Android P é lançado. Confiram as novidades

ANDROID P

Lançado agora pouco, o novo Android 9 agora com nome oficial de Android Pie, traz muitas novidades, primeiramente para o smartphones Pixel, depois para os que participam no programa beta e Android One. Confiram as novidades logo abaixo.

Apenas um botão para navegar, novo visual

Seguindo uma tendência já avisada, o Google trocou os 3 tradicionais botões de navegação por apenas um. Bem parecido com o que o Moto Z3 Play, agora ele usa um botão + gestos para o usuário controlar o sistema. Isso irá facilitar bastante o uso em telas maiores.

Android P nova home

Com um gesto para cima você abre a multitarefa. Nela, ao invés de tradicionais miniaturas na horizontal, agora são abertor miniaturas dos apps na vertical, sim, exatamente igual ao iOS.

Além disso ele conta com um sistema de seleção de textos inteligente. Quando selecionado, o sistema através de IA sugere a ação, como abrir o chorme no caso da selecção ser uma URL, ou mesmo o maps se ele detectar um endereço.

Além disso, a nova interface conta com alguns novos recursos, como listado abaixo:

  • Aderindo ao notch, o Android 9 agora tem uma barra que reconhece e funciona melhos nos recortes.
  • O print screen ficou mais moderno e com mais fuções; além disso quando aperta o botão power aparece ali a opção de print (como nos Sony há anos atrás);
  • Controles simplificados de volume. Quando tocado no botão, aparece um pop-up na tela na vertical, assim como acontece no Moto Z3 Play.
  • Botão para confirmar rotação da tela.

Android 9 Pie traz mais inteligência artificial

O primeiro destaque de IA é o modo de bateria. Para melhorar ainda mais o modo doze, que já aprendia com o usuário, agora há um sistema de IA por traz da bateria.

Ela se chama Bateria adaptativa, que usa deep learning para aprender o padrão de uso do usuário e assim manter ativos, cosumindo bateria, apenas os apps que o usuário julga maisnecessário. A ASUS já faz algo parecido com o Zenfone 5.

Android P bateria adaptativa brilho adaptativo

Há também um novo sistema de brilho automático, chamado aqui brilho adaptativo que aprende as preferências do usuário, melhorando o desempenho da bateria, já que tela é o que mais consome energia.

Ainda falando de IA, os aplicativos agora contarão com um recurso chamado Ações nos Apps. O Android irá prever seu próximo passo depois de determinada acão: conecte o fone de ouvido e o Google sugere uma playlist do Spotify, procure um endereço e ele oferece um atalho do Google Maps, e assim por diante.

Android P - açoes dos aplicativos

E chegará em breve o recurso chamado Slices (fatias): Uma nova forma de trazer parte da interface de um aplicativo na busca do Google. Por exemplo, se você digitar ou falar “Lyft” (concorrente do Uber) irá  aparecer uma  prévia do app em forma de “fatia”  mostrando o preço de uma corrida até sua casa

Esquela o celular e aproveite mais a vida

O Google está “preocupado” com o tempo que gastamos com smartphones, futilmente. Segundo pesquisa deles, mais de 70% das pessoas disseram que querem ajuda para conseguir se desconectar mais facilmente e ter mais tempo para atividades mais importantes.

Com isso o Google trouxe algumas funcionalidades que já haviam sido mostradas anteriormente no Google  I/O alguns meses atrás. Vale destacar o “App Timer”, que permite definir limites de tempo em aplicativos, deixando o ícone cinza quando o tempo termina, o novo “Não perturbe”, que silencia todas as interrupções visuais que podem apareceriam na tela e o “Wind down”, que liga o modo luz noturna e não incomode, deixando a tela em tons de cinza perto do horário de ir dormir.

Para completar, outro não anunciado no Google  I/O é o “Bem-estar digital”, que deverá chegar em breve nos aparelhos da linha Pixel e com Android One, podendo ser ativados agora para testes.

Cartas na mesa com segurança e privacidade

Depois de tantas reclamações recentes em torno do que os smartphones possuem acesso sem o usuário saber, o Google anunciou algumas medidas de segurança ao sistema, acredite você ou não.

Por exemplo, aplicativos rodando em segundo plano ou que não estejam sendo usados, não terão mais acesso aos sensores dos smartphones, bem como na câmera e microfone. Se necessário, o sistema irá mostrar uma notificação sempre que o app for acessar.

Há também um novo modo de backup utilizando um sistema de segurança padrão  (PIN, padrão ou senha do dispositivo) para proteger os backups com criptografia. Além disso, ele traz um modelo de segurança aprimorado para biometria, e permite armazenar dados confidenciais, como informações de cartão de crédito, usando um chip dedicado (tal como o iPhone e seu Secure Enclave).

Quando chega e quais smartphones irão receber

Conforme dito acima, os aparelhos Pixels do Google irão receber o Andorid 9 Pie a partir de agora (do lançamento). Já os aparelhos diversos que participam do programa beta (Essential Phone, Nokia 7 Plus, OnePlus 6, Oppo R15 Pro, Sony Xperia XZ2, Vivo X21 UD, Vivo X21,Xiaomi Mi Mix 2S), bem como os que rodam o Androi One (Nokia 6.1, Nokia 7 Plus, Nokia 8 Sirocco, Xiaomi Mi A1Xiaomi Mi A2 e Mi A2 Lite), irão receber até o fim do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *