Início » Especial » 10 melhores editores de vídeos para Android e iOS

10 melhores editores de vídeos para Android e iOS

Poderosas ferramentas para edição de vídeo em celulares, algumas profissionais com o Premiere Rush e outras simples para redes sociais.
Por | 29 de janeiro de 2020 às 12:04
melhores editores de video android ios destaque

Embora um editor de vídeo para celular não possa competir com grandes pacotes de edição de vídeo, como o Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro e até com o Vegas, eles funcionam bem em edições básicas e, com paciência, até em um certo nível profissional. Além disso, para editar vídeos rápidos e simples para redes como o Instagram e TikTok, eles passam a ser uma solução mais prática para produtores de conteúdo, amadores ou profissionais. Claro, tudo depende de qual aplicativo você escolhe.

Seja qual for o motivo para você querer editar vídeos onde é que esteja, iremos te ajudar. Neste artigo, iremos mostrar os 10 melhores aplicativos de edição de vídeo para Android e iOS.

1 – FilmoraGo

O FilmoraGo é um impressionante editor de vídeo para dispositivos móveis que ajuda a produzir vídeos incríveis. Possui as ferramentas de edição mais básicas, como recortar, aparar etc. Isso não é tudo, também suporta reprodução reversa e edição em câmera lenta ou rápida.

O FilmoraGo permite ainda importar fotos e vídeos, visualizar clipes em tempo real e compartilhá-los na maioria das redes sociais. Além disso, ele conta com vários filtros, faixas de música, temas e gráficos estáticos e em movimento. Ele também possui algumas funções pagas que incluem diversos efeitos e temas.

Prós

  • Suporta reprodução reversa e edição de vídeo em câmera lenta.
  • Cria vídeos prontos com o aspecto por plataforma de destino.

Contras

  • Não há suporte para edição em várias trilhas e vídeos em 4K.
  • Adiciona marca d’água nos vídeos; removível com uma assinatura.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

2 – ActionDirector

O Cyberlink ActionDirector apresenta a maioria das funções básicas para editar e ajustar vídeos em sua interface intuitiva. O que o diferencia do FilmoraGo é o suporte para editar e produzir vídeos em 4K com notável nitidez.

Além disso, você pode gravar vídeos, adicionar texto e adicionar músicas para criar trilhas sonoras. Você pode transformar vídeos usando efeitos de ação complexos; por exemplo, você pode reproduzir ou retroceder seções para destacar partes de um vídeo. Esse recurso para destacar momentos importantes o torna único em outros aplicativos, incluindo o FilmoraGo.

Prós

  • Suporta a adição de efeitos de câmera lenta ou rápida e muito mais.
  • Suporta edição e criação de vídeos em 4K, ao contrário do FilmoraGo.

Contras

  • Não há suporte para filtros e camadas, ao contrário da maioria dos outros aplicativos.

Plataformas suportadas – Android somente.

3 – Premiere Rush

O Adobe Premiere Rush é o irmão móvel do Premiere Pro – um dos mais poderosos pacotes de edição criativa. É um aplicativo de edição de vídeo multifuncional para todos os dispositivos com uma câmera embutida para criar vídeos de qualidade profissional em dispositivos móveis.

Se você é um criador profissional de vídeos, adora seus recursos de edição de linha do tempo com várias trilhas e sincronização na nuvem, que estão ausentes no FilmoraGo, esse é a opção. Além dos recursos básicos de edição, ele utiliza gráficos em movimento e efeitos de desvio automático. No entanto, limita a exportação, renderização ou compartilhamento gratuitos a três vídeos, diferente de outros.

Prós

  • Oferece suporte à exportação de projetos para o Adobe Premiere Pro.
  • Possui edição de linha do tempo com várias trilhas, diferente do FilmoraGo.

Contras

  • Não há suporte para especificar o tamanho da saída de vídeo.
  • Não há exportações ilimitadas no plano gratuito, ao contrário do FilmoraGo.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

 

4 – Funimate

Se você gosta de criar sincronização labial ou vídeos musicais, o Funimate é o seu editor de vídeo ideal em dispositivos móveis. Ele oferece todos os principais recursos de edição, como recortar, mesclar e aparar, além de efeitos e filtros, como a maioria desses aplicativos.

Ao contrário dos editores mencionados acima, o Funimate possui mais de 100 efeitos de vídeo. Ele também permite que você crie seus próprios efeitos, que é um diferencial. Depois de criar um vídeo, você pode compartilhá-lo em particular nas redes sociais ou em outros aplicativos como o WhatsApp.

Prós

  • Apresenta todas as opções e ferramentas básicas de edição de vídeo.
  • Permite criar seus próprios efeitos, ao contrário da maioria dos outros aplicativos.

Contras

  • Menos transições, filtros e outros efeitos que outros aplicativos.
  • Irrita os usuários mostrando efeitos profissionais (pagos) ao salvar vídeos.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

5 – KineMaster

O KineMaster é um aplicativo fácil de usar para criar vídeos de animação exclusivos. Sua interface intuitiva permite importar e executar rapidamente as funções básicas de edição. Além disso, ele inclui muitos recursos avançados.

O KineMaster permite adicionar e controlar narrações, camadas de vídeo, vídeos reversos, efeitos especiais e muito mais para criar vídeos incríveis. Ele também conta com o recurso de Chroma Key – um recurso usado para compor duas imagens ou vídeos com base em tons de cores, que está ausente em todos os aplicativos mencionados acima.

Prós

  • Suporta manipulação de várias camadas em um vídeo, diferente de outras.
  • Suporta voice-overs, modificadores de voz, efeitos sonoros e muito mais.
  • Possui o efeito Chroma Key.

Contras

  • Adiciona uma marca d’água aos vídeos; removível pagando assinatura.
  • Alguns ativos e ferramentas avançadas exigem pagar assinatura.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

6 – PowerDirector

O PowerDirector oferece ferramentas robustas de edição de vídeo para criar vídeos de alta definição com suporte ao Chroma Key. Ele utiliza as principais funções de edição em sua interface da linha do tempo – gira, divide, apara e várias outras ferramentas.  Ele ainda possui edição de vídeo de linha do tempo com várias faixas, diferente da maioria dos aplicativos nesta lista.

Ele utiliza um estabilizador de vídeo embutido para ajudar a criar vídeos suaves e sem interrupções, ou seja, você pode corrigir vídeos instáveis ​​usando este aplicativo. O PowerDirector também utiliza um editor de câmera lenta para criar vídeos em câmera lenta com vários efeitos.

Prós

  • Suporta a criação de vídeos em câmera lenta usando efeitos.
  • Suporta a edição do plano de fundo com Chroma Key, assim como o KineMaster.

Contras

  • O suporte para vídeos em Full HD e 4K requer uma assinatura.
  • Mostra anúncios e marcas d’água na versão gratuita.

Plataformas suportadas – Android somente.

7 – Quik

O Quik – da equipe responsável pela GoPro – ajuda a produzir rapidamente um vídeo a partir de suas fotos ou videoclipes. Ele procura momentos diferenciados ​​em suas fotos e vídeos e cria um vídeo usando-os. Em seguida, você pode executar todas as funções básicas de edição, incluindo o ajuste de filtros e efeitos de cores.

O que o diferencia? O Quik se orgulha ao permitir que você personalize tudo antes de exportar o vídeo. Você pode recortar, adicionar adesivos com dados do GPS, acelerar ou fazer câmera lenta, escolher o aspecto do vídeo, resolução e muito mais. No entanto, não é tão poderoso quanto o Premiere Rush ou o PowerDirector, mas funciona bem para criar vídeos mais simples.

Prós

  • Possui opções de edição automática.
  • Suporte ao GoPro Fusion.

Contras

  • Não há suporte para vídeos em 4K, ao contrário de alguns aplicativos nesta lista.
  • Alguns usuários tem relatado muitos bugs no aplicativo.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

8 – VivaVideo

O VivaVideo ajuda a criar clipes curtos para sites de mídia social – YouTube, TikTok e Instagram. Possui todas as funções essenciais, incluindo cortar, mesclar ou fazer mais com um vídeo, como o Quik e o KineMaster.

O VivaVideo permite carregar ou importar vários clipes e mesclá-los. Você pode fazer memes e filmes com efeitos de transição usando este aplicativo. Além disso, pode ajudar a compor músicas e fotos ou unir vídeos. Por fim, o editor possui uma enorme biblioteca de mais de 200 filtros, além de suporte para vídeos em câmera lenta / rápida.

Prós

  • Suporta a exportação de vídeos em Full HD e 4K.
  • Consegue produzir vídeos em câmera lenta e consegue criar slides.

Contras

  • Adiciona marca d’água e limita a duração na versão gratuita.
  • Alguns usuários relataram erros nos quais o aplicativo fica congelado.

Plataforma suportadas – AndroidiOS.

9 – ALIVE

O ALIVE é um pequeno aplicativo de edição de vídeo que ajuda a capturar, distribuir e destacar momentos, como Quik e o ActionDirector. Com o ALIVE, você pode executar o básico – cortar ou aparar, colar ou reordenar o conteúdo e personalizar filtros de design.

Assim como no PowerDirector e no Premiere Rush, ele oferece uma edição poderosa da linha do tempo. Suas funcionalidades incorporadas – filtros, adesivos e efeitos de vídeo – permitem que você seja criativo em seus vídeos. O aplicativo permite que você produza vídeos divertidos e interaja com outros usuários do app.

Prós

  • Apresenta edição com linha do tempo, diferente da maioria de seus concorrentes.

Contras

  • Adicione marcas d’água aos seus vídeos na versão gratuita.
  • Limita a duração do vídeo em apenas 30 segundos.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

10 – Magisto

Magisto é um aplicativo útil para compor vídeos de curta a média duração. Um mecanismo de inteligência artificial capacita o aplicativo a criar automaticamente vídeos para você, assim como o FilmoraGo e o Quik. Ele pode escolher os melhores momentos do armazenamento do telefone e criar vídeos combinando efeitos e filtros com algumas músicas.

Você só precisa escolher o seu estilo de edição, selecionar fotos e vídeos e depois escolher músicas para o seu vídeo. Feito isso, o Magisto vai fazer o resto. Ele também possui um estabilizador de vídeo, assim como o PowerDirector, permitindo criar vídeos mais suaves.

Prós

  • Exporta vídeos de 2 minutos emeio em qualidade HD ou Full HD.
  • Converte automaticamente melhores momentos em vídeos.

Contras

  • Limita os recursos de edição na versão gratuita, incluindo a duração do vídeo.

Plataformas suportadas – AndroidiOS.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
skype vs zoom destaque

Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

por Especial
Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com ...
Leia Mais
Zoom vs Google Meet

Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência?

por Comparativo, Especial
Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a ...
Leia Mais
iphone 9 plus design

3 smartphones poderosos que chegam em abril; vejam quais

por Especial
Mesmo em plena pandemia mundial do Coronavírus, os fabricantes lançaram vários smartphones durante o mês de março, principalmente os topos ...
Leia Mais
Huawei P40 Pro

10 melhores câmeras em smartphone de março

por Especial
A indústria de tecnologia está em constante evolução e os fabricantes de smartphones estão fazendo tudo o que podem para ...
Leia Mais
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais