integrada chamada “Microsoft Print to PDF”, que consegue rodar normalmente em qualquer programa.

Para usá-la, faça todo o processo padrão de impressão, mas escolha PFD em vez de uma impressora física. Logo em seguida, o sistema vai perguntar onde deseja salvar o arquivo.

Se por algum motivo a opção “imprimir em PDF” não aparecer no seu Windows 10, você pode instalá-la em poucos minutos, basta seguir o tutorial abaixo:

  • Primeiramente, pressione “Win + X” e clique em “Configurações”.

Para adicionar uma impressora PDF, use o comando "Win + X" e acesse as configurações do Windows 10.

  • Acesse Dispositivos > Impressoras e scanners > Adicionar uma impressora ou um scanner. Clique nessa opção para iniciarmos.

Toque na opção marcada para adicionar a impressora PDF no sistema.

  • O sistema vai começar a procurar impressoras disponíveis. Clique na opção de baixo chamada “A impressora que eu quero não está na lista”.

Clique na opção "A impressora que eu quero não está na lista" para continuarmos.

  • Agora, selecione a última opção da lista chamada “Adicionar uma impressora local ou de rede usando configurações manuais”. Feito isso, clique em “Avançar”.

Selecione a última opção da lista e avance.

  • Na próxima tela, escolha a opção “FILE: imprimir em arquivo” no menu “Usar uma porta existente”. Depois clique em “Avançar”.

Troque para "FILE: imprimir em arquivo" no menu.

  • Selecione a Microsoft no menu “Fabricante” e depois em “Impressoras” deixe marcada a “Microsoft Print To PDF”. Novamente, clique em “Avançar”.

Altere para Microsoft e depois "Microsoft Print to PDF".

Por fim, basta seguir todas as instruções pedidas pelo assistente e aceitar os padrões para adicionar a impressora PFD no seu Windows 10.

Linux

Existem algumas versões do Linux que são bem semelhantes ao Windows 10 na hora de imprimir um arquivo. Antes de realizar a impressão, escolha “Imprimir em arquivo” e selecione a opção “PDF” como o formato de saída.

Lembrem-se de colocar um nome e selecionar o local de salvamento. Feito isso, clique em “Imprimir” para salvar. No entanto, se a sua versão não tem suporte, você terá que instalar uma ferramenta de terceiros.

Google Chrome

  • Pressione “Ctrl + P” no teclado para abrir a página de impressão. No menu “Destino” altere para “Salvar como PDF”.

Mude para a opção "Salvar como PDF" em "Destino".

  • Agora, clique em “Salvar” e escolha o local onde o arquivo será armazenado em seu computador.

Selecione "Salvar" e escolha o local onde o arquivo ficará armazenado.

Safari no macOS

  • Acesse Arquivo > Imprimir ou então use o atalho “Command + P”.
  • No lado inferior esquerdo, clique para alterar as opções e escolha “Salvar como PDF”.
  • Altere o nome do arquivo e depois basta salvá-lo onde quiser.

iOS

Todos os dispositivos da Apple trazem uma impressora PDF integrada, deixando de lado a necessidade de baixar qualquer outro aplicativo. No entanto, esse método requer ter o Apple Books instalado.

O processo é bem simples: entre na página da web que deseja converter e toque no botão de compartilhamento do navegador. Quando o menu for aberto, escolha a opção “Salvar PDF nos livros” para que o arquivo seja criado e inserido no Apple Books.

Existe outra maneira de salvar uma página neste formato no iOS, basta usar o criador de PDF que vem embutido no Safari. Para isso, acesse a página da web que deseja imprimir, toque no botão de compartilhar na parte inferior do navegador e depois em “Criar PDF”.

Se desejar, faça as alterações necessárias e quando terminar selecione “Concluído”. Então, você poderá salvar no iCloud ou compartilhar o documento em outro aplicativo.

Google Docs

Apesar do Google Docs não ser um sistema operacional, ele é muito utilizado por milhares de pessoas graças as suas ferramentas de texto, que também é capaz de entregar impressão em PDF.

No Google Docs, basta seguir o caminho "Arquivo > Fazer o download > Documento PDF".

Então, abra o documento que deseja imprimir em PDF, clique em “Arquivos > Fazer o download como > Documento em PDF”. O download será feito automaticamente.

Instale uma impressora PDF grátis

Se nativamente o seu sistema operacional ou programa não tem suporte à esse tipo de impressão, é possível instalar uma impressora de terceiros. Existem diversas opções no mercado.

Dentre eles, podemos listar os seguintes softwares: CutePDF Writer , PDF24 Creator, PDFlite, PDF995, PDFCreator, Ashampoo PDF Free e o doPDF.

Use uma ferramenta de conversão PDF

Deseja imprimir apenas uma página da web? Então não precisa instalar nada, dado que temos diversas impressoras online que podem fazer isso, sendo necessário apenas colar o link da página para salvar o arquivo em PDF.

PDFmyURL ou Web2PDF são algumas opções interessantes. Também podemos citar um conversor dedicado a dispositivos móveis, o UrlToPDF, estando disponível para download na Play Store. Se você gosta de ler nesse formato no seu celular, então confira nossa matéria onde listamos os melhores leitores.

 

Mais sobre: PDF,
ARTIGOS RELACIONADOS
Nenhum post encontrado.
LEIAM TAMBÉM
sites aplicativos apk android

Melhores dicas para o Android que você deve usar agora

por Especial
Existem várias maneiras de personalizar um dispositivo Android e maximizar o desempenho. Além de alterar a aparência da interface, configure seu ...
Leia Mais
Galaxy S20 frente

Telas 120 Hz vs 90 Hz vs 60 HZ: faz diferença no Galaxy S20 e Mi 10? Vejam o vídeo

por Comparativo
Um dos principais recursos que a Samsung trouxe nos novos smartphones da linha Galaxy S20, foram as telas que possuem ...
Leia Mais
galaxy S20 vs Xiaomi mi 10

Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10: qual o melhor smartphone para jogos?

por Comparativo
De um lado temos a Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo; do outro, a Xiaomi, uma gigante chinesa conhecida ...
Leia Mais
10 coisas essenciais para quem mudou do Android para o iOS (guia)

10 coisas essenciais para quem mudou do Android para o iOS (guia)

por Especial
Você é um ex-usuário do Android que acabou de migrar para um iPhone (iOS)? Sabemos que a adaptação não é ...
Leia Mais
galaxy S20 vs Xiaomi mi 10

Xiaomi Mi 10 vs Galaxy S20? Veja qual o melhor em tudo

por Comparativo, Noticias
A Xiaomi anunciou hoje o Xiaomi Mi 10 e o Mi 10 Pro. Convenientemente, o lançamento acontece dois dias depois ...
Leia Mais