É um smartphone? é um tablet? é um fablet? Essa é a primeira pergunta que o usuário se faz ao ver pela primeira vez o Xperia T2 Ultra. Não é a primeira vez que a Sony causa essa impressão, o mesmo aconteceu com o Xperia Z Ultra, que já testamos por aqui. A diferença é que o T2 ultra foca em um público que não quer gastar tanto assim em um aparelho com tela enorme. Ele tem um hardware intermediário que conta com processador quad-core, tela de 6 polegadas HD e câmera de 13 MP. Seu grande chamariz é o preço, que em primeira instância pode parecer barato para o que ele oferece, mas será que isso se reflete no seu uso diário? É isso que veremos nesse review do Xperia T2 Ultra Dual.

Como de costume, antes de entrarmos nos detalhes desse aparelho, vale a pena dar uma assistida no vídeo review que fizemos dele, assim vocês terão uma noção do tamanho e de suas funcionalidades.

Vídeo Review

Design e construção

Olhando ele de perto, ele se parece muito com os topos de linha Xperia Z2 e principalmente como o Xperia Z Ultra. No design ele é muito parecido, mas nem de longe reflete a qualidade de construção que os irmãos, bem mais caros, possuem. Tudo começa com o material usado. Enquanto os topos de linha esbanjam um corpo de vidro com detalhes de metal e ainda são a prova de água e poeira, o T2 Ultra é inteiramente feito em plástico. Mas é um plástico de boa qualidade. O único problema com ele é a que ele é brilhante, tornando-o um verdadeiro imã de impressões digitais.

Leia também | Review Xperia Z2

Quem usa muito o celular, vai reparar que ele ficará com um aspecto de sujo depois de um tempo, graças a gordura das mãos que inevitavelmente irão grudar no aparelho. Tenha sempre em mão um paninho para limpar.

Xperia t2 ultra dual traseira
Imã de impressões digitais

Ele é um aparelho grande, bem grande. A Sony teima no design avantajado onde ela faz questão de fazer bordas superiores e inferiores gigantescas, somando isso a uma tela de 6 polegadas, o resultado é ter quase um tablet nas mãos. Suas medidas são:  165.2 de altura, 83.8 de largura e 7.7 mm de espessura. Pelo menos ele é bem fino. O peso é de 172 g, o que não é pesado para seu tamanho. Abaixo uma foto comparando o tamanho dele com o Galaxy Note 3.

T2 ultra vs note 3
E você pensando que o Note 3 era grande…

Nas laterais ele, assim como todos os modelos da Sony, traz o grande botão prateado, os botões de volume e o dedicado a câmera além da entrada para cartão micro SD. Na frente há a sua câmera frontal de 1.1 MP e faz vídeos em HD 720p.

Xperia T2 Ultra dual botões

As entradas para fone de ouvido fica em cima, a de microUSB ficam na parte superior, já a entrada para os cartão SIM ficam na outra lateral. Aqui o usuário tem que tomar cuidado pois a capinha que tampa os conectores são bem frágeis.

Xperia T2 ultra dual tampinha

Tela

A tela dele é de 6 polegadas com resolução de 720p, ou 1280 x 720 pixels. Pode parecer pouco para uma tela desse tamanho, ou mesmo se comparar com outros aparelhos com telas menores que já possuem resolução full HD. Porém, vale lembrar que estamos falando de um smartphone com hardware intermediário o que implica em um preço reduzido. Com isso em mente, uma tela desse tamanho e ainda full HD agregaria um custo bem maior, fora de sua proposta. A densidade é de mais ou menos 245 ppi.

xperia t2 ultra dual tela

Na prática, a resolução está de bom tamanho. No uso comum que fica entre 15 e 30 cm, a visão é muito boa e não há defeito na resolução, como tipo aparecer o serrilhado (pixels) no ícones. Se trata de uma tela IPS o que ajuda bastante na qualidade, ela tem um bom brilho e contraste e mesmo sobre o sol dá para usar ele.

Xperia T2 ultra dual icones
Detalhe nos ícones, só bem de perto para enxergar o “serrilhado” neles

A tela dele traz as tecnologias Triluminous e também a Brava engine 2, ambas herdadas dos televisores da marca. Embora a tela não se compare com o Xperia Z Ultra ou o Galaxy Note 3, já que são fablets bem mais caros, se compararmos ele com concorrentes diretos como o Gran Duos, ele é infinitamente melhor. Nessa faixa de preço não há um com tela melhor que ele.

Câmera

A câmera dele foi um dos pontos que eu mais gostei. Estranhamente muitos reviews por ai detonaram ela. A questão básica é que os “grandes sites” querem que um smartphone intermediário tenha um super desempenho e o comparam com modelos bem mais avançados. Na sua categoria a câmera é muito boa. Nos meus testes, usei ele juntamente com o Optimus G, com o G2 Mini, com o Moto G e com o L90. Todos com preços próximos a ele. No geral, o T2 Ultra se saiu muito melhor que ele em todos os ambientes.

Xperia T2 Ultra dual camera

Durante o dia ele tira boas fotos, embora o software dá uma exagerada no contraste das fotos. Durante a noite ou em lugares pouco iluminados ele se saiu razoavelmente bem, porém superior a todos os citados acima. Fotos em que o Moto G – pior de todos disparadamente no quesito – não aparecia absolutamente nada, nas mesmas tiradas com o T2 Ultra elas saíram nítidas e reconhecíveis.

Claro que nem tudo é perfeito. Fotos com baixa luminosidade as fotos ficam reconhecíveis se olhada em resolução baixa ou mesmo diretamente em sua tela. Porém, ao dar ZOOM nas mesmas dá para notar que as cores ficam bem lavadas e as imagens distorcidas. Isso se deve ao fato que para compensar a ausência de luz, o software dele joga o ISO lá em cima para tentar aparecer algo. Repito: para um smartphone intermediário tá de bom tamanho.

xperia t2 ultra dual foto dia
Foto tirada durante o dia
xperia t2 ultra foto noite
Foto tirada com pouca iluminação
xperia t2 ultra foto noite detalhe
Foto com pouca iluminação, detalhe com Zoom

O aplicativo de câmera é recheado de funções. Mas no final das contas o melhor é deixar no automático, é ali que serão tiradas as melhores fotos. No geral, um ponto negativo é que a câmera é um pouco lenta, principalmente se você escolher o ponto focal. Além disso em algumas ocasiões, estranhamente depois que você foca um alvo, na hora que você tira a foto ela muda o foco, mas é só de vez em quando.

App cria cenários com animações
App cria cenários com animações

A câmera frontal é fraquinha, só serve para aqueles selfies básicos mesmo. Falando em selfie, o app tem um efeito interessante próprio para alto retratos. Assim que tira a foto ele recebe um filtro de imperfeições, uma espécie de “fotoshopada” instantânea para melhorar a foto, ou melhor, corrigir suas imperfeições.

Ele grava vídeos em full HD. Porém não é a sétima maravilha do universo. No geral a qualidade é aceitável, embora algumas vezes nitidamente o vídeo fica travando na hora de gravar gerando um efeito robótico no resultado final.

Software

Quando a Sony me entregou o aparelho, cerca de 1 mês atrás, ele rodava o Android 4.2.1. Mas no começo da semana passada recebi uma notificação de uma atualização via OTA. Se tratava de uma atualização para o Android 4.4.2 Kitkat. Ele ganhou a mesma interface usada no Xperia Z2, exatamente a mesma. Além de melhorar o desempenho, a câmera (que justificaria a minha opinião diferente de outros veículos) ele ganhou apenas algumas perfumarias no design.

Screenshot_2014-08-11-22-08-38Screenshot_2014-08-11-22-08-17

A interface usada pela Sony continua sendo bem intrusiva, modificando radicalmente o Android. Porém, ao meu ver, ela é bem leve e bonita. Já dá para notar nela também uma tendência ao Android L, já que os ícones não possuem muitas texturas e possuem cores bem chapadas.

Screenshot_2014-08-11-22-08-46Screenshot_2014-08-11-22-08-54

Na parte de aplicativos nativos, o destaque vai para o app Walkman que é o player oficial de música. Ele é bem completo com efeitos de áudio e equalizador. Eu, particularmente, não vejo necessidade de ter um player de música de terceiros nos aparelhos da Sony. Assim como no Z2, ele é um hub onde é conectado ao serviço de streaming da Sony. Lá você pode comprar músicas e outras coisas. Já o palyer de vídeo também tem conexão com a Sony Unlimited, porém o que é oferecido lá não funciona no Brasil, vai entender.

walkman1walkman2

Hardware e desempenho

Ele possui um hardware intermediário. Abaixo um resumo de suas especificações:

  • Processador quad-core de 1,4 GHz Snapdragon 400,
  • 1GB de RAM,
  • 8GB de armazenamento
  • Cartão micro SD
  • Dual Chip

Vale lembrar que o modelo vendido no Brasil, que é Dual SIM, não possui conexão 4G. Digo isso pois o modelo vendido em outros países que são Single Chip possuem conexão 4G. Antes que perguntem, a Sony já nos disse que não planeja lançar a versão 4G no Brasil.

No geral ele teve um bom desempenho. Qualquer jogo que exista hoje na Google Play ele consegue rodar sem problemas. No vídeo testamos o Modern Combat 5 e ele rodou se engasgo nenhum.

No Antutu Benchmark ele fez cerca de 17 mil pontos, aproximadamente a mesma pontuação do Moto G, L90 e outros intermediário que usam o mesmo chipset.

No quesito da bateria ele também se sai bem. Sua bateria de 3000 mAh está bem acima da média. Obviamente issso só foi possível graças ao seu tamanho avantajado, onde gera espaço para uma bateria maior. Como ele não tem nada de excepecional que consuma mais bateria que os concorrentes com o mesmo hardware, seu desempenho é excelente para os padrões atuais. Ele aguenta 1 dia de uso pesado ou 2 dias de uso moderado. Quando digo moderado, posso dar o meu exemplo. Fico com o 3G e o WiFi ligados direto, uso a câmera ocasionalmente e ou ço pouca música. E cerca de 1 hora de Netflix durante o dia, com esse uso ele aguentou 2 dias.

Prós e contras

Prós

  • Tela enorme e com boa qualidade e resolução
  • Bom hardware
  • Câmera boa para sua faixa de preço
  • Suporte a cartão micro SD
  • Preço baixo pelo que oferece

Contras

  • Ausência do 4G
  • Plástico suja muito, gerando aspecto ruim ao aparelho

Conclusão

Com preço médio rondando os 1 Mil Reais, o Xperia T2 Ultra Dual tem ótimo custo-benefício e é uma ótima opção para quem curte telas grandes. Embora tenha um hardware comum no geral encontrados em aparelho mais baratos, ele tem qualidades exclusivas como a tela grande e de boa qualidade, câmera boa e principalmente uma bateria excelente que aguenta facilmente 1 dia de uso forte.

Na cetegoria de fablets ele é indiscultivelmente o melhor nessa faixa de preço. Seu maior concorrente seria o Samsung Grand Duos que 8 em cada 10 usuários reclama da lentidão e travamentos frequentes além de sua péssima câmera.

Gostou? Clique nos links abaixo e compre seu Xperia T2 Ultra Dual.

Onde comprar?

Como dito no vídeo, o preço gira sempre em torno de 1000~1200 reais, dependendo das promoções. Abaixo algumas sugestões de onde comprar:

Ricardo Eletro – 1039 Reais

Girafa – 1099 Reais

Submarino – 1169 Reais

Americanas – 1234 Reais

1 Comentário

Deixe uma resposta