Como excluir fotos do WhatsApp no Android e iPhone (6 métodos)

Libere o espaço de armazenamento do seu celular deletando as fotos do WhatsApp. Nesse artigo, mostramos como no Android e iPhone.
15/12/2020 às 19:04 | Atualizado há 3 anos
deletar fotos do whatsapp

Muita gente ainda possuem aparelhos com armazenamento limitado, por isso, todo espaço vale ouro. Hoje em dia, as fotos ocupam boa parte do armazenamento dos nossos smartphones. Mas, se você for usuário ativo do WhatsApp, provavelmente as fotos recebidas por ele devem lotar seu aparelho. Você sabe como excluir fotos do WhatsApp no seu Android ou iPhone e liberar espaço? É isso que iremos ensinar hoje.

As fotos do WhatsApp podem ser excluídas de duas maneiras – do próprio WhatsApp ou pelo aplicativo de visualização de fotos, conhecido muitas vezes como Galeria. As etapas e a funcionalidade diferem para Android e iPhone.

Vamos verificar vários métodos para remover fotos do WhatsApp. Mas antes disso, você precisa entender como a mídia do WhatsApp é armazenada no seu smartphone.

Leiam também

Como e onde as imagens do WhatsApp são salvas no Android e iPhone

Normalmente, você precisa tocar na foto recebida para fazer o download no WhatsApp. No Android e no iPhone, você obtém um recurso no WhatsApp chamado Download automático de mídia. Quando ativado, o WhatsApp baixa automaticamente as fotos recebidas.

No entanto, o trabalho difere após o download no WhatsApp. No Android, as fotos baixadas no WhatsApp também são salvas no aplicativo galeria. Você pode vê-los no mensageiro ou no aplicativo de galeria.

No iPhone, quando você recebe uma foto, ela não é baixada automaticamente. As fotos permanecem nos servidores do WhatsApp e são visíveis apenas dentro do WhatsApp. Você precisa salvá-los manualmente, usando o botão Salvar presente no WhatsApp ou ativar a configuração “Salvar no rolo da câmera” para visualizá-los no aplicativo Fotos ou em qualquer outro aplicativo de galeria do seu iPhone.

Agora, confira os seis métodos para remover fotos do WhatsApp no ​​iPhone e Android.

Método 1: Excluir fotos recentes do WhatsApp

Aqui estão os passos (partimos da ideia que você já tem o WhatsApp ou algum MOD como o WhatsApp Plus atualizado instalado no seu celular)

IPhone

As fotos excluídas usando esse método serão removidas apenas do WhatsApp, mesmo se você as salvasse no rolo da câmera. Você pode visualizar essas fotos no aplicativo Apple Photos depois de excluí-las.

  1. Para excluir fotos, abra o bate-papo. Toque e segure a foto que deseja remover. Toque em Mais, seguido de Excluir.
  2. Você pode selecionar várias fotos tocando nelas. Em seguida, toque no ícone de exclusão na parte inferior. Por fim, toque em Excluir para mim.

Android

  1. Abra o chat do WhatsApp de onde você deseja excluir as fotos. Toque e segure a foto que deseja excluir. Se você deseja excluir várias fotos, selecione uma foto e toque em outras fotos para selecioná-las.
  2. Clique no ícone de exclusão na parte superior. Um pop-up aparecerá. Caso deseje remover apenas a foto do WhatsApp, desmarque a opção ‘Excluir mídia neste chat’ e toque em Excluir para mim. A foto continuará ocupando espaço no seu telefone e também aparecerá no aplicativo Galeria. Para excluí-lo também do aplicativo da galeria, verifique se “Excluir mídia neste bate-papo” está marcado. Em seguida, toque em Excluir para mim.

Método 2: Excluir fotos antigas do WhatsApp

O método mencionado acima é útil para excluir fotos recentes. Se você deseja remover fotos antigas, precisará rolar para cima e localizá-las. Isso torna o trabalho bem mais difícil. Para evitar isso, siga as etapas mencionadas abaixo.

IPhone

  1. Toque no nome do contato ou do grupo na parte superior do chat do WhatsApp. Você será levado para a tela de informações. Toque em Mídia, Links e Documentos.
  2. Toque em Selecionar. Em seguida, toque nas fotos para selecioná-las. Clique no ícone de exclusão na parte inferior e toque em Excluir para mim. As fotos selecionadas serão removidas do chat do WhatsApp. No entanto, essas imagens permanecerão no seu telefone, se você as salvou, e estarão disponíveis no aplicativo Fotos.

Android

  1. Toque no nome do contato ou do grupo na parte superior do chat do WhatsApp. Você será levado para a tela de informações. Toque em Mídia.
  2. Lá você encontrará todas as suas fotos, vídeos e até documentos. Toque e segure a foto que deseja excluir. Em seguida, toque em outras pessoas se desejar excluir várias fotos. Por fim, toque no ícone excluir. Novamente, como no método anterior, você receberá um pop-up. Mantenha a opção ‘Excluir mídia neste chat’ marcada se você quiser removê-la também do seu aplicativo de galeria. Toque em Excluir para autorizá-lo.

Método 3: Excluir fotos do WhatsApp da Galeria

Você pode usar qualquer aplicativo de galeria presente no smartphone para esse método, incluindo o aplicativo Google Fotos e Apple Fotos.

IPhone

No iPhone, apenas as fotos que você salvou manualmente podem ser excluídas das Fotos da Apple ou de outros aplicativos da galeria. Excluir fotos do WhatsApp usando esse método não as removerá do WhatsApp. Eles ainda aparecerão no bate-papo.

  1. Inicie o aplicativo Apple Photos e abra a foto do WhatsApp que você deseja excluir. Você pode selecionar várias fotos usando a opção Selecionar na parte superior.
  2. Em seguida, toque no ícone de exclusão, seguido de confirmação na próxima tela.

Android

  1. Inicie o aplicativo da galeria e encontre a foto que deseja excluir. Em seguida, toque no ícone de exclusão.
  2. Agora, quando você excluir uma foto do aplicativo da galeria, ela também será removida do WhatsApp no ​​Android. Você verá um ícone de download na foto. Você precisará baixá-lo novamente. No entanto, isso só é possível se o remetente não tiver excluído a foto. Caso contrário, o WhatsApp mostrará uma mensagem de erro.

Curiosamente, se o aplicativo da galeria, do qual você excluiu a foto, suportar a capacidade de recuperar as fotos excluídas dentro de um tempo fixo, a foto permanecerá no WhatsApp e na pasta de itens excluídos do aplicativo da galeria.

A maioria dos aplicativos o rotula como Lixeira, que geralmente pode ficar cheia. Depois que o tempo especificado terminar, a foto será removida do seu telefone e do WhatsApp permanentemente.

Método 4: Excluir todas as fotos de um bate-papo sem limpar o bate-papo

O WhatsApp fornece uma opção nativa para gerenciar o armazenamento ocupado por ele. Ou seja, você pode excluir mensagens, arquivos de mídia como fotos, vídeos, documentos etc. separadamente de cada bate-papo individual. Aqui estão os passos:

IPhone

Inicie o WhatsApp e toque em Configurações na parte inferior. Toque em Dados e uso de armazenamento.

  1. Toque em Uso de armazenamento na parte inferior.
  2. Toque no contato cujas fotos você deseja excluir. Toque em Gerenciar na parte inferior da próxima tela.
  3. Mantenha a opção Fotos marcada. Em seguida, toque em Limpar na parte inferior. Confirme na caixa pop-up.
  4. Todas as fotos serão removidas desse bate-papo. No entanto, qualquer foto que você salvou no rolo da câmera permanecerá como está.

Android

Para fazer isso, execute as seguintes etapas:

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontos na parte superior. Selecione Configurações no menu.
  2. Toque em Dados e uso de armazenamento, seguido de Uso de armazenamento.

Desmarque outras coisas e mantenha as fotos marcadas. Toque em Excluir itens. Um pop-up aparecerá. Toque em Limpar mensagens.

Nota: Quando você usa esse método no Android, as imagens são removidas do WhatsApp e do aplicativo de galeria.

Método 5: Excluir todas as fotos do WhatsApp limpando o bate-papo

Se você quer limpar de todas as mensagens outros arquivos de mídia de um bate-papo, poderá limpá-lo. Isso removerá todas as fotos, vídeos e outros documentos do WhatsApp.

IPhone

Quando você usa esse método no iPhone, suas fotos salvas no WhatsApp no ​​Camera Roll não serão excluídas do aplicativo Fotos. Somente as fotos no WhatsApp serão excluídas, juntamente com mensagens e outras coisas desse bate-papo.

Aqui estão os passos:

  1. Abra o chat do WhatsApp e toque no nome do contato na parte superior.
  2. Role para baixo e toque em Limpar bate-papo. Uma caixa de confirmação será exibida. Toque em Excluir todas as mensagens.

Android

  1. Abra o bate-papo e toque no ícone de três pontos na parte superior. Selecione Mais.
  2. Toque em Limpar bate-papo. Um pop-up aparecerá. Se você deseja excluir as fotos do seu aplicativo de galeria, mantenha a opção ‘Excluir mídia neste chat’ marcada. Toque em Limpar.

Método 6: Excluir fotos do WhatsApp de todos os bate-papos

Se você quiser economizar espaço no seu telefone, pode excluir todas as fotos recebidas do WhatsApp de uma só vez. Aqui está como fazê-lo.

IPhone

No iPhone, esse método funciona apenas para as fotos salvas no seu telefone. As fotos no WhatsApp permanecerão intocadas.

Para fazer isso, abra o aplicativo Apple Photos e vá para a seção Álbuns. Toque no WhatsApp.

Toque em Selecionar na parte superior e, em seguida, toque em Selecionar tudo presente no canto superior esquerdo. Em seguida, clique no ícone de exclusão na parte superior.

Android

Você encontrará uma pasta conhecida como Imagens do WhatsApp no ​​seu aplicativo de galeria. Abra-o e selecione todas as fotos e depois dele tudo

Bônus 1: Como parar o download automático de fotos no Android e iPhone

Android

Abra as configurações do WhatsApp e vá para Dados e uso de armazenamento. Você encontrará três opções – dados móveis, Wi-Fi e roaming. Toque em cada um deles um por um e desmarque Fotos. Ao fazer isso, as fotos param de baixar automaticamente. Você terá que tocar nas fotos do WhatsApp para baixá-las.

iPhone

Toque em Configurações do WhatsApp, seguido de Dados e uso de armazenamento. Depois toque em Fotos. Selecione nunca.

Bônus 2: Como parar o salvamento automático de fotos no iPhone

Para impedir que o seu iPhone salve automaticamente as imagens baixadas do WhatsApp no ​​rolo da câmera, vá para Configurações do WhatsApp> Bate-papo. Desative a alternância para Salvar no rolo da câmera.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ
Sair da versão mobile