Câmeras com mais de 100 MP ainda esse ano, diz Qualcomm

Por
15 de março de 2019 às 12h54 - Atualização: 18/03/2019

A Qualcomm recentemente atualizou as especificações de seus chipsets para smartphones intermediários e topos de linha, adicionando suporte para câmeras de 192 MP.  Isso inclui chipsets já lançados. Como gerou confusão essa informação, a Qualcomm tratou de explicar.

A fabricante de chipsets de San Diego até deu uma pista do futuro, incluindo alguns futuros smartphones que vêm com câmeras de resolução ultra-alta e quanto tempo levará para os vídeos HDR10 + se tornarem um padrão no segmento de smartphones. Lembrando a nova linha Galaxy S10 já possui esse suporte.

Os recentes chipsets intermediários e topos de linha da Qualcomm sempre tiveram suporte para sensores de 192 MP

Judd Heape, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, esclareceu que os chipsets da empresa sempre tiveram suporte para sensores de 192 MP,  mas eles omitiam essa informação das especificações anunciadas publicamente.

A mudança na folha de especificações veio depois que dispositivos como o Redmi Note 7 Pro e o Vivo V15 Pro foram lançados com o chipset Snapdragon 675 e sensores de câmera de 48MP, embora as especificações anteriores da Qualcomm não incluíssem suporte para sensores de 48MP.

No entanto, ele afirmou claramente que as plataformas móveis da Qualcomm podem suportar sensores de câmeras com resoluções de até 192MP. Isso significa que o Snapdragon 660, o Snapdragon 670, o Snapdragon 675, o Snapdragon 710, o Snapdragon 845 e o Snapdragon 855 suportam nativamente sensores de 48MP (como os Samsung ISOCELL GM1 e Sony IMX586), mas sem redução de ruído e/ou recursos de atraso do obturador.

Isso significa que, se você quiser capturar imagens nativas de 48MP, espere que essas imagens tenham um ruído maior e um tempo de resposta bem mais lento do obturador.

Ele disse que não há nenhum fabricante de sensores de câmeras para smartphones no mundo que atualmente fabrica e vende sensores de 192 MP.

Smartphones com câmeras de 64 MP e mais de 100 MP chegam ainda esse ano

Por outro lado, ele acredita que ainda esse ano sensores com resoluções maiores que 48MP sejam apresentados. Judd ainda adiantou que já existem parcerias de OEMs e fabricantes de sensores para smartphones com câmeras de 64 MP e com mais de 100 MP ainda esse ano.

qualcomm cameras

Imagem/ reprodução: Mysmartprice

Ele mencionou que os fabricantes de smartphones estão em uma corrida para lançar telefones com o maior número de megapixels, o que não é exatamente o que a Qualcomm quer, mas a indústria está, infelizmente, indo nessa direção.

Judd disse que ele pessoalmente gosta de pixels maiores do que quantidade de pixels para melhorar a qualidade da imagem. Embora ele não tenha revelado os nomes dos OEMs, podemos esperar que várias marcas lançem celulares com 64MP e até maiores que câmeras de 100MP até o final deste ano.

E o Nokia 9? Você deve estar se parguntando. A Nokia trabalhou com software fornecidos pela LIght para mesclar informações de imagens capturadas pelas cinco câmeras traseiras do telefone antes de serem enviadas para o Spectra ISP da Qualcomm.

HDR10+ atualmente é só na Samsung (Galaxy S10)

Quando perguntamos a Judd se o HDR10 + é o futuro da gravação de vídeo de alta faixa dinâmica em smartphones, ele disse que a implementação atual do HDR10 + é da Samsung e que a Qualcomm está trabalhando em sua própria implementação de gravação de vídeo HDR10 com quadro a quadro e cena por metadata, e que virá com o próximo chipset da empres – ainda sem nome – ainda este ano.

Via Mysmartprice

Matérias relacionadas

Uma resposta para “Câmeras com mais de 100 MP ainda esse ano, diz Qualcomm”

Deixe uma resposta