Como deletar downloads (qualquer plataforma)

Possui diversos arquivos que só estão ocupando o armazenamento do seu computador ou celular? Então aprenda a deletar downloads facilmente.
Por
9 de agosto de 2019 às 3h20 - Atualização: 09/08/2019

Quando você faz downloads pelo navegador, seja no computador ou celular, o arquivo baixado vai parar no disco rígido do dispositivo. Isso pode ser um problema depois de um tempo, afinal, esse acumulo pode pesar (e muito) no armazenamento. Saiba nesse artigo como deletar downloads feito no Chrome, seja no PC, no Android, iPhone ou no MAC.

Instaladores de software e arquivos compactados, por exemplo, não costumam ter muita utilidade após serem instalados ou extraídos, tornando-se apenas “lixo” e ocupando espaço desnecessário. Portanto, se você deseja deletar os downloads para liberar o armazenamento em seu dispositivo, confira todo o procedimento.

Como deletar downloads no Windows

  • Abra o Explorar de Arquivos do sistema. Normalmente, ele fica localizado na barra de tarefas, mas se não encontrá-lo, clique na área de pesquisa e digite “Explorador” que o mesmo ícone será mostrado.

Abra o Explorador de Arquivos do Windows para começar a excluir os downloads.

  • Selecione a pasta “Downloads”, que geralmente se encontra no menu do canto esquerdo. Não está vendo essa opção? Então vá manualmente em C:\Users\nome de usuário\Downloads. Em “nome de usuário”, troque pelo nome usado pelo computador.

Com o Explorador aberto, selecione a aba Downloads

  • Assim que você entrar nessa pasta, tudo o que foi baixado pelo computador será mostrado. Selecione um ou mais arquivos e clique com o botão direito do mouse. Feito isso, clique em “Excluir”.

Toque em Excluir para eliminar os arquivos selecionados do PC.

Pronto, os downloads selecionados foram excluídos. No entanto, vale lembrar que uma parte deles ainda reside no disco rígido do PC, sendo necessário limpar a Lixeira para “sumir” de vez com esses arquivos.

Como deletar downloads no Android

Em versões mais recentes do Android, é possível excluir os downloads pelo próprio Google Chrome, navegador que vem instalado por padrão no sistema. Saiba como abaixo:

  • Abra o Google Chrome no seu celular.
  • Toque nos três pontinhos posicionados no canto superior direito (no meu caso, eu alterei a localização) e depois vá em “Downloads”.

Primeiro, selecione os três pontinhos e depois "Downloads".

  • Agora você verá uma lista de arquivos baixados. Encontrou o que deseja apagar? Então toque nos três pontinhos ao lado e vá em “Excluir”.

Achou o arquivo? Toque nos três pontinhos e vá em "Excluir".

Como deletar downloads no macOS

  • Abra o “Finder”, que pode ser encontrado no canto inferior esquerdo da tela dentro da Dock.
  • No menu à esquerda, abaixo de “Favoritos”, clique em “Downloads”.
  • Todos os arquivos que foram baixados serão listados pelo sistema. Selecione um ou mais e arraste-os para o “Lixo” no canto inferior direito. Para facilitar o processo, você pode usar o seguinte comando: COMMAND + DELETE.
  • Assim como no Windows, eles ainda estão presentes na Lixeira, e para removê-los completamente, realize o seguinte comando com o Finder selecionado: COMMAND + SHIFT + DELETE. Lembrando que todos os arquivos da Lixeira serão apagados permanentemente. Então, verifique antes se não há nada importante antes de prosseguir com a exclusão.

Como deletar downloads no iOS

Infelizmente, o iOS não possui um único local onde podemos excluir todos os arquivos baixados. Ainda assim, existem algumas maneiras de limpar o armazenamento de seu dispositivo que roda o sistema operacional da Apple, removendo vídeos, fotos e músicas, por exemplo.

Fotos

  • Para excluir as fotos no iOS, abra o aplicativo “Fotos” e toque em “Selecionar” no canto superior direito da tela.
  • Feito isso, toque nas fotos que deseja remover para que uma marcação azul seja inserida.
  • Então, toque no ícone de lixeira no canto inferior direto. Um menu aparecerá pedindo que você confirme a exclusão. Se deseja apagar, toque em “Excluir foto”.

Vídeos

O procedimento é basicamente o mesmo que usamos para excluir as fotos, diferenciando apenas que você terá que selecionar “Vídeos” no menu “Tipos de galeria” dentro do aplicativo Fotos.

Músicas

  • Abra o Apple Music e toque em “Biblioteca” no canto inferior esquerdo.
  • Agora, selecione a categoria e procure o arquivo que deseja excluir do aparelho.
  • Toque e segure em cima da música por alguns segundos para que um pop-up seja mostrado. Então, basta ir em “Excluir da Biblioteca”.

Outros arquivos

  • Abra o aplicativo “Arquivos” e toque em “Navegar”.
  • Perceba que muitas pastas serão mostradas informando quantos arquivos elas possuem.
  • Assim que encontrar a pasta que contém o que você deseja excluir, toque em “Selecionar” no canto superior direito e escolha os arquivos que serão removidos. Por fim, toque no ícone da lixeira no canto inferior direito.
Matérias relacionadas
Nenhum post encontrado.

Deixe uma resposta