Início » Noticias » Android Oreo, agora é oficial. Novidades + evento troll

Android Oreo, agora é oficial. Novidades + evento troll

O Google anunciou oficialmente o Android 8, agora chamado de Android Oreo, o nome da famosa bolacha da Nestle. Confiram as novidades do sistema
Por | 21 de agosto de 2017 às 16:26
android oreo

O Google anunciou hoje o novo Android, na realidade o nome do Android anteriormente conhecido como O. Agora, como os rumores já haviam adiantado, a nova versão do Android 8 é chamada Android Oreo, a famosa bolacha – ou biscoito. Mas o mais legal foi o “evento” de divulgação: Um vídeo de menos de 1 minuto anunciando o nome. Sem dúvidas foi uma bela trolada do Google.

Novidades do Android Oreo

O Google deu uma paginada nova no Android. Não foram mudanças drásticas, mas estão lá. Ele possui linha ainda mais discretas e elegantes, novas fontes, animações mais suaves e ligeiras modificações em ícones do sistema, buscando deixar tudo o mais homogêneo possível em todas as telas. Isso é um banho de água fria para quem esperava grandes mudanças visuais, embora era óbvio que não aconteceria.

A central de notificações, por exemplo, está agora com tons mais claros ao invés daquele cinza escuro usado anteriormente, o que vai ao encontro da mesma tonalidade usada em outras áreas do sistema. Além disso, as notificações tiveram seu visual rearranjado, ocupando um espaço mais otimizado abaixo dos atalhos para configurações.

Falando sobre áreas mais específicas do sistema, tivemos algumas novidades para a tela do gerenciamento de bateria, que agora permite um acompanhamento mais detalhado do consumo não apenas de apps como também de serviços do sistema. Os próprios aplicativos nativos ganharam mudanças em seu ícone, sendo padronizados agora para facilitar a identificação na lista.

No menu de configurações, tivemos o fim do menu lateral, sendo adotado agora um padrão mais direto com todas as opções disponibilizadas em lista, logo abaixo das sugestões feitas com base nos ajustes mais acessados. Como já acontecia, temos ainda a barra de busca para facilitar a vida dos usuários.

Ah, claro, tivemos também a chegada de toneladas de novos emojis para o teclado nativo do sistema, todos devidamente adaptados para o padrão Unicode e contando com variações de etnia, possibilitando que você se expresse de maneira muito mais dinâmica e intuitiva do que com apenas palavras.

Novas funções do Android Oreo

Talvez uma das novidades mais esperadas do Android Oreo seja o Picture-in-Picture, algo que já existe em interfaces customizadas do sistema há anos mas que agora enfim estará disponível nativamente na versão entregue junto aos dispositivos Pixel. Com isso, você poderá assistir vídeos ou até mesmo navegar na internet em uma janela flutuante enquanto realiza outras ações, algo especialmente útil em aparelhos com tela maior para elevar a produtividade.

Para os aficionados por qualidade sonora, tivemos a chegada de novos codecs de áudio nativos no sistema, incluindo as opções AptX e AptX HD para execução de músicas em dispositivos wireless com maior qualidade, o que deve agradar quem conta com fones Bluetooth mais trabalhados e gostaria de ouvir suas músicas em todo o potencial permitido pelo acessório e por um arquivo hi-res.

Aos que não curtem muito os atalhos entregues por padrão na tela de bloqueio, será possível agora alterá-los “livremente”, bastando acessar o menu de configurações para escolher qual ficará ao lado esquerdo ou ao lado direito, incluindo opções como abrir uma nova guia no Chrome, ou tirar uma selfie, por exemplo. O mesmo é válido para a barra de navegação, sendo permitido agora escolher o alinhamento dos botões.

Quando e para quem chega o Android Oreo

O Android O começará a chegar primeiro para os modelos das linhas Nexus e Pixel, sendo esperado que todos os aparelhos elegíveis recebam a novidade ainda neste mês de agosto. Quanto aos usuários de dispositivos feitos por outras companhias, temos um prazo de espera médio de seis meses se considerarmos o histórico apresentado até aqui, com algumas sendo ligeiramente mais rápidas e outras demorando um pouco mais.

Mais sobre: Android,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
cancelar planos e promoces oi

Cancelar Oi: veja como cancelar planos e promoções (2020)

por Dicas de tecnologia
Veja como cancelar qualquer plano da Oi facilmente com nosso passo a passo para solicitar o cancelamento através de meios ...
Leia Mais
CANCELAR NETFLIX

Cancelar Netflix: veja como fazer passo a passo (2020)

por Dicas de tecnologia
Para cancelar sua assinatura Netflix, basta seguir o passo a passo que descreveremos abaixo. O processo para efetuar o cancelamento ...
Leia Mais
cancelar planos e promocoes tim

Cancelar planos e promoções TIM; vejam como (2020)

por Dicas de tecnologia, Especial, Planos
Realizar o cancelamento de um plano TIM pode ser mais fácil do que parece. O usuário ao invés de passar ...
Leia Mais
como cancelar vivo planos e promocoes

Tutorial: como cancelar meu plano Vivo em 2020

por Dicas de tecnologia, Planos
Nesse artigo iremos ensinar passo a passo como cancelar um plano da Vivo facilmente. Como ninguém gosta de recorrer à ...
Leia Mais
como cancelar claro planos e promocoes

Cancelar Claro: vejam as opções de cancelamento de planos (2020)

por Dicas de tecnologia, Tutoriais
Abaixo, iremos mostrar os diversos métodos de como cancelar qualquer plano da Claro. Sabendo o quão estressante pode ser enfrentar ...
Leia Mais