Comentário sobre o Nokia N8

Ontem postei a respeito do Nokia N8, notem que postei o Review que foi feito pelo Mobile Review e não por mim, enfatizei que o Mobile review não viu nada de revolucionário no aparelho, notem que na verdade todos esperam um Smartphone da Nokia que irá revolucionar o mercado de Smartphones, porquê isso? simples, a concorrência, digo iPhone e Milestone, causaram um tremendo boom em seus lançamentos e a Nokia há tempos que não consegue isso, as últimas 2 vezes que tentou foram com o N97 e o N900: o primeiro foi sucesso absoluto.. de critica e o N900 teve um bom reconhecimento mas não como esperavámos, é um ótimo aparelho mas vejo ele um pouco abandonado pela Nokia e é para um público mais “seleto”.

Agora a Nokia anuncia oficialmente Nokia N8, era esperado novamente uma revolução com o “novo” Symbian^3 mas como disse o Rodrigo Toledo “ele é uma evolução e não um revolução”. Ele tem um Hardware mediano se compararmos com outros como o Nexus One, Xperia X10, HTC HD1, iPhone 4G (?) dentre outros, mas temos que lembrar que o Symbian, pelo menos o S60, é um sistema leve e exije menos do Hardware que outros como o Android e o iPhone OS, sendo assim o Nokia N8, creio eu, terá um bom desempenho em termos de velocidade, e no quesito câmera (indispensável para alguns) ele é muito competente (fotos e vídeo) e está no mesmo nível ou mesmo melhor que o Sony Ericsson Satio e Omnia HD. Vale lembrarmos que muitos simplesmente não trocam seus Nokias Symbians simplesmente por não haver smartphones a altura nesse quesito, eu mesmo demorei para decidir comprar um Milestone por esse motivo e sinceramente uma boa câmera faz muita falta e o Milestone não supre essa necessidade.

Agora vamos aos contras. Embora o Symbian tenha aplicativos para quase tudo, os aplicativos e a loja de aplicativos tanto do Android como do iPhone (principalmente) estão melhores que o do Symbian, falo isso como usuário dos 3 sistemas atualmente. E o Symbian^3 embora novo, não trouxe absolutamente nada que o Android já não faça: multiplas telas o Android já faz, multitarefas também, Widgets também e outras coisas.

Claro que ainda temos só vídeos do Symbian^3, ainda não temos nenhuma experiência real para nos contarmos como ele é. E os aplicativos até onde se sabe continuão sendo os mesmos que antes, ou seja, nada de novo por enquanto. Mas isso pode mudar.

Resumindo eu acho que a Nokia finalmente colocou um aparelho no mercado para competir com alguns outros, no mesmo nível, coisa que o N97 não conseguiu, mas ainda é inferior a aparelhos como o Nexus One, Droid Incridible, Xperia 10, HTC HD e o iPhone 4G (caso seja verdadeiro). Mas ela está um pouco atrasada, mas como diz o ditado: antes tarde do que nunca.

Eu não trocaria o Milestone pelo Nokia N8, mas acho que ele será um belo upgrade para os usuários que não abandonan a Nokia e querem abandonar o Nokia N97.

E vocês o que acham do Nokia N8? deixem os seus comentários!!

         

Recomendamos para você