Depois de pouco sucesso com o Xperia Z3+ e seu processador esquentadinho, a Sony resolveu trazer para o Brasil o seu intermediário mais potente, para tentar apagar o Z3+ da mente dos usuário: O Xperia M5 Dual chegou ao Brasil, com sua boa câmera e bom acabamento. Porém chegou caro, muito caro. Será que a Sony acertou com ele? Vamos ver nesse review.

Review Xperia M5 Dual – Design e construção

Seguindo a mesma linha de design da linha Xperia Z, o Xperia M5 poderia passar facilmente por um modelo top da Sony. Possui praticamente o mesmo acabamento, com vidro na frente e na traseira e o uso de metal no aro. Quer dizer, quase isso. Diferente da linha Z onde todo o aro é feito de aluminio, no Xperia M5 a Sony usou plástico, mas nas quinas utilizou o metal, segundo eles para proteger mais nas quedas.

xperia-m5-quina
Xperia M5 Dual tem laterais de aluminio para absorver impactos

Porém, podemos dizer que ele não ficou tão elegante. Além do plástico nas laterais, ele ficou um pouco grande para sua tela. Isso se deve ao fato das enormes bordas que ele possui em volta da tela. Mas ele é fino, possui apenas 7,6 mm. No geral é um aparelho muito bonito, como todos os modelos da Sony costumam ser.

Review Xperia M5 – Hardware e perfomance

Aqui é o ponto crucial que o diferencia da linha Z. Ao invés de utilizar processadores da Qualcomm, a Sony resoveu colocar nele um chip da chinesa Mediatek. O modelo escolhido foi o mais potente da atualidade, o Helio X10. Ele possui 8 núcleos de 2 GHz Cortex A53. Na teoria, ele é o competidor do Snapdragon 810, justamente o problemático usado no Xperia Z3+. Mas, na prática, não é bem assim.

Realizando as mesmas tarefas simultaneamente com o Xperia Z3+, enquanto o aparelho top esquenta muito, o M5 quase que não esquenta. Isso com certeza facilita muito o uso do aparelho, algo que incomodava bastante no Z3+.

antutu-m5-3-w782
O Xperia M5 tem pontuação mediana no Antutu Benchmark

velamo-w782

Mas nem tudo são flores. Confesso que fiquei desapontado com a perfomance do Xperia M5. Como disse acima ele tem um bom desempenho, mas pelo preço e pelos comentários mundo a fora sobre o Helio X10, esperava mais.  Mesmo com 3 GB de RAM, algumas vezes o aparelho travou. O pior é que em duas oportunidade ele desligou e não ligou mais. Tentei todas as combinações de botões e nada. Só “ressuscitou” depois de conectado a tomada durante uns 2 minutos. Tirando essas 2 vezes, o aparelho tem um bom desempenho, mas de excelente intermediário e não de um bom top de linha.

Outro ponto interessante é que ele vem com TV digital com suporte a resolução HD. Porém não tem antena interna, é necessário colocar a antena, que é o adaptador para um fone de ouvido. Ela pegou bem na maioria dos lugares abertos e alguns fechados.

xperia-m5-tv
TV digital funcionando em HD no Xperia M5

Mas o grande problema do seu hardware, fica por conta dele ter apenas 16 GB de armazenamento interno. Pagar R$ 2.600 em um smartphone com essa armazenagem, é sacanagem da Sony.

Review Xperia M5 – Software

A Sony traz novamente a Xperia UI, sua interface própria que é muito bem vista pela maioria dos usuários. Ela combina bem com o Android Lollipop 5.0. Tornando-se leve e com várias características do Android puro mantidas. Isso inclui a tela de bloqueio, as configurações rápidas e a tela de aplicativos recentes. A barra de notificações também mantém o visual do Android Lollipop stock. Quanto a atualizações, está planejado que será atualizado. Mas o fato de vir com o 5.0 ao invés do 5.1 preocupa um pouco.

interface-m5-w782

A interface da Sony é uma das que se mantém mais próximas do Android puro, o que agrada a muitos. A mudança mais drástica é o menu de aplicativos. Eu, particularmente, o acho bem mais bonito e funcional que o menu do Google Now Launcher com opções práticas de organização de aplicativos, desinstalação e outras funções.

Infelizmente a Sony também exagera na quantidade de aplicativos bloatware, pelo menos a maioria deles dá para desinstalar manualmente. Aplicativos como o PSN (PlayStation Network), o Xperia Lounge e o “What’s New” serão usadas por poucas pessoas, o do Playstation sequer funciona completamente no Brasil. Mas não podemos deixar de citar que há os bons aplicativos para gerenciamento de midias, principalmente o player de áudio Walkman, um dos mais completos que existem para Android.

Review Xperia M5 – Tela

A tela do M5 é uma tela de 5 polegadas com resolução full HD, é a resolução perfeita para seu tamanho. A tecnologia usada foi o IPS. Ela trás a tecnologia Bravia Engine 2, usada no Xperia Z2, garantindo um bom brilho e branco mais real.

Tela-xperia-m5
Tela do Xperia M5 é viva e muito bonita

No geral se trata de uma excelente tela, embora inferior a tela do Xperia Z3 e Z3+. Mas não deve em nada para as telas de aparelhos top de linha no mercado.

tela

Porém, como já dissemos antes, comparar o Xperia M5 com o Xperia Z3+ é algo inevitável, já que possuem preços semelhantes. Desse modo, o Xperia M5 tem uma tela inferior ao irmão maior, já que se trata de uma categoria abaixo que a Sony cobra igual. De qualquer modo, a tele é excelente para sua categoria.

Review Xperia M5 – Câmera

Segundo a Sony, o grande trunfo do Xperia M5 é a qualidade de sua câmera. Afinal, ele está somente abaixo da recente linha Xperia Z5. Ele utiliza o sensor IMX320 que é, por exemplo, utilizado no Nexus 6 da Huawei, um dos mais aclamados smartphones da atualidade. Ele possui abertura f /2.2 e 21.5 MP.

xperia-m5-camera
O Xperia M5 tem uma das melhores câmeras da categoria

Além disso, possui algumas tecnologias da Sony, a mais destacada é o autofoco hibrido que, segundo a Sony, consegue focar uma imagem e tirar a foto em apenas 0.15 segundo. Nos nossos testes ele realmente é rápido porém somente quando ele consegue focar, pois aconteceu algumas vezes dele se perder e não saber o que focar.

A câmera frontal é de 13 MP, como acontece com o Xperia C5 Ultra Dual, já que ambos compartilham o mesmo sensor fronta mas não possui flash, isso fica a cargo do Xperia C5 Ultra Dual, que a propósito é o mesmo sensor. No geral, percebi que as fotos são de excelente qualidade.

Abaixo algumas fotos tiradas por ele. Clique nelas para visualizar o tamanho original.

foto-xperia-m5-2 foto-xperia-m5-3 foto-xperia-m5-5 foto-xperia-m5-6 foto-xperia-m5

As fotos noturnas não são das melhores, afinal sua abertura não colabora. Além disso, há o sempre presente problema do pós processamento da Sony que normalmente aumenta o ISO e as fotos acabam ficando granuladas a noite.

Review Xperia M5 – Vídeo Review

Review Xperia M5 – Prós e contras

Prós

  • Câmeras com excelentes qualidades, para um intermediário
  • Acabamento premium
  • Tela excelente

Contras

  • Preço absurdamente caro
  • Bordas grandes
  • Processador parece estar limitado pela Sony

Review Xperia M5 – Conclusão

O Xperia M5 Dual teria tudo para ser disparado o melhor intermediário da atualidade. Ele possui vários aspectos de hardware que o colocam de igual para igual com a maioria dos tops de linha do mercado, Além disso tem o diferencial de ser a prova d’água e ter uma câmera muito boa. Ou seja, é um excelente smartphone sem dúvidas. Mas, infelizmente, custa muito caro. Além disso, ter apenas 16 GB de armazenamento interno prejudica muito.

Com o preço que ele está custando, existem aparelhos tops de linha que custa menos. Assim, fica difícil o escolher.

Sem comentários

Deixe uma resposta