Saiba como escolher o melhor plano de celular para você

Analise suas necessidades, quantia de internet, quantia de minutos e muitos mais e escolha o plano de celular certo para você.
Por
13 de maio de 2019 às 10h16 - Atualização: 13/05/2019

Escolher um smartphone não é fácil, mas já pensou qual o melhor plano de celular para você? Essa é uma decisão séria, pois a longo prazo pode significar gastar mais do que com um telefone celular caro. Para ajudar nessa dúvida, iremos ajudar você a decidir de acordo com sua necessidade o melhor plano de celular.

Leiam também | Saiba como escolher um smartphone para você

Atualmente existem 3 diferentes tipos de planos de celular: o pré-pago, o pós-pago e o controle. Esse último vem ganhando cada vez mais espaço, já que ele une o melhor dos dois mundos. Todas as operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi possuem esses tipos de planos.

Com base neles, iremos analisar aqui o que você mais precisa de um plano de celular: fazer ligações; acessar internet; jogar; salvar fotos nas nuvens; etc. Pode parecer estranho, mas existem pessoas que precisam explicitamente de cada uma dessas alternativas.

O que analisar na hora de escolher o melhor plano de celular

Contratar um plano de celular envolve vários aspectos. Basicamente são:

  • Quantidade de minutos para ligações;
  • Quantidade de internet que pode ser usada;
  • Área de cobertura da operadora;
  • Preço das ligações interubanas;
  • Valor do SMS.

Claro, o principal antes de tudo é saber quando você vai usar. Você realmente precisa de um plano de celular se fica o tempo todo em casa perto da sua internet Wi-Fi, ou mesmo na empresa, ou mesmo na rua? Uma boa dica é lerem nosso artigo de como acessar internet Wi-Fi gratuitamente, legalmente claro.

Como escolher o melhor plano de celular

Quantidade de minutos para ligações

Atualmente a maioria dos planos possuem inclusos ligações ilimitadas para todas as operadoras. Isso inclui praticamente todos os planos pré, pós e controle de todas as operadoras.

Então pergunte-se: eu faço muitas ligações? Em caso afirmativo, são chamadas locais ou interubanas? As pessoas que eu ligo, são da mesma operadora?

Isso é importante, pois ainda existem alguns poucos planos de celular que não oferecem ligações ilimitadas ou só oferecem para a própria operadora. Então, se você costuma fazer ligações, analise esses aspectos na hora de escolher um plano de celular.

Franquia de de dados de internet de um plano de celular

Vamos ser sinceros, a maioria das pessoas hoje utilizam mais a internet do que fazendo ligações. Por isso analise bem a oferta de internet de cada plano de celular e operadora. Mas antes de tudo, saiba para exatamente o quê você usa na internet.

Como escolher o melhor plano de celular

Se você usa prioritariamente para se comunicar via WhatsApp, Facebook, Telegram e etc, analise os planos que ofereçam esses serviços sem descontar de sua franquia, hoje a grande maioria. Só tome cuidado com o Instagram, poucos planos oferecem ele sem descontar, e ele consome muita internet. Depois, se você tem certeza que não vai usar para coisas pesadas como fotos, vídeos e etc, mas apenas acessar a internet. Qualquer plano até 3 GB de franquia provavelmente será suficiente para você.

Agora, se você costuma subir fotos para nuvens como no Google Fotos, acessar vídeos constantemente no Youtube, acessar Instagram e outros apps de vídeos, você vai precisar de mais internet. Assim como quem gosta de jogar on-line. Escolha planos de internet acima de 20 GB mensais, que obviamente serão bem mais caros.

Quantidade de SMSs

Você pode não acreditar, mas tem muitas pessoas que ainda utilizam SMS. Principalmente profissionais de vendas que enviam SMSs de propagandas para centenas, milhares de usuários, deve analisar esse item. Para a felicidade, muitas operadoras já oferecem envio ilimitados de SMSs para qualquer operadora, mas verifiquem sempre antes de contratar.

Qualidade do sinal/ cobertura, escolha da operadora

É difícil saber qual a melhor operadora, pois isso depende muito da localidade que a pessoa esteja acessando a internet ou fazendo ligações.

Então, o melhor modo de você saber qual operadora tem o melhor sinal é testando. Não adianta ver “quantos pauzinhos” de sinal tem no seu celular, pois muitas vezes sinal forte não é sinônimo de bom sinal.

Como escolher o melhor plano de celular

Além de testar, pesquise com amigos, vizinhos e na internet sobre a qualidade do sinal de cada operadora na sua cidade ou localidade.

Não se esqueça, mais importante que o plano TIM, Plano Claro ou Plano Vivo que você irá escolher, a qualidade é mais importante, pois de nada adianta pagar pouco e não ter sinal para usar.

Sua situação financeira atual

Sabem aquela frase famosa: querer não é poder? Isso se aplica aqui. Muitos gostariam de ter planos de celular com franquias de internet gigantes, mas a realidade do brasileiro não é essa.

Por melhor que possa parecer um plano pós-pago com acesso ilimitado a internet, ou um plano controle com dezenas de GB de internet, o preço cobrado será alto e isso poderá afetar seriamente o seu orçamento.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta