ASUS tem menos celulares que Xiaomi no Brasil. Samsung e Motorola lideram.

Comentamos há pouco sobre a atualização do Zenfone 5Z no Brasil. Mas por mais que tente, a ASUS não consegue chegar nem perto dos concorrentes brasileiros. Até a Xiaomi, que nem vende oficialmente no Brasil, vende mais que ASUS, segundo relatório do Statcounter.

Antes de seguir com a pesquisa, há dois fatores a se levarem em consideração:

  1. O Statcounter não contabiliza vendas de smartphones, mas sim a quantidade de smartphones das marcas que acessam a internet.
  2. Novembro foi mês de Blackfriday, assim os aparelhos recém adquiridos entram na conta.

Resultados durante a Black Friday

Por mais que as campanhas fortes de marketing da ASUS e apoio a criadores de conteúdo sejam maiores que algumas fabricantes grandes, o resultado não é tão expressivo. Ela representou apenas 1,09% dos acessos no Brasil.

Houve uma grande queda em relação a Outubro. Entretanto, isso provavelmente significa que venderam pouco na Black Friday.

Segundo dados do Statcounter, a empresa Taiwandesa segue com relevância baixa no Brasil. A Xiaomi, empresa que não vende smartphones oficialmente no Brasil, está na frente da ASUS com 1,12%. Além disso, a nova Nokia com apenas 2 anos de vida e que também não vende oficialmente, teve praticamente o mesmo acesso: 0,76%.

Já na outra ponta, a Samsung segue firme na frente com a Motorola na cola. A empresa coreana conta com 34,73% dos acessos, enquanto a Motorola vem com 28,44%.

A Apple segura o terceiro lugar na frente da LG que ocupa o quarto lugar. Entretanto, um fato que chama a atenção é que a Sony, famosa por smartphones bom de câmeras e preço alto, não aparece na pesquisa. Mostrando a queda da empresa nipônica no Brasil.

Marcas mais usadas no Brasil antes da BlackFriday, ASUS não está bem

No gráfico abaixo, temos uma ideia do mercado nacional no últimos ano. Quem mais surpreende é a Motorola, que aumentou bastante. Passando de 19% para 28% em apenas um ano. Já a Samsung caiu de 43% para 34% em apenas 2 meses.

A Motorola cresceu 4% somente na Black Friday, sinal de boas vendas. Provavelmente alavancada pelo recém lançado Moto One.

Já a Sony caiu de 1,16% para insignificantes 0,32% em apenas um ano. Como dito anteriomente, a ASUS caiu de 2,67% caiu para 1,09% durante Novembro. Sinal de poucas vendas no mês, ou que seus usuários trocaram de marca.

Via Statcounter

André Luiz

Depois de mais de uma década trabalhando com eletrônica e telecom, resolveu escrever sobre tudo o que já havia aprendido. Assim nasceu o Tekimobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *