Início » Especial » 20 aplicativos mais baixados do mundo no Android

20 aplicativos mais baixados do mundo no Android

Esses são os 20 aplicativos para Android mais baixados do mundo, com o Facebook dominando grande parte da lista.
Por | 10 de março de 2020 às 13:49
20 aplicativos mais baixados do mundo android

Já parou para se perguntar quais os aplicativos mais populares da Google Play, em número de downloads? Embora a popularidade não tem relação direta com a qualidade, é interessante saber os aplicativos que as pessoas gostam de ter instalados nos seus celulares.

Nessa lista, foi contabilizado o número de downloads desde o dia que o aplicativo entrou na Google Play até hoje. Atualmente, a base de usuários do sistema Android passa de dois bilhões de pessoas. Interessante que o primeiro lugar já foi baixado mais de cinco bilhões de vezes!

Outro fato interessante, é que aplicativos que pertencem ao Facebook está em cindo das 6 primeiras posições, tendo praticamente 50% de todos os downloads até hoje! Um número impressionante.

Vale ressaltar, que não incluiremos aplicativos pré-carregados nos aparelhos Android. Isso significa que estamos excluindo o Google Play Services (10 bilhões de “downloads”), Gmail (5,7 bilhões), Google Maps (5,9 bilhões), YouTube (10 bilhões) e alguns outros.

Usamos os dados do AndroidRank para determinar esses números.

1. WhatsApp

5,875 bilhões de downloads

Em julho de 2018, o WhatsApp era o terceiro colocado com com 2,9 bilhões de downloads. Hoje, ele saltou para o primeiro lugar para ultrapassar o líder anterior, o Facebook. Essa conquista é ainda mais surpreendente, já que o aplicativo ainda não domina o mercado americano, mas vem ganhando mais força a cada dia.

No entanto, o WhatsApp – que é a ferramenta de mensagens instantâneas mais popular do mundo – está sob a propriedade do Facebook desde uma compra de US $ 19 bilhões no início de 2014.

Download: WhatsApp (Grátis)

2. Facebook

5,478 bilhões de downloads

Não é surpreendente ver o Facebook ainda tão alto na lista. Apesar dos escândalos aparentemente intermináveis, práticas questionáveis ​​de privacidade e o movimento #DeleteFacebook, ele ainda é o mais alto.

Nem todo mundo está feliz, pois este aplicativo tem 10,2 milhões de classificações de uma estrela. Talvez seja justificado; o aplicativo está cheio de recursos inúteis que poucas pessoas se preocupam em usar.

Download: Facebook (Grátis)

3. Facebook Messenger

4,756 bilhões de downloads

A presença do Messenger na terceira posição reforça o controle que o império do Facebook tem sobre o mercado de aplicativos para smartphones.

O Messenger cresceu em popularidade nos últimos anos, com o aumento da disponibilidade de bots, tornando o serviço mais útil do que nunca.

Download: Facebook Messenger (Grátis)

4. Instagram

2,796 bilhões de downloads

O Instagram é outro aplicativo de propriedade do Facebook, que a empresa adquiriu em 2012.

Ele tem muito menos críticas negativas do que seu irmão mais velho, com apenas seis milhões (de 95 milhões) dando a ele quase que 100% de qualificações positivas.

Download: Instagram (Grátis)

5. Subway Surfer

1,249 bilhão de downloads

No número cinco, encontramos o nosso primeiro jogo – e não é a Candy Crush Saga! Subway Surfers é um jogo de corrida sem fim antigo e famoso, com o objetico simples que é fazer com o que o persinagem fuja de um policial e seu cachoro em uma linha de trem. A fórmula simples vem dando resultado.

Download: Subway Surfers (compras gratuitas no aplicativo)

6. Facebook Lite

1,492 bilhão de downloads

E já estamos de volta ao Facebook. A versão Lite do aplicativo é direcionada a usuários com dispositivos de entrada (com 1 GB ou 2 GB de RAM) e aqueles que só têm acesso a redes de dados 2G. Existem algumas mudanças sutis na usabilidade, mas todos os principais recursos estão presentes e funcionam conforme o esperado.

O Facebook Lite é um dos maiores vencedores da lista atualizada; subiu seis posições nos últimos 18 meses e dobrou o número total de downloads.

Download: Facebook Lite (Grátis)

7. SHAREit

1,290 bilhões de downloads

Não se trata apenas de redes sociais e jogos com aplicativos populares do Android. O SHAREit é o primeiro aplicativo de produtividade que não é do Google a fazer parte da lista.

O aplicativo oferece uma maneira de transferir arquivos grandes entre dispositivos em segundos . Segundo o desenvolvedor, é 200 vezes mais rápido que o Bluetooth.

Download: SHAREit (Grátis)

8. Microsoft Excel

1,284 bilhão de downloads

O Microsoft Excel é novo na lista, em 2018 ele sequer aparecia nela, quanto mais na oitava posição. A empresa levou muito tempo para fazer incursões sérias no mercado móvel (não mencionaremos o Windows Phone), mas agora está finalmente começando a encontrar alguma força.

No entanto, é um pouco surpreendente que o Excel e o PowerPoint tenham conseguido acumular mais downloads do que o Word (embora esteja próximo!).

Download: Microsoft Excel (é necessário uma conta gratuita na Microsoft para alguns recursos)

9. Microsoft PowerPoint

1,264 bilhão de downloads

O Microsoft PowerPoint é o segundo aplicativo consecutivo do Microsoft Office na lista. Você provavelmente já o usou em algum momento para criar uma apresentação ou apresentação de slides.

Download: Microsoft PowerPoint (é necessário uma conta gratuita na Microsoft para alguns recursos)

10. Microsoft Word

1,259 bilhões de downloads

A Microsoft completa sua “tríade” com a entrada do Word. Dada a popularidade do Word para desktops, não surpreende que o aplicativo Android também tenha encontrado níveis semelhantes de sucesso.

Fique de olho nesses três aplicativos do Office – eles certamente aumentarão ainda mais quando atualizarmos a lista.

Download: Microsoft Word (é necessário uma conta gratuita na Microsoft para alguns recursos)

11. Snapchat

1,165 bilhão de downloads

O Instagram pode estar roubando todos os melhores recursos do Snapchat, mas o último ainda consegue acumular mais de 150 milhões de usuários diários.

No entanto, como uma porcentagem do total de downloads no Android e iOS combinados, esse número permanece baixo. É hora de começar a se preocupar com o futuro do aplicativo?

Download: Snapchat (Grátis)

12. Microsoft OneDrive

1,151 bilhão de downloads

A Microsoft reforça sua crescente importância no mercado de aplicativos Android com a chegada do OneDrive entre os 20 principais aplicativos Android mais populares. O OneDrive é popular entre os usuários de Windows no Android, graças à capacidade de acessar qualquer arquivo na área de trabalho (desde que você tenha configurado o acesso antes de sair de casa).

O aplicativo OneDrive também possui recursos de segurança, como biometria e códigos PIN, para manter seus dados seguros, caso você perca o telefone. Além disso, é possível visualizar documentos diretamente nele, sem precisar baixar a “tríade” principal da Microsoft.

Download: Microsoft OneDrive (gratuito, assinatura disponível)

13. Skype

1,093 bilhões de downloads

Se o Skype ainda pode reivindicar ser o melhor serviço de videochamada está aberto a debate. No entanto, depois de ser o primeiro serviço amplamente adotado, ele continua se beneficiando de um reconhecimento significativo da marca.

Seu declínio de oito posições quando comparado a 2018, combinado com apenas 60 milhões a mais de downloads nos últimos 18 meses, sugere que o interesse do consumidor pode finalmente estar diminuindo.

Download: Skype (Grátis)

14. Clean Master: Limpador de Espaço e Antivírus

1,054 bilhão de downloads

Os 13 principais aplicativos podem não ser do gosto de todos, mas é difícil afirmar que não há algo errado com eles. O Clean Master é o primeiro aplicativo nesta lista que você deve evitar a todo custo.

Por quê? Primeiro, o desenvolvedor – Cheetah Mobile – é famoso por colocar bloatware e irritar os usuários com seus aplicativos. Segundo, não faz nada de útil. Os limpadores de RAM e os executores de tarefas prejudicam ativamente o celular.

No momento da redação deste artigo, o Google havia removido todos os aplicativos desse desenvolvedor, inclusive o Antutu, de maneira enganada.

15. Twitter

1.000 bilhões de downloads

Não deve ser uma surpresa ver os aplicativos de mídia social ocuparem várias posições na lista dos downloads mais populares da Play Store.

O Twitter agora é o quarto aplicativo social mais popular. Em 2018, ficou em terceiro lugar atrás do Facebook e Instagram, mas o Snapchat também o superou.

Download: Twitter (Grátis)

15. Candy Crush Saga

1.000 bilhões de downloads

Tecnicamente empatado com o Twitter, está o Candy Crush. Apoisto que você provavelmente pensou que Candy Crush Saga seria o jogo mais popular em downloads brutos, mas está em segundo lugar, perdendo para o Subway Surf.

Independentemente disso, um bilhão de usuários do Android adoram tentar alinhar doces de cores diferentes. Talvez seja hora de encontrar um novo hobby?

Download: Candy Crush Saga (compras gratuitas no aplicativo)

17. Dropbox

840 milhões de downloads

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais conhecidos do mercado. Permite armazenar documentos na nuvem, acessá-los de qualquer lugar e compartilhá-los com outros usuários.

É também o primeiro aplicativo da lista que ainda não ultrapassou a marca de um bilhão de downloads.

Download: Dropbox (gratuito, assinaturas disponíveis)

18. Viber

817 milhões de downloads

O Viber oferece mensagens instantâneas, chamadas de vídeo, bate-papos em grupo para 250 pessoas e comunicações criptografadas. O aplicativo é uma das alternativas mais populares do WhatsApp na Europa e na América do Norte. Na realidade, antes do WhatsApp, o Viber já foi um fenômeno.

Download: Viber (compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

19. LINE

810 milhões de downloads

O LINE é o quarto aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no Android, atrás do WhatsApp, Facebook Messenger e Viber.

A Ásia é a grande responsável por sua popularidade. Está nos cinco principais aplicativos de comunicação do Japão, Taiwan, Tailândia, Camboja e Indonésia. O aplicativo luta para chegar ao top 30 na maioria dos países europeus e norte-americanos, no entanto.

Download: LINE (compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

20. Flipboard

617 milhões de downloads

Flipboard é um aplicativo curioso. Ele não recebe o mesmo número de manchetes que muitos de seus concorrentes, mas, como provam os 600 milhões de downloads, é imensamente popular.

Caso você não saiba, o aplicativo coleta notícias, conversas e histórias interessantes sobre qualquer tópico, oferecendo um balcão único para os assuntos mais importantes. Vale lembrar que ele vem pré-ijsta

Download: Flipboard (Grátis)

Quais são os aplicativos da lista que vocês costumam usar? Deixem nos comentários!

Mais sobre: Android,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
skype vs zoom destaque

Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

por Especial
Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com ...
Leia Mais
Zoom vs Google Meet

Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência?

por Comparativo, Especial
Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a ...
Leia Mais
iphone 9 plus design

3 smartphones poderosos que chegam em abril; vejam quais

por Especial
Mesmo em plena pandemia mundial do Coronavírus, os fabricantes lançaram vários smartphones durante o mês de março, principalmente os topos ...
Leia Mais
Huawei P40 Pro

10 melhores câmeras em smartphone de março

por Especial
A indústria de tecnologia está em constante evolução e os fabricantes de smartphones estão fazendo tudo o que podem para ...
Leia Mais
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais