Início » Dicas de tecnologia » Amazon Echo não conecta no Wi-Fi; como resolver

Amazon Echo não conecta no Wi-Fi; como resolver

Acabe de vez com os problemas do seu Amazon Echo que teima em não se conectar com sua rede Wi-Fi de casa. Simples e rápido.
Por | 17 de outubro de 2019 às 12:31
Amazon Echo

Sendo um assistente virtual, o Amazon Echoque recentemente passou a ser vendido no Brasil – precisa de internet. Porém, muitos usuários acabam tendo problemas na hora de se conectar ao Wi-Fi de suas casa. Por isso, preparamos esse artigo com 10 dicas com soluções que ajudarão “a comunicação” entre seu Wi-Fi e o  Amazon Echo.

Nota do editor: se você deseja comprar o modelo mais barato, o Echo Dot , ele está sendo vendido oficialmente pela Amazon por R$349 e, 10x sem juros, clique aqui e aproveite.

Todas as dicas aqui, podem ser aplicadas em todos os modelos de assistentes virtuais da Amazon:  Echo, Echo Dot e o Echo Show. Eles podem apresentar problemas que, mesmo depois de ligado e uma vez conectado, perdme a conexão com a Wi-Fi e teimam em não se conectar novamente. Vamos as 10 dicas de como resolver o problema.

Leiam também | Amazon Prime: como assinar o pacote de serviços de graça

1. Reinicie o roteador Wi-Fi e também o Echo

A primeira coisa a fazer, em qualquer tipo de problemas com o Wi-F, é reiniciar o mesmo. O modo mais fácil é ligar e desligar, primeiro o Wi-Fi. Espere alguns minutos até o roteador inicie e se conecte devidamente. Após isso, apenas ligue o seu Amazon Echo

2. Reinicie toda a configuração

Se não der certo a primeira opção, recomece do zero todas as configurações. Resete o Echo e configure ele como se acabasse de ter comprado. Isso, na maior parte das vezes resolve os problemas de conexão Wi-Fi do assistente da Amazon.

Amazon Echo Dot

3. Verifique se está conectado corretamente na sua rede Wi-Fi

Alguns usuário possuem mais de uma rede Wi-Fi com o mesmo nome, ou, parte deles. Por exemplo, a NET configura o nome da Rede Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz com o mesmo nome, mas com o sufixo “_5G”. As vezes, sem perceber, por ter praticamente o mesmo nome e, geralmente, a mesma senha, o usuário se confunde. Verifique isso, pois se seu celular estiver em uma rede e o Echo em outra, não será possível configurar o assistente, pois o celular não irá achar o mesmo.

4. Verifique se está digitando corretamente a senha

Pode parecer meio óbvio, mas não custa nada verificar se está usando o nome correto da senha. Ou, ás vezes, outra pessoa na sua casa tenha alterado a senha sem te avisar, nunca se sabe.

5. Apagar palavras-passe Guardadas na Amazon

Para tornar mais fácil para você alternar entre Echo dispositivos, Amazon lembra de suas senhas de Wi-Fi. Você precisa excluir a senha da Amazon, executar Wi-Fi gratuito, o programa de configuração novamente no Alexa aplicativo (usando alterar a opção Wi-Fi) e, com sorte, tudo vai ficar bem.

6. Redes Wi-Fi ocultas

Se você colocou sua senha como oculta, será impossível conectar seu Amazon Echo a ela. Ele só irá se conectar a rede se puder ver ela. Torne ela visível e religue o assistente.

7. Repetidores de Wi-Fi

Estranhamente, muitos usuário dizem que o Amazon Echo não se dá muito bem com repetidores de Wi-Fi. Se você possui um em casa, é melhor usar o assistente perto do roteador primário, pois ele irá reconhecer automaticamente ao invés do repetidor.

8. Atualização do Alexa App

Surpreendentemente, usar uma versão antiga do aplicativo Alexa pode dar problemas com o Wi-Fi. Certifique-se em sua loja de aplicativos de celular de estar sempre rodando a versão mais nova do aplicativo da Amazon Alexa.10.

9. Mudar de Segurança do Router

Pode acontecer de seu roteador não estar se dando muito bem com o Echo devido ao padrão de segurança. Tente alternar de WPA para WPA2, ou vice-versa, e verifique se dará resultado.

10. Alteração de Frequência Wi-Fi de Banda

Outro problema é a respeito da banda de Wi-Fi do seu roteador. Já aconteceu comigo, por exemplo, do Google Mini simplesmente perder a conexão a todo momento. Descobri que ele não estava se dando bem com minha rede de 5 GHz. Mudei para 2,4 GHz e tudo se resolveu. Pode acontecer o mesmo com seu Amazon Echo.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais
10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

por Dicas de tecnologia, Especial
Você sabia que existem diversas maneiras de assistir Netflix em qualquer TV, mesmo que você não tenha algum topo de ...
Leia Mais
pandemia destaque

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

por Especial
Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia ...
Leia Mais
Coronavirus destaque

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

por Especial
Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um ...
Leia Mais
playstation 5 vs xbox series x

Playstation 5 vs Xbox Series X: quem tem o melhor hardware (comparativo)

por Especial
No período que antecedeu a revelação do PlayStation 5 e Xbox Series X, houve intensa especulação sobre o hardware que ...
Leia Mais