Início » Dicas de tecnologia » 5 funções secretas do Android para turbinar seu celular

5 funções secretas do Android para turbinar seu celular

Deixe seu Android melhor e mais rápido com essas 5 dicas simples que todo Android possui nativamente. Confiram.
Android Q: 6 likely features that will change the way you use your smartphone

O Android tem vários segredos na manga. Muito não sabem disso, mas o próprio sistema possui diversas funções secretas – e outras nem tanto assim – que o usuário pode usar e turbinar o uso do smartphone. Principalmente para novos usuários, deleite-se com 5 funções secretas que o Android tem e você, provavelmente, não sabia.

Leiam também | +100 códigos secretos do Android.

1 – Aumente o tamanho da fonte dos textos do sistema

Já reclamou, ou achou, que as letras do celular estão muito pequenas? É bem simples resolver. Principalmente para aqueles que possuem algum tipo de problema visual, é uma mão na roda aumentar o texto. Claro, você também pode diminuir a fonte, isso acaba por mostrar mais informações na tela.

Faça o seguinte para aumentar a fonte do seu Android

  • Vá em configurações > tela > tamanho da fonte e depois escolha através de uma barra você escolhe o melhor tamanho para sua fonte de texto.

Além disso, também é possível mudar o tamanho de todos os botões do sistema. Cada fabricante muda a localização dessa função. Porém, na maioria das vezes, basta manter o dedo pressionado em uma área vazia da tela ou dentro da gaveta de apps, em um menu de opções na parte de cima.

2 – Controlando o volume do Android de forma mais completa

Desde o Android 8, quando você aperta os botões de volume do Android, isso altera somente um tipo de volume. Dai, quando você quer alterar outro volume, como o de toques, por exemplo, a maioria do usuário acaba indo lá nas configurações. Isso é um procedimento bem chato. Mas há como fazer isso de uma maneira bem mais prática.

Para ver na tela, ao mesmo tempo, todos os controles de volume do Android e alterar um por um sem entrar nas configurações faça o seguinte: aperte a tecla de aumentar ou diminuir, daí quando a barra de volume aparecer, basta com o dedo dar um toque nela e puxar para baixo, todos os volumes irão aparecer.

3 – Use o gerenciador de arquivo do próprio celular, não instale outro

Um dos primeiros aplicativos que as pessoas normalmente instalam no Android, é um gerenciador de arquivos. Porém, desde o Android Marshmallow o sistema já possui um gerenciador de arquivos próprio. Ele dá conta da maioria das funções presentes n

Para acessar, acesse as Configurações e depois Armazenamento e encontrar Arquivos. Toque nele e você terá acesso a todos os arquivos do seu aparelho.

4 – Deixe seu Android MUITO mais rápido acelerando as animações

Para ficar mais “bonitinho” o Android é lotado de transições de tela, animações e outras frescuras a mais. Se você não liga para isso, e gosta de um smartphone rápido que responda aos comandos imediatamente, uma solução é diminuir ou até tirar as animações do sistema.

Para isso, faça o seguinte:

  • Em Configurações, desça até a opção “Sobre o telefone”. Clique nela, depois clique várias vezes rapidamente em “número de versão” ou “versão do Kernel” em alguns celulares. Irá aparecer uma mensagem “Você agora é um desenvolvedor”.
  • Feito isso, volte nas configurações, acesse Sistema e depois Opções de desenvolvedores.
  • Agora, defina todos os tempos para 0,5, ou, se preferir, desative todas. Seu celular irá ficar consideravelmente mais rápido.

Acesse o modo desenvolvedor, indo em Configurações > Sobre o telefone e toque no número da versão (em alguns casos, na versão do Kernel) até aparecer o aviso de que você é um desenvolvedor. Então, volte nas configurações e vá em Sistema, acessando Opções do Desenvolvedor.

5 – Conecte mouse, teclado e muito mais no seu Android

Uma função bem bacana, é usar um mouse no celular como se fosse um computador. Para isso, basta comprar um cabo OTG (normalmente não chega a R$ 15). Conecte ele no celular e depois na entrada USB do celular, conecte um mouse, teclado, pen-drive e etc.

Uma dica legal é comprar o cabo e na porta USB conectar um hub USB. Desse modo, você poderá conectar vários dispositivos, transformando o celular em um computador completo.

Mais sobre: Android,
Matérias relacionadas

Deixe uma resposta