Review Xperia XZ, o super topo de linha caro da Sony

Posted by

Melhor smartphone é um termo bem pessoal. Existem usuários que preferem determinada marca ou um aparelho mais bonito, ou seja, preza beleza do que hardware. Mirando nesse público, que geralmente não se importa muito com o preço, a Sony trás o Xperia XZ. Mas ele não é só caro, ele possui atributos digno de um topo de linha. Quer saber quais? Confiram o vídeo acima do review do Xperia XZ abaixo.

Xperia XZ – Design e desempenho

xperia xz destaque

Depois de tanto tempo a Sony resolveu mudar o visual do seu smartphone topo de linha, porém ela fez isso e ao mesmo tempo não perdeu a identidade visual do visual Omni Balance. O XZ não é exatamente uma repaginada completa no design da japonesa, mas ele evoluiu sim em alguns aspectos.

xperia xz traseira
Traseira do Xperia XZ é de metal e não de plástico

A traseira, por exemplo, não é mais de vidro, o botão power não é mais proeminente, e a moldura do aparelho não é mais de metal e sim de plástico. O metal na parte traseira é feito de uma liga chamada ALKALEIDO que garante menos marcas de impressões digitais.

xperia xz fundo
Lumia: é você?

No geral o aparelho é muito bonito e tem um design refinado. O fato de se usar plástico no aro ao invés de metal, fez que a Sony fizesse um aparelho sem ter antenas aparentes, como normalmente acontece com smartphones de traseiras metalizadas. Lembrando que ele é totalmente a prova d’água e poeira e sem as tampinhas chatas do Xperia Z3.

xperia xz leitor biometrico
Leitor biométrico diferente de todos os concorrentes

Nem só de beleza é feito o Xperia XZ. Embora ele não tenha um hardware que se destaque frente a concorrência, ele trás o processador Snadragon 820, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. A concorrência embora use o memo processador, todos optaram por 4 GB de RAM e alguns por 64 GB de armazenamento interno. Além disso não há opção dual SIM do Xperia Z.

xperia xz type c
Bem vindo USB Type C

Mas não se engane, atualmente o Xperia XZ roda absolutamente tudo o que existe para Android sem engasgar e sem esquentar muito. Algo digno de um topo de linha como os outros. Além disso ele surpreendeu nos testes de benchmark fazendo 138 mil pontos no ANTUTU, uma das melhores marcas dentro os smartphones com processador Snapdragon. Abaixo um resumo dos testes de benchmark:

O teste Ice Storm Unlimited, do 3D Mark, é utilizado para fazer comparações diretas entre processadores e GPUs. Fatores como resolução do display podem afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 6 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes ao aparelho: HTML5 e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho do celular no acesso direto à internet via browser. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

O que me desapontou um pouco foi sua bateria de 2900 mAh. Ela descarrega muito rápido quando muito é exigido do aparelho. Em um dia de uso mais pesado, ela aguenta até a metade do dia, depois haverá a necessidade de carregar. Abaixo um vídeo comparando o Galaxy S7 e o Xperia XZ em velocidade em aberturas de apps e em segundo plano.

Xpeia XZ – Tela

xperia xz tela

A Sony equipou o Xperia XZ com uma tela de 5,2 polegadas de resolução Full HD. Embora a concorrência esteja usando resolução 2K, vale ressaltar que essa resolução é perfeita para conteúdo em realidade virtual. Mas a Sony disse que RV ainda não é sua prioridade. Para o olho humano, não há como diferenciar as diferenças.

Pude constatar que se trata da melhor tela não AMOLED que já testei. A cor branca mostrou-se bem precisa e os tons pretos também são muito bons, porém nem se compara com o preto do AMOLED, afinal não existe preto no AMOLED.

Surpreendentemente, o XZ exibe um vermelho mais vivo do que a tela AMOLED do Galaxy S7. A diferença é menos perceptível na exibição de outras cores básicas, o azul e o verde.

xperia xz tela
Melhor tela IPS que já testei até hoje!

No geral, a tela do Xperia XZ é muito boa e compete diretamente com a do Galaxy S7. O brilho máximo do XZ é forte o bastante para garantir boa legibilidade mesmo na luz do dia, qualidade excencial para meu uso.

Xperia XZ – Câmera

A câmera principal possui resolução de 23 megapixels, já que a Sony rechaça a tendência de usar sensores de menor resolução. Mas a novidade não é tão ruim, pois alguns recursos garantem que a câmera forneça imagens de alta qualidade.

xperia xz camera

O autofoco funciona antecipando o movimento, o que possibilita um foco mais preciso ao se fotografar objetos em ação. Além disso, o estabilizador de imagens eletrônico garante vídeos menos tremidos. Gravação de vídeos em até 4K de resolução é possível.

A Sony fez um excelente trabalho na câmera do XZ. Mas conforme comento no vídeo, faltou alguns detalhes para superar o Galaxy S7. Basicamente o problema ficar por 2 motivos: fotos à noite e software muito intrusivo. São problemas recorrentes na Sony.

O desempenho durante a noite poderia ser corrigido aumentando a abertura da lente, fato que todos concorrentes de renome já fizeram. A abertura f/2.0 ainda é pouca frente a concorrência que já usa ou f/1.8 ou f/1.7 como Galaxy S7.

O novo sistema de foco é eficaz, mas na prática não vi diferença frente a concorrência. O grande destaque fica mesmo por conta do estabilizador eletrônico que consegue que o Xperia XZ faça vídeos surpreendentes mesmo em movimento.

Xperia XZ – Software

  • Não é segredo para ninguém que acho que a interface da Sony é a melhor dentre todos os fabricantes. Consegue uma junção perfeita entre a simplicidade do Android puro e funcionalidades que os fabricantes colocam. Ele roda o Android 6.0.1 e promete que em breve já vem atualização para o Android 7 Nougat. Como ela tem garantido 2 anos de atualizações para seus topos de linha, não precisamos duvidar que o XZ será atualizado muito em breve.

Review Xperia XZ – Prós e contras

Prós

  • Design bonito
  • A prova d’água
  • Hardware potente
  • Excelente desempenho
  • Câmera boa, principalmente filmagem

Contras

  • Preço fora da realidade

Review Xperia XZ – Conclusão

O Xperia XZ é um excelente smartphone, porém tem um ponto negativo descrito acima que acaba com a magia: o seu preço. A Sony realmente está perdida com respeito aos preços, praticando algo bem surreal. Custando menos que ele você pode comprar um Galaxy S7 Edge ou por 3 Xiaomi Mi5s que possui um hardware superior.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *