Início » Casa conectada » Casa conectada: saiba porque agora é a hora de ter uma

Casa conectada: saiba porque agora é a hora de ter uma

Vejam 5 motivos que justificam agora você começar a montar sua casa conectada, totalmente integrada ao seu smartphone.
Por
12 de setembro de 2019 às 10h49 - Atualização: 12/09/2019

Imagine uma casa inteligente, capaz de obedecer todos seus comandos, seja por voz ou pelo seu celular; ou mesmo antecipar ações a partir do momento que você passa por sua porta de entrada. Pronto, essa é a breve descrição do que seria uma casa conectada. Nesse artigo, iremos mostrar o porque que é o momento de você ter uma.

Na casa conectada, você pode desfrutar todo o conforto e segurança que equipamentos conectados entre si, e que se conversam, podem oferecer. Basta uma rede  Wi-Fi conectada à TV, por exemplo, e você poderá escolher filmes, séries e vídeos sem o uso do controle remoto. Com apenas um plug inteligente, hoje encontrado até em casas de materiais de construção, você pode ligar suas cortinas, máquinas de café, microondas, ar-condicionado, etc, tudo no toque do celular ou por um comando de voz.

De acordo com a última PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o número de domicílios com acesso à web no Brasil subiu para 75% em 2017, ou seja, têm como receber dispositivos inteligentes e acompanhar o mundo na popularização desse conceito. O Google Brasil, por exemplo, prevê que até 2021, cerca de 327 milhões de residências no mundo tenham ao menos um aparelho conectado.

Pensando nisso, a Positivo Tecnologia, mostrou 5 razões que justificariam ter uma casa inteligente hoje. Vejam abaixo.

1 – É fácil – Faça Você Mesmo

A Internet das Coisas (IoT) ainda pode ser complicada para muitos, mas os  produtos  para tornar a casa inteligente estão cada vez mais fáceis de serem instalados e trazem a proposta “Faça você mesmo”. Não é preciso fazer reformas ou chamar técnicos.  É só tirar da caixa, ligar e usar. Todos os dispositivos dedicados a uma casa inteligente, no geral, são controlados por um aplicativo.

Já o Google oferece o Google Assistente na língua portuguesa para comandar os produtos usando a voz, e também há sinalização de que outras empresas disponibilizarão em breve seu assistente de voz para o mercado brasileiro, é o caso da Amazon e seu Assistente Alexa.

2 – É simples – Celular e App: todo mundo tem e sabe usar

No Brasil há 230 milhões de aparelhos celular e, segundo o IBGE, 98% dos acessos à internet são feitos por esse dispositivo. O celular é   justamente o caminho mais comum e fácil para controlar produtos para casas inteligentes, por meio de aplicativos. No caso dos produtos da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, basta baixar gratuitamente o aplicativo Positivo Casa Inteligente e utilizá-lo como única central de comando para todos os dispositivos conectados da marca.

Notem abaixo, uma imagem que mostra várias possibilidades de equipamentos sendo controlados por um celular.

casa inteligenteCrédito da imagem: justaskgemalto

3 – É barato – Preços estão cada vez mais acessíveis

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) houve queda de 50% nos preços de produtos para casas conectadas nos últimos cinco anos. Hoje, é possível encontrar lâmpadas inteligentes da Positivo Casa Inteligente por R$ 99 e plugs por R$ 129.

4 – Gera economia

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) revelou que a iluminação inteligente é a solução mais pedida por clientes brasileiros (76%). Com uma rede Wi-Fi em casa e internet móvel no celular, é possível, por exemplo, controlar a iluminação ou, com um plug inteligente, acender ou apagar a luz pelo celular.

5 – Ajuda na segurança

Câmeras com transmissão ao vivo pelo celular, tablet ou computador, e sensores e alarmes que avisam pelo celular se foram disparados, são apenas alguns exemplos de como uma casa inteligente pode contribuir para a segurança, uma das maiores preocupações dos brasileiros, ao lado de saúde, desemprego e educação.

E aí, que tal se preparar para o futuro? Hoje, diversas lojas online vendem produtos dedicados a montar sua casa conectada. Na Amazon, por exemplo, há diversos equipamentos a venda. Vale a pena dar uma olhada.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta