Anatel antecipa bloqueio de celulares piratas no Rio de Janeiro

celular pirata

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu antecipar a implantação do sistema de bloqueio de novos celulares piratas para o Rio de Janeiro. Com isso, os aparelhos piratas serão bloqueados no estado a partir de 8 de dezembro de 2018. Antes, os números seriam excluídos a partir de março de 2019.

Os clientes que já adquiriram celulares falsificados não terão os aparelhos bloqueados. O bloqueio só será realizado para celulares sem IMEI que entrarem na rede do Rio a partir de dezembro.

Smartphones chineses, importados, serão afetados?

Muitos devem estar se perguntando: e o smartphones que importei da China? Calma, conforme já explicamos em Fevereiro,  smartphones considerados irregulares são smartphones que possuem algum tipo de adulteração no IMEI, ou smartphone fabricado de forma ilegal em qualquer país. Como que a ANATEL sabe disso?

Esses smartphones não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. Quando a agência de telecomunicações reguladora de um páis autoriza a produção de um celular,  automaticamente o IMEI é cadastrado na GSMA. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados. Ou seja, smartphones chineses e importação continuam liberados.

Então smartphones Xiaomi, Huawei, Oppo, Vivo, OnePlus dentre outras, estão autorizados.