Web Analytics

Como saber se seu Xiaomi está com Shop ROM e quais os problemas com elas

Como saber se seu Xiaomi está com Shop ROM e quais os problemas com elas

Uma das perguntas que mais recebo lá no youtube quando posto vídeos de aparelhos da Xiaomi, é se veio com Shop ROM. Outra vai mais além, para quem não está acostumado com esse termo, muitos perguntam o que é uma Shop ROM. Nesse artigo irei responder as duas perguntas.

O que é Shop ROM?

Marcas como Lenovo, Xiaomi e Leeco normalmente lançam seus smartphones focando inicialmente no público da China e quando o assunto é  China e tecnologia, existem várias leis sobre o que as fabricantes podem e o que não podem colocar nos smartphones. Para obedecer essas leis, as fabricantes lançam uma ROM especifica para os usuários chineses. Essas ROM normalmente só possuem o idioma chinês e inglês. Além disso, devido a várias leis, eles não possuem serviços da Google como: PlayStore, Google Chrome, Google Maps, Google Drive e outros.

Para os chineses é normal, pois lá tem serviços que substituem tudo o que o Google faz, em chinês. Para o resto do mundo, fica impossível usar esses smartphones. Mas o que tem isso haver com as Shop Rom? Como as empresas demoram para lançar versões globais, com serviços do Google e outros idiomas, isso quando lança, as grandes lojas chinesas dão um “jeitinho” de contornar a situação.

Eles compram milhares de smartphones com ROM chinesas. Depois de comprados, uma equipe de programadores da própria loja altera a ROM chinesa colocando outros idiomas – na maioria das vezes com traduções porcas – e instalam serviços do Google. Pronto, essa é um Shop Rom, como sugere o nome, é feita pelas lojas.

Pode parecer ruim, mas isso ajuda muita gente que quer comprar um aparelho da Xioami, LeEco ou Lenovo sem se preocupar em aprender chinês.

Problemas com Shop Rom

O primeira grande problema são as atualizações. Como dito acima, essas ROMs são feitas pelos lojistas. Isso quer dizer que eles não irão se preocupar em atualizar a ROM quando sai uma versão nova do Android. Os fabricantes, obviamente, também não, afinal não foram eles que modificaram. Quais os problemas disso?

  1. Sem atualizações para sempre, seu smartphone fica sucetivel a novos vírus, problemas e outros tipos de bugs. Eles nunca terão alguma correção.
  2. A loja não tem nenhum interesse em te dar algo usável. Então a atualização é feita de maneira bem ruim. Além de erros com os idiomas, muitas vezes ainda vem com aplicativos de lojas e propagandas que aparecem do nada para vocês. Pior, propagandas em chinês.
  3. Este é o maior problema, geralmente, quando um usuário tem uma ROM modificada, ou falsa no seu smartphone Xiaomi, ou de outras marcas citadas, elas não são otimizadas para melhorar consumo de bateria.

Como saber se seu Smartphone Xiaomi está com Shop Rom?

Vamos lá, antes de tudo, é bom saber se você comprou em lojas como Gearbest, Banggod ou outras parecidas. Há 99% de chance de serem com Shop ROM. Mas, para ter certeza, basta seguir os passos abaixo:

  • Ir para Configurações de telefone.
  • na seção telefone de informações.
  • Procure na seção Versão do MIUI.

Uma vez que você tem o número de versão, você saberá se é falso ou original através dele. Todas as versões que acabam em 0.0 ou 9.9 são Shop Roms da MIUI. Isto significa que se você está a MIUI 7.2 é uma ROM Global estável e se você está na versão 7.2.0.0 conta com uma ROM modificada, Não tens uma ROM Global estável, mas que os fabricantes estão enganando você. Estão enganando porque eles colocam lá “Global estável”, mesmo não sendo verdade.

Versões do MIUI não têm finais numéricos duplo ou terminar em zero. Geralmente estas versões acabam na dia e mês que foram lançadas. Se esta é a versão 7.2.6.30 Isto significa que foi lançado no dia 30 do mês 6.

Essa dica serve para todas as linhas da Xiaomi, seja a Redmi ou a Mi. Redmi 3, Redmi 4, Redmi note 3, redmi note 3 Pro, Redmi note 4, Redmi note 4X, Redmi 4, mi 5, mi 6, mi 5s e todos outros se encaixam aqui.

Comentários

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar

    Bom dia, André!

    Então… eu comprei um phablet 4G da Lenovo – modelo TB3-730M – pela BangGood.

    Como saber se a ROM dela é “global” (de verdade)? Ela tem todos idiomas conhecidos bem como acesso ao Google.

    Só para referência, ontem baixou em instalou um app terminado em 新聞(jornal). Pelo ideograma que precedia parecia ser alguma coisa relacionada à pesquisa (imagino que seja a algum site de busca). É lógico que desinstalei na hora e não sei dizer do que se tratava.

    Valeu!

  • DISQUS: 0