Android 10 Q anunciado; vejam as novidades

Novidades do Android 10 inclui até nova funcionalidade que permite legendar ao vivo qualquer vídeoo sendo reproduzido no smartphone
Por
7 de maio de 2019 às 5h14 - Atualização: 07/05/2019

Em sua conferência anual para desenvolvedores, o Google I/O 2019 anunciou hoje o novo sistema Android 10 Q e também a nova linha de smartphones Pixel 3a. Confiram as novidades do sistema abaixo.

O sistema Android atualmente é usado em mais de 2,5 bilhões de dispositivos ativos. Embora o Google tenha falado sobre Android 10, o novo final ainda não foi revelado, o que deve ser feito em breve.

Android 10 Q – Novidades

1 – Continuidade para telas dobráveis

O Android Q chegará com suporte total aos smartphones dobráveis, mesmo eles ainda mostrando incertezas como o Galaxy Fold da Samsung. Desse modo, o sistema irá de adaptar as telas dobráveis, melhorando a velocidade principalmente na continuidade, ou seja, quando o usuário troca da tela pequena para a tela grande, continuando exatamente no mesmo lugar, não importando qual tela esteja em uso.

2 – Live Caption

O Live Caption é um novo recurso impulsionado pelo aprendizado de máquina no dispositivo (IA) que faz exatamente o que o nome indica: legenda as coisas, ao vivo. A função Live Caption funciona para qualquer mídia que esteja reproduzindo áudio no sistema operacional. Vídeos, podcasts, mensagens de áudio, etc. Assim que a fala for detectada, as legendas aparecerão automaticamente. Não requer conexão com a internet, nenhum dado sai do seu telefone.

3 – Resposta inteligente

Um recurso de repostas inteligentes aprimorados também foi mostrado. Utilizando Inteligência artificial, o Android 10 Q fornece sugestões úteis para respostas e também para ações. Por exemplo, se você obtiver um endereço em uma mensagem, poderá tocar na notificação para acessar o Google Maps diretamente, sem precisar abrir o aplicativo de mensagens com antecedência. Isso também funciona sem informações deixando o telefone.

4 – Tema escuro, finalmente no Android 10

O tema escuro está chegando e ele será ativado quando você ativar o protetor de bateria ou manualmente através de um ícone nas notificações rápidas, assim como a Samsung faz em seus dispositivos com Android 9 Pie.

dark mode android q

5 – Segurança e privacidade

O Android Q inclui quase 50 novos recursos voltados à segurança e à privacidade. O último recebe um posicionamento de nível superior nas configurações. Existem ferramentas para mais transparência em torno da localização, já que é uma informação muito pessoal, por exemplo. Assim, você recebe lembretes sobre o uso do local, caso não esteja usando ativamente o aplicativo que está solicitando sua localização. E você obtém um controle refinado quando concede a permissão de local, com três opções: permitir acesso o tempo todo, apenas durante o uso do aplicativo ou negar acesso ao local. Localização também está na vanguarda em Configurações.

Algumas partes da estrutura do Android serão atualizadas em segundo plano sem exigir uma reinicialização. Isso aparentemente ativará atualizações de segurança mais rápidas, mas só acreditamos mesmo depois de ver.

Ouvimos isso tantas vezes antes, e ainda assim a maioria dos fabricantes de dispositivos Android ainda estão insanamente lentas para implementar tais funções, sem mencionar as novas versões do Android. Mas estranhamente o Google parou de dizer que vai fazer atualizações de recursos mais rapidamente, e agora está optando por se concentrar apenas em patches de segurança com essa retórica.

6 – Modo de foco – Fique mais focado no que precisa com o Android 10

O modo de foco (focus mode) está chegando para o Android Q e também para o Android 9 Pie no último semestre. Será uma opção que ao ativada, desligará notificações do smartphone, deixando você focado em determinada atividade sem ser interrompido. Primeiro, você selecionará os aplicativos que você acha que causam distração e, em seguida, eles serão desativados assim que você ativar o Modo de foco – até desativá-lo, é claro.

7 – Family Links (Novo controle de pais)

O Family links será incluído em todos os dispositivos com recursos de bem-estar digital, começando com o Android Q. Quando você configura um dispositivo para um filho, o family link o conecta à sua conta e permite que você analise aplicativos, defina limites diários no uso de apps e definir uma hora de dormir.

Android 10 ! 7 novidades

No Android Q, você também poderá definir limites de tempo para apps específicos e dar ao seu filho um período de uso de telefone bônus antes de dormir.

Uma nova versão beta do Android Q estará disponível hoje para 21 smartphones de 13 marcas, incluindo todos os Pixels.

Via Google

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *