Atualmente quando se fala de smartphones tops de linha, a primeira coisa que vem à mente é o tamanho da tela. Elas aumentaram tanto nos últimos anos que até uma nova categoria de smartphones surgiu, os “fablets”. Porém existe muita gente que ainda prefere smartphones com telas “normais”. Era o que Steve Jobs pensava. Mas a Sony veio para desmitificar que smartphone bom tem que ser grande e lança o Xperia Z3 Compact, uma versão menor do seu topo de linha com praticamente o mesmo hardware.

Com uma tela de “apenas” 4,6 polegadas e um processador super rápido, câmera de 21 Megapixels e acabamento a prova de água e poeira, será que ele conseguem agradar o público que consome smartphones caros? Descubra nessa análise que fizemos dele.

Construção e acabamento

O Z3 Compact mantém a mesma construção e acabamento do Xperia Z3, o irmão maior. Ele possui o mesmo acabamento em vidro na traseira e na frente já característico da linha Xperia Z. Além disso ele é a prova de água e poeira. Uma novidade é que ele ficou mais arredondado nas laterais e elas agora utiliza um plástico super resistente.

conta 006

As quinas utilizam um outro plástico ainda mais resistente. Gostei bastante disso pois sempre que um celular cai no chão ele cai de quina. A Sony pensou exatamente isso, talvez ao invés de uma tela inquebrável, agir na origem do problema é bem melhor.

A Sony se preocupou realmente em fazer um smartphone pequeno, não é só a tela que é menor que a concorrência, o corpo também é bem pequeno. Ele tem apenas 8.6 mm de espessura, 127.3 de altura e 64.9 de largura.Ele também é bem leve e pesa apenas 129 gramas.

conta 016

No geral, ele mostra bastante segurança. Embora o vidro bem liso sempre passe aquela sensação que ele vai escorregar a qualquer momento das mãos, o seu tamanho diminuto faz com que ele caiba perfeitamente nas mãos e a sensação de queda logo passa.

Suas bordas também são bem estreitas, nas laterais e também as bordas superior e inferior. Na verdade ele lembra bastante o design do antigo Xperia ZQ, deixando o visual quadradão para trás.

Vale lembrar que o Xperia Z3 Compact é a prova de água e poeira e tem certificação IP65 e IP68, sendo juntamente como Z3 os únicos que são realmente à prova d’água, os concorrente são resistentes a água. Com o Xperia Z3 você pode tirar fotos enquanto nada em água doce por até 30 minutos. Você pode até mesmo mergulhar 1,5 metro com ele. Vale lembrar que para isso todas as tampas da porta micro USB, do compartimento do minichip e do compartimento do cartão de memória precisam estar firmemente fechadas, ou senão você ganha um lido peso de papel de vidro e metal.

z3 compact à prova d'água

Tela

Com sua tela de 4.6 polegadas com resolução HD, pode parecer no inicio que ele não seja realmente um smartphone topo de linha. Mas com o uso isso vai mudando. A tela realmente é muito boa e a resolução HD é suficiente. Ela tem um excelente brilho, embora não seja o mesmo do grandão Z3, nada que comprometa o uso. Interessante como a Sony evoluiu em suas telas, o brilho quanto etá no máximo é tão bom que ao usar o Z3 Compact debaixo da luz do sol da para enxergar a tela normalmente. Até parece que você está em um ambiente “normal”. Levo muito em conta isso pois são poucos os aparelhos que se saem bem nessa situação, e quando se saem são em sua maioria telas AMOLED, que não é o caso dele.

conta 015

Claro que seu brilho e nitidez são diretamente ligados a expertise da Sony em tecnologias para telas. Ela foi otimizada graças à tecnologia “X-Reality for mobile”, que exibe uma ótima representação de cor. Por outro lado, também podemos ajustar manualmente o equilíbrio de branco. Até o preto fica próximo do que apresentam as telas AMOLED, líderes nesse aspecto. Outro aspecto bom é o ângulo de visão da tela, não importa a posição que você a olhe, não há nenhum tipo de perda.

conta 011

A proporção do tamanho da tela com o corpo é um trabalho de mestre. Uma tela de 4.6 polegadas nem seria normalmente tão compacta assim, mas graças as bordas extremamente pequenas nas laterais e também a superior e  inferior, o aparelho ficou realmente muito compacto, honrando o seu nome.

conta 014

                       Hardware

Como disse anteriormente, ele possui praticamente o mesmo hardware do Xperia Z3. Mas é praticamente, não igual. A tela, além do tamanho, também não tem a mesma resolução. Ela tem 1280 x 720 pixels, diferente do Xperia Z3 que tem resolução full HD. Eu particularmente prefiro assim, não acho que uma tela de 4.6 polegadas precise de resolução full HD, isso só serviria para drenar mais bateria e não dar diferença alguma. Além disso, uma tela menor e com menor resolução economiza processamento e por tabela bateria. Abaixo um comparativo do Xperia Z3 vs Xperia Z3 Compact:

SONY XPERIA Z3 SONY XPERIA Z3 COMPACT
Dimensões 146 x 72 x 7.3mm 127 x 64.9 x 8.6mm
Peso 152g 129g
Tela 5.2 polegadas 4.6 polegadas
Resolução 1,920 x 1,080 1,280 x 720
Tipo de tela Triluminos LCD with 16.7 million colors Triluminos LCD with 16.7 million colors
Bateria 3,100mAh Li-ion 2,600mAh Li-ion
Certificaçoes IP65 e IP68 a prova de água e poeira IP65 e IP68 a prova de água e poeira
Armazenamento interno 16GB (12GB livres) 16GB (12GB livres)
Armazenamento externo MicroSDXC (128GB) MicroSDXC (128GB)
Câmera principal 20.7MP (1/2.3 abertura equivalente 25mm) 20.7MP (1/2.3 abertura equivalente 25mm)
Câmera frontal 2.2MP 2.2MP
Gravação de vídeo 1080p, 4K 1080p, 4K
NFC Sim Sim
Redes suportadas HSPA+ (850/900/1700/1900/2100); GSM GPRS/EDGE (850/900/1800/1900); LTE (Bandas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 13, 17, 20) HSPA+ (850/900/1700/1900/2100); GSM GPRS/EDGE (850/900/1800/1900); LTE (Bandas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 13, 17, 20)
Bluetooth v4.0, aptX, A2DP v4.0, aptX, A2DP
SoC Qualcomm Snapdragon 801 (MSM8974AC) Qualcomm Snapdragon 801 (MSM8974AC)
CPU 2.5GHz quad-core Krait 400 2.5GHz quad-core Krait 400
GPU Adreno 330 Adreno 330
RAM 3GB 2GB
Conexões MHL, USB OTG, WiFi Direct, DLNA, Miracast, FM radio MHL, USB OTG, WiFi Direct, DLNA, Miracast, FM radio
WiFi Dual-band, 802.11a/b/g/n/ac Dual-band, 802.11a/b/g/n/ac
Wireless Charging Não Não
Sistema operacional Android 4.4.4 Android 4.4.4

A segunda diferença é quantidade de memória RAM, essa faz diferença. O Xperia Z3 compact possui 2GB de RAM, já o Z3 tem 3GB de RAM. Isso sem dúvidas faz diferença na hora de multitarefas. Mas quem não costuma ficar com dezenas de apps e jogos abertos ao mesmo tempo, também não vai sentir tanta diferença.

Câmera – boa, mas não excelente

conta 009

A Sony desde que lançou o Xperia Z1 diz que coloca a melhor câmera do mercado em seus smarphones principais, mas sempre que faço um review deles a sensação é a mesma: poderia ser melhor. Não é que a qualidade da câmera seja ruim, pelo contrário, é boa, mas não justifica toda a propaganda que a Sony faz.  O sensor Exmor RS tem resolução altíssima de 20,7 megapixels mas o destaque ficaria por conta de sua sensibilidade que chega em um ISO de 12800, ficaria pois não consegui de jeito algum passar de 3200 no modo manual. Segundo a Sony o Xperia Z3 e Z3 Compact são os únicos no mundo que alcançam esse valor de ISO. Já o sensor com abertura f/2.3 poderia ser melhor. Atualmente há smartphones baratos como o Moto G e o Zenfone 5 que possuem abertura de f/2.0. Na prática a Sony conseguiria melhor desempenho em ambientes pouco iluminados ou até um efeito de profundidade de campo melhor. Detalhe: o sensor do Zenfone 5 é feito pela Sony. Mas ela se justifica dizendo que o algoritmo do software compensa tudo isso, será?

O resultado das fotos são bons. Porém uma coisa que reparo há tempos é que o algoritmo da Sony parece não encontrar um ponto de equilíbrio. Algumas fotos tiradas em ambientes bem iluminados em algumas situações geram fotos lavadas quando não seria necessário o software “se intrometer” no resultado, graças a boa iluminação. Já em ambientes escuros onde o software teria que dar uma forcinha, o pós-processamento das fotos geram ruído e os alguns detalhes das fotos se perdem.

Ambiente com pouca luminosidade e com flash
Ambiente com pouca luminosidade e com flash
Ambiente fechado mas com boa iluminação
Ambiente fechado mas com boa iluminação
Iluminação artificial, com HDR e Macro
Iluminação artificial, com HDR e Macro
Foto tirada a noite
Foto tirada a noite

Notem que a qualidade do Xperia Z3 é boa e melhor que alguns concorrentes como o novo Moto X, porém o resultado é inferior a outros Androids topos de linha. Acho que o Z3 Compact merecia uma câmera melhor, afinal a Sony é uma das líderes no mercado fotográfico, então eles possuem know-how para isso. Acho que a engenharia do departamento fotográfico não dá uma ajudinha para o pessoal mobile.

Efeito fundo desfocado
Efeito fundo desfocado

A Sony trouxe mais novidades ao seu app de câmera, que já é carregado de funções. O modo de desfocagem do fundo é o melhor na minha opinião, gerando fotos bem legais. Uma novidade é a possibilidade de fazer streaming de vídeo diretamente para o youtube . Outro recurso bacana e o multi câmera: se em um ambiente tiver vários Xperias Z3, eles se conectam e tiram a mesma foto de diversos ângulos. Uma situação quase impossível de acontecer, mas que eu gostaria de ver algum dia.

Software e multimídia

Screenshot_2014-11-17-20-05-16Vamos ser sinceros, a interface da Sony é praticamente a mesma desde a época da Sony Ericsson. Isso não chega a ser ruim pois eu particularmente gosto da customização da Sony. Ela cumpre seu papel: é rápida e não é feia como a TouchWiz. Na parte de aplicativos tem o melhor player de música nativo, o Walkman e também uma galeria de imagens diferente que facilita o uso. Porém é um visual datado que lembra versões antigas do Android. Ela vai contra o conceito atual do material design, do iOS 8 e do Windows Phone onde o visual esta mais flat e suave. Os ícones da Sony continuam cheio de efeitos de sombra, luzes e outras firulas desnecessárias.

Embora alguns apps são úteis, outros tomam espaço e são inúteis ou na melhor das hipóteses desnecessários. Além dos chatos jogos de demonstração que teimam em estar presentes, o app da câmera já cansou com seus efeitos de realidade aumentada:  ninguém quer tirar uma foto com dinossauros na tela ou uma máscara de carnaval. Também acho inútil enviar um vídeo ao vivo no Facebook. Não estou pedindo um Android puro, que aliás também não morro de amores, mas não precisa exagerar nos crapwares. Pelo menos ele roda o Android 4.4.4 e a Sony já avisou que irá atualizar ele para o Lollipop, quem sabe ela não se adapte mais ao visual e mude a sua interface.

A Sony sempre foi forte em multimídia, tanto em software com em hardware. O Z3 Compact, embora pequeno, possui dois alto-falantes frontais que esbanjam qualidade sonora. O som chega a ser melhor que do meu notebook. Não há distorções ou agudos de radinho de pilhas, até os graves são bem reproduzidos. Além disso, o app Walkman vem com equalizador embutido que faz bastante diferença e se não você não querer se preocupar com equalização há ainda o ClearAudio+ que é um modo pré-definido que deixa o som bem legal.O fato do som sair pela frente evita que o som seja abafado e de quebra ajuda na hora de assistir vídeos sem se preocupar com a mão tapando o som, como por exemplo acontece no LG G3.

O único ponto negativo é a ausência do infravermelho. Sinceramente não dá para entender. Não deve ser caro colocar um já que até smartphones de entrada da LG possuem, sem dizer que todos os topos de linha atualmente possuem. Eu acho muito legal controlar TV, Blueray ou qualquer outro aparelho diretamente do celular. Vale lembrar que nem o Xperia Z3 possui.

Desempenho e bateria

Screenshot_2014-11-17-20-42-43Com o hardware que ele tem, nem preciso afirmar que ele tem um desempenho excepcional. Se por um lado ele tem menos RAM que o Xperia Z3, o fato de uma tela menor e com menos resolução exigem menos processamento dele e o resultado é um smartphone extremamente rápido.Não existe atualmente qualquer app ou jogo que deixe ele lento ou ao menos dê alguma travada. Em 2 semanas de uso isso não existiu, ele não travou nenhuma vez sequer nesse tempo, mesmo com 10 ou mais jogos e apps abertos ele continuou funcionando perfeitamente. Nem precisou ter mais 2GB de RAM.

Em testes de benchmarks ele também se sai muito bem ficando no topo da lista de todos eles. No Antutu ele chegou a fazer 42000 pontos praticamente empatando com os lider HTC M8, sendo uma diferença irrelevante entre eles. Poderia ficar citando aqui vários testes sintéticos ou imagens com gráficos, mas acho desnecessário pois o fato é que ele é um topo de linha que roda tudo que existe perfeitamente.

Screenshot_2014-11-17-20-41-51A bateria foi uma das coisas que mais me agradou no Z3 Compact, se não a mais. Primeiro que pelo tamanho e espessura dele, uma bateria de 2.600 mAh mostra que a Sony fez milagre ali dentro. É a melhor bateria nessa categoria de tamanho. Para efeito de comparação, o iPhone 6 que tem um tamanho parecido sendo pouca coisa maior, tem uma bateria de 1810 mAh, é muita diferença. A Sony no seu evento prometeu que ele teria uma autonomia de 3 dias de uso, algo equiparado ao que promete a Motorola com o Moto Maxx. Obviamente que no geral isso não acontece pois nem o Moto Maxx consegue isso na prática.

Mas a realidade é melhor ainda do que eu esperava. Em um dia de uso pesado meu com WiFi e 4G ligados direto, brilho no automático, assistindo vídeos por cerca de 1 hora e umas 3 horas de música além de algumas fotos, 1 hora de navegação na internet e outras coisas mais comuns, eu cheguei em casa e me deparei com cerca de 20% de bateria. A tela ficou ligada cerca de 3 horas direto. No outro dia de manhã. ele estava com cerca de 10% da bateria. Resumindo: 24 horas de uso sem ver um carregador e ele ainda tinha carga!

Não podemos esquecer do modo stamina, já famoso nos celulares da Sony. Ele ganhou um nível ainda mais econômico chamado Ultra Stamina. Segundo a Sony, a partir do momento que você ativa ele a bateria dura mais 11 horas (com cerca de 10% de carga ou até menos). Para isso, o modo ativa apenas o telefone, SMS, rádio FM, alarme, câmera e calculadora. Em uma emergência é útil.

Vídeo Review

Prós e contras

Prós

  • Tamanho super compacto mesmo com tela de bom tamanho
  • Bateria bem superior a concorrência
  • Hardware e desempenho invejável
  • Acabamento de primeira qualidade a prova de água e poeira

Contras

  • Câmera boa mas poderia ser melhor
  • Não tem infravermelho

Conclusão

Como notaram ele só tem um ponto fraco que é a ausência do infravermelho, a câmera poderia ser melhor mas continua sendo boa. Quem procura um smartphone topo de linha mas não gosta de telas grandes e prefere usar com apenas uma mão o celular, ele é o melhor que há disponível. Também mostra ser uma excelente opção para quem quer migrar a partir de um iPhone, já que a mudança de tamanho será imperceptível. A Sony acertou em criar um smartphone topo de linha com tamanho compacto, na realidade é a única que fez isso. Só poderia ter melhorado um pouco no preço.

 

 

Review
Custo x beneficio
7.5
Hardware
9
Tela
9
Câmera
7
Perfomance
9
Bateria
9
SHARE
Post anteriorMicrosoft lança Next Lock Screen para Android e renova a tela de bloqueio
Próximo postNokia lança tablet N1: clone do iPad que roda Android Lollipop

2 Comentários

Deixe uma resposta