As 5 melhores novidades do Android 9.0 Pie

android pie 5 novidades

O Android Pie já foi lançado há alguns meses. Aliás, ele trouxe excelentes novidades, assim como seus antecessores. Mas o Google decidiu dar mais um passo na maneira como navegamos pela interface, através de gestos. Essa é uma das 5 melhores novidades do Android Pie a seguir.

Mas, voltando ao gestos, isso é uma mudança que altera a navegação pelo sistema e também a maneira de interagirmos com o smartphone.

O objetivo principal das atualizações são simplificarem cada vez mais o uso e auxiliar os usuários no controle de seus dispositivos.

Sendo assim, abaixo listaremos as 5 melhores novidades que a nova atualização Android 9.0 Pie trouxe aos usuários.

App Bem-estar Digital

App bem-estar digital Android Pie

Com a introdução do app “bem-estar digital”, o Google agora vai mostrar quanto tempo o usuário passa em cada aplicativo. Mas, além disso, ele também irá dar a liberdade de colocar um timer para auxiliar no uso do smartphone.

Isso ajuda a pessoa não passar mais tempo do que o necessário no smartphone. Por exemplo, digamos que você coloque um tempo limite de 1 hora para o app do Youtube, após atingir esse tempo, o ícone do aplicativo ficará cinza. Mesmo se o usuário tentar abri-lo, o Android não permitirá e ira mandar uma notificação alegando que o tempo limite já foi atingido.

É possível remover essa função se você realmente estiver precisando usar o app naquele momento. Mas terá que ir até o bem-estar digital e remover o tempo limite de uso.

Também há uma outra função dentro do app chamada “Wind down”. Ela permite deixar a tela do aparelho em preto e branco, auxiliando para leituras durante a noite.

Notificações menos invasivas

As notificações atualmente são muito necessárias nos smartphones. Entretanto, algumas vezes incomodam bastante.

Mas no Android Pie, o Google decidiu adotar um sistema onde se o usuário ignorar muitas notificações do mesmo aplicativo, o sistema irá silenciar elas automaticamente. Mas somente do aplicativo em questão.

Além dessa nova função, o modo “não perturbe” tem uma função para não exibir notificações de absolutamente nada. Ele não irá mostrar nem na tela de bloqueio, nem na barra de status.

O mofo ‘não pertube’ é acionando bastando virar o celular com a tela para baixo em uma mesa.

Navegação por gestos

Como havia dito no inicio do artigo, o Android 9.0 Pie introduziu uma navegação por gestos. Ela substitui a barra de navegação convencional do Android (dependendo do dispositivo, será possível alterna-las nas configurações).

Gestos Android 9 Pie

Funciona da seguinte forma:  terá um botão no centro para a home, deslizando para a direita temos acesso ao multitarefas e, dentro dos aplicativos, temos o botão para voltar.

Já dentro de um aplicativo, podemos deslizar na barra de gestos para ver os aplicativos abertos no multitarefa.

Opção de editar as capturas de tela

Funciona da seguinte forma: após realizar uma captura de tela, surge uma notificação com a opção de excluir, editar ou compartilhar a imagem. Assim, não é mais necessário a utilização de apps de terceiros para edita-lá.

captura de tela android pie

Também foi adicionada a opção de captura de tela no menu de energia, auxilia quando o usuário esquece os botões para realizar uma captura de tela.

Resultados de pesquisa mais precisos

No Android Pie, o Google deu uma aprimorada nas pesquisas por aplicativos. Ele consegue achar o que pode ser feito dentro dos aplicativos, além de somente ver o nome deles. Exemplo: se você pesquisar pelo app de mensagens, você terá um atalho para já escrever uma mensagem.

Na gaveta de aplicativos também tem algo semelhante: ele sugere ações para o usuários. Mas atenção: só funciona do launcher nativo, o Pixel Launcher. Customizações de fabricantes ou apps de terceiros não contam nativamente com a função.

Então é isso. E você, já está usando o Android Pie? Nos conte aqui nos comentários.

Rodrigo Rodrigues

Amante do Android, começou no 2.3.6 e desde então adquiriu conhecimento na área. Desde a infância demonstrou muito interesse por tecnologias, como celulares, videogames e PC's.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *