A Sony trouxe recentemente ao Brasil o Xperia T3, um smartphone com hardware intermediário no nível do Moto G, porém como diferencial ele tem um design premium com materiais de primeira qualidade, além de um design que é encontrado somente em aparelhos topos de linha. Obviamente esse tem um preço: ele custa bem mais que outros com seu mesmo hardware. Será que vale a pena pagar pela construção e o design? É isso que vamos analisar nesse review do Sony Xperia T3.

Design e construção

Como já foi dito, o principal atrativo desse novo smartphone da Sony é justamente seu design. O Xperia T3 traz um visual que lembra bastante o topo de linha Xperia Z2. Porém a Sony optou por usar outros materiais em sua construção. A carcaça do aparelho é feita de alumínio. Graças a isso, as suas laterais são prateadas e dar  um ar de sofisticação ao aparelho ao se fundir com a traseira emborrachada.

Os botões laterais também são prateados e se harmonizam com a lateral. Há o botão de stand-by, o dedicado a câmera e também a abertura para inserir o cartão micro SD e o SIM Card. Como toda a linha da Sony, ele traz o conceito Omnibalance que traz o botão de ligar maior e no meio do aparelho.

xperia-t3-button-900-90

Aqui um detalhe interessante, na parte de dentro dos cartões há um papel que forma uma espécie de gaveta para o SD e o SIM, facilitando inserir e retirar os mesmos. Isso evita acidentes como a quebra deles, fato comum no Xperia Z2.

Xperia T3 sim card

Já na parte traseira, a Sony também caprichou no acabamento. Não usou nem o plástico dos aparelhos inferiores como o Xperia M2 e nem o vidro usado no Xperia Z2. A empresa resolveu colocar uma plástico com uma textura emborrachada, bem parecido com o material usado pela Motorola no Moto X. O resultado é que não arranha e também não escorrega e muito menos fica impregnado com gordura com no M2.

A parte de trás também equipa a câmera de 8 Megapixels na parte superior esquerda. Já parte de baixo há um alto falante.

Xperia T3 traseira

Tela

Em termos de tela, o Xperia T3 também não decepciona. Ele possui uma tela de 5.3 polegadas que deixa ele no limite de ser um smartphone e não um fablet.  O tipo de tela usado é IPS e possui a tecnologia Bravia Engine 2 da Sony e também a Triluminous display.

xperia t3 tela

Ele possui uma resolução HD de 720 x 1280 pixels, muita gente pode reclamar que é uma resolução baixa para o tamanho da tela.  Claro que uma tela dessa ficaria uma maravilha com resolução full HD, porém a resolução HD não atrapalha em nada o seu uso, pelo contrário, com um hardware intermediário uma tela full HD gastaria ainda mais processamento. A tela tem um excelente brilho e mesmo debaixo do sol dá para enxergá-la bem. Mesmo olhando bem de perto não dá para perceber os pixels dos ícones.

tela xeria t3 icone

 

Mais uma vez uma boa característica do T3 vai bater na questão do preço. Embora a tela seja ótima para seu hardware, um celular de cerca de 1300 reais com 5,3 polegadas merecia uma tela full HD para justificar o seu preço.

Câmera

Imagem2 013

Ele possui uma câmera de 8 Megapixels que traz a mesma qualidade dos aparelhos topos de linha. Em minha opinião esse seria um dos principais motivos para comprar o T3 – além do 4G –  afinal com o hardware dele é a opções bem mais baratas como o Moto G 2014. A câmera também traz o bom sensor Exmor RS da Sony, o mesmo utilizado nos smartphones mais tops. Ela é bem rápida, consegue focar e tirar fotos em pouquíssimo tempo. E os controles manuais, embora básicos, ajudam bastante se você entender um pouco. Mas no geral o modo automático é a melhor opção.

Screenshot_2014-10-02-16-18-00

A câmera produz excelentes fotos em ambientes bem iluminados. Ela não estoura nas cores e nem abusa dos contrastes, recursos esses que a maioria dos smartphones intermediários utilizam para tentar camuflar a má qualidade do sensor. Ela sempre inicializa no modo automático, chamado “Auto superior”. Ele detecta a melhor opção de acordo com o ambiente, é faz isso muito bem. A única função que a câmera não ativa automaticamente no “Auto Superior” é o HDR, esse você precisa fazer manualmente.

camera xperia t3 foto
Foto tirada com o dia ensolarado

Já em ambientes poucos iluminados o desempenho é inferior a outros modelos mais potentes como Xperia Z2. Nessa condição ela gera bastante ruidos para compensar a ausência de luz.  Porém, comparado com outros modelos com o mesmo hardware ele se sai bem.

camera xperia t3 foto a noite
Foto quase no breu

A câmera frontal é de 1.1 MP e consegue gravar vídeo em HD. É outro ponto superior a concorrência. Embora as fotos com resolução máxima em HD não cheguem perto da principal, a qualidade é boa para tirar selfies, para quem gosta. Abaixo uma foto tirada com ela.

Como dito, ela possui alguns recursos de software interessantes como o modo Retrato que oferece diferentes estilos para registrar fotos selfies. As opções são: Cotidiano, Escritório, Natural, Delicado, Jovem, Clássico, Praia, Festa, Boneca ou Balada.

Screenshot_2014-10-02-16-17-46

Há também o Ar Effects, onde ao tirar fotos aparecem diversas animações na tela. Não é lá algo muito útil, mas para é legal para mostrar aos amigos.

Ela filma em full HD e também tem uma qualidade boa, não tão boa quanto fotografar, mas é capaz de fazer bons vídeos.

No geral, comparando ela com o Xperia M2, que tem basicamente o mesmo hardware do T3, a câmera dele é superior ao M2 em todos os aspectos, porém não justifica a gritante diferença de preço que os separam.

Hardware

Screenshot_2014-10-02-16-18-34Na parte de hardware, como já dito algumas vezes ele é um intermediário. Abaixo uma lista de suas principais especificações:

  • Processador Quad-core Snapdragon 400 de 1.4 GHz
  • GPU Adreno 305
  • 1GB de RAM
  • 8GB de armazenamento interno
  • Conexão 4G
  • NFC

No geral é um smartphone rápido e raramente trava. Porém, não é um topo de linha, embora o preço esteja quase lá. Principalmente ao rodar jogos muito pesados, como o Modern Combat 5, embora ele rode perfeitamente, não consegue extrair o máximo de gráficos que o jogo oferece ao comparado com um com processador superior. 1GB de RAM chega um momento que atrapalha. Depois de usar muitos aplicativos o celular começa a dar uma leves travadas, principalmente nas transições. O que me incomodou um pouco, é que quando ele está no extremo de uso de RAM e processador, o teclado começa a demorar a aparecer na tela. Você clica em uma barra de digitação e depois e o teclado leva uns 2 segundos para aparecer.

No Antutu benchmark ele fez mais de 19 mil pontos, o que tá média desse porte de aparelho.

Mas o que mais me incomodou e com certeza influenciaria em muito na compra do Xperia T3, é a memória interna. São apenas 4,98 GB livres para uso. Isso acaba rapidamente com 2 ou3 jogos pesados. Embora ele tenha entrada para cartões micro SD, não existe opção de mover nada para ele, mesmo lá na opção de aplicativos. Mesmo depois de dar acesso root e instalar um app que movimenta dados de aplicativos para o cartão, ele não deixa os apps fazerem isso. É frustante.

Software

O Xperia T3 roda o sistema Android 4.4.2. Segundo a Sony ele receberá em breve uma atualiazação parao 4.4. A interface é a mesma usada pela Sony em todos os seus aparelhos. No geral é bem rápida e funciona direito. Eu, particularmente, não acho que ela tenha as mesmas opções e aplicativos úteis como tem a da LG, porém está bem a frente do TouchWiz da Samsung, que consegue ser lento e não fazer nada de muito útil.

home

No menu de aplicativos, bata arrastar a lateral que é mostrada uma barra na esquerda. Ali você organiza todo o menu como a ordem de exibição, tem também um localizador de apps além de um botão de desinstalar apps que facilita em muito a vida. O launcher possui vários temas de diferentes cores para o usuário customizar.

A multitarefa também é customizada e possui, além dos thumbnails dos apps abertos, ícones para abrir mini apps. São aplicativos pequenos que ficam “flutuando” na tela.

Na parte de música há o sempre presente aplicativo Walkman, sem dúvida um dos mais completos players de música para Android. Ele não só reproduz músicas, o Walkman é uma espécie de hub de entretenimento onde você pode compartilhar suas listas, acionar canais de músicas e até mesmo comprar músicas através do serviço Music Unlimited. Para fechar, ele também conta com diversos efeitos de áudio e também um equalizador de música. Quem tem um Sony não precisa de um player de terceiro e ponto final.

Screenshot_2014-09-22-09-30-55 Screenshot_2014-09-22-09-31-10

Há também o TrackID, que identifica a música tocando no ambiente à la Shazam, além do TrackTV, que deveria funcionar da mesma forma para programas de TV. O grande problema deste último é o Brasil não está disponível, ou seja, mesmo que a ideia seja interessante, o app se torna inútil, a não ser que você esteja viajando.

Outro destaque é o Socialife, que reúne atualizações de seus contatos de redes sociais. Basta conectar Facebook, YouTube, Twitter e até feeds de notícias para receber as novidades em um único lugar. Se você estiver em dúvida sobre o que baixar, o Sony Select faz sugestões de aplicativos, temas e jogos.

Vídeo Review

Prós e contras

Prós

  • Câmera boa
  • Conexão 4G
  • Tela de boa qualidade
  • Design e acabamento de topo de linha

Contras

  • Muito caro
  • Pouco espaço de armazenamento
  • Muito caro
  • Difícil de achar

Conclusão

Se você procura um smartphone com tela grande e possua um design bem slim o Xperia T3 é uma opção. Também possui um hardware satisfatório e uma câmera acima da média. Porém ele esbarra, e muito, no preço. Ele está sendo vendido na faixa de 1200 ~ 1300 Reais. Preço bem próximo a aparelho com hardware superior como o Nexus 5 ou LG G2. Pela metade do preço você pode comprar o Xperia M2 que tem praticamente o mesmo hardware, tendo somente a tela menor e a câmera pior.  Para completar há o problema com a falta de espaço para instalar aplicativos.

Se você procura um smartphone com tela grande, preza por construção e não instala muitos aplicativos, ele é uma excelente opção. Agora se você procura por alto desempenho e quer um smartphone para durar ainda alguns anos, existem smartphone com hardware melhor no mesmo preço que do Xperia T3.

Review
Custo x beneficio
6.5
Tela
8
Câmera
8.5
Perfomance
8.5
Bateria
8.5
SHARE
Post anteriorLG anuncia no Brasil LG L Prime com TV digital
Próximo post10 melhores smartphones dual SIM de 2014

Sem comentários

Deixe uma resposta