Review Xiaomi Mi5s, o novo monstro da chinesa!

Mais um smartphone chinês aqui na nossa área de reviews. Mas não é qualquer um, estamos falando do Xiaomi Mi5s, que foi uma dos lançamentos mais badalados durante 2016. Será que ele é realmente melhor que o Mi5? Será que compete de igual para igual com a concorrência? Continue a leitura e descubra.

Review Xiaomi Mi5s – Design e construção

Assim como acontece com a maioria dos smartphones da Xiaomi, o Xiaomi Mi5s possui um excelente acabamento e construção. A grande mudança fica por conta da Xiaomi ter trocado o vidro ou cerâmica utilizados no modelo anterior mi5 e substituído por metal. Embora não tenha o mesmo apelo visual, fica mais resistente já que houve muita reclamação do Xiaomi mi5 quebrar facilmente.

traseira xiaomi mi5s

Traseira do Mi5s agora é de metal

O grande destaque, em minha opinião, é algo que o mi5 já tinha e foi mantido no Xiaomi Mi5s: sua ergonomia. Mesmo tendo uma tela relativamente grande, o encaixe nas mãos do mi5s é perfeito. Isso graças a sua espessura perfeita de 8.5 mm, nem muito espesso nem muito fino, e, principalmente: a curvatura nas laterais em formato de concha que se encaixam perfeitamente nas mãos. Além disso pesando apenas 145 gramas, ele não incomoda nem um pouco.

alto falantes xiaomi mi5s

Encaixe perfeito nas mãos graças a curvatura e espessura

Nas laterais temos os botões de metal. Um detalhe é que achei os botões um pouco soltos, dando a impressão que irão se quebrar. É um erro de projeto que pode ser consertado, ou até já foi, em lotes mais novos.

botões xiaomi mi5s

Botões parecem estarem um pouco soltos

Na parte traseira temos a câmera e os Leds flash. Interessante é que os Leds entram na parte curva do aparelho. Achei um detalhe de projeto bem legal e diferenciado. Como agora é de metal, as antenas são expostas no Xiaomi Mi5s.

Review Xiaomi Mi5s – Hardware e desempenho

Ele tem um hardware bem parrudo, e trás o que há de mais novo atualmente. Lembrando que são 2 versões do Mi5s: Uma com 4GB de RAM w 128 GB de armazenamento e ainda com tela com 3D touch. A outra versão mais simples é com 3GB de RAM e 64 GB de armazenamento, é essa que estou testando.

No gera o Xiaomi Mi5s é muito rápido. Ajuda também a MIUI 8 que é uma modificação no Android extremamente eficiente. Ele roda vários aplicativos em segundo plano e os mantém lá. Fiz uma teste comparando o Galaxy S7 e o Xperia XZ e lá dá para notar como o aparelho da Samsung não segura os apps, ele força o fechamento. No mi5s isso não acontece, ele trata muito bem a multitarefa. Os 3 GB de RAM são mais que suficientes para ele.

Ele fez mais de 103 mil pontos no Antutu, pode parecer uma pontuação baixa, mas a versão com mais RAM passa dos 130 mil facilmente. Mas números de benchmarks não são necessariamente um padrão para ser considerado. O uso cotidiano é o que vale. Mesmo com jogos pesados como Unkilled ou Asphalt 8 ele consegue manter os gráficos no nível máximo sem tratamentos ou lentidões.

Mas a novidade está do lado de fora: o leitor de impressões digitais, diferente dos sensores capacitivos que temos hoje, é ultrassônico. Uma vantagem do novo sensor é que ele pode enxergar seu dedo mesmo se a fabricante posicioná-lo sob vidro, metal ou plástico — o Mi 5s traz apenas uma discreta marcação no vidro onde antes ficava o botão de início com sensor embutido.

Review Xiaomi Mi5s – Tela

A Xiaomi manteve seu ótimo padrão em telas. A tela do Xiaomi Mi5s tem 5,15 polegadas e resolução full HD. A tecnologia empregada é o LCD IPS. A proteção usada nela não foi divulgada, mas segundo uma pesquisa feita há uma proteção tão boa quando o Gorila Glass 3 ou 4, só não deve ser uma de marca conhecida. Em vários dias usando como smartphone principal realmente não reparei nenhum arranhão, mesmo com algumas quedas.

A qualidade é impressionante. Se tratando de IPS, dentre várias que testei só perde para a tela do Xperia XZ. Ela tem um brilho excelente e mesmo debaixo de luz forte do sol, dá para usar o mi5s tranquilamente. Só o preto que achei muito esbranquiçado, mas o meu padrão de comparação é um S7, ai é difícil ser bom perto dele.

Review Xiaomi Mi5s – Câmera

A câmera do Xiaomi Mi5s foi uma grande surpresa. A do Mi5 já era muito boa, mas ela melhorou na maioria dos aspectos, porém piorou em outros. O sensor utilizado é um da Sony, o modelo IMX378. Ele é simplesmente considerado o melhor do mercado. Ele equipa, por exemplo, o Google Pixel que é o aparelho com melhor pontuação no DxO Mark. Só a abertura que não anima muito com f/2.0. Ela usa a tecnologia Super Pixel de 1,55um e tem o tamanho de 1/2.3″.

As fotos durante o dia são sensacionais, com uma fidelidade de cores e contrastes excelentes. Comparando com o Galaxy S7, durante o dia as fotos ficaram no mesmo nível e, em alguns casos, melhores.

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

Bastou uma grande sombra para a qualidade cair um pouco

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

Tirada com luz artificial. Resultado bom.

Durante a noite o resultado é bom, mas poderia sem bem melhor. Um dos motivos é a já citada abertura, mas principalmente a ausência de um estabilizador ótico, que estranhamente a Xiaomi tirou pois o Mi5 o tinha.

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

Foto tirada a noite. Ele consegue captar detalhes desde que fique imóvel

No modo manual dá para conseguir boas fotos a noite, porém somente com o celular apoiado ou em um tripé, pois sem o estabilizado ótico fica muito difícil. A mesma foto tirada com o S7 segurando o smartphone na mão, é impossível tirar com o Mi5s. Porém, com ele apoiado, os resultado fica próximo.

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

No modo manual dá para melhorar, mas somente em um tripé

Mas partindo do principio que um celular é algo rápido, para tirar do bolso e tirar a foto de um determinado momento, o potencial do mi5s durante a noite cai por terra, uma pena.

A câmera frontal também é muito boa. Ela possui 4 MP e também conta com abertura f/2.0 e super Pixel de 2um. Além disso grava videos em full HD. A qualidade das fotos são muito boas, bem acima da média dos smartphones. Só faltou ter uma lente grande angular para estar entre as melhores.

fotos tiradas pelo xiaomi mi5s

Câmera frontal tem um bom desempenho

Ele grava vídeos em full HD e também em 4K além de câmera lenta. Mas sem dúvidas que a Xiaomi cagou no mi5s em sua capacidade de gravação. Primeiro que estranhamente ela não oferece a opção de gravar com 60 fps, simplesmente não há explicação lógica para isso. Além disso, os vídeos gravados são bem aquém do que esse excelente sensor é capaz. A sua estabilização eletrônica é péssima e os vídeos, embora tenham uma qualidade de imagem impressionante, fica picotados e tremidos. Uma pena.

Xiaomi mi5s – Bateria e áudio

Ele possui uma bateria de 3200 mAh. O desempenho dela é muito bom, mesmo com um uso pesado no dia, gravando vídeos, tirando fotos e display sempre no máximo do brilho. Ele aguenta até o meio da tarde sem uma tomada. Agora um uso comum, moderado, o usuário consegue chegar ao fim da noite com pelo menos uns 20% de bateria.

A qualidade sonora é boa, não excelente. Primeiro que embora ele tenha duas grades de alto falantes na parte de baixo, há mesmo somente um. Questão de estética. Pelo menos ela não tirou a saída de fone de ouvido.

Review Xiaomi Mi5s – Prós e contras

Prós

  • Preço imbatível
  • Qualidade de construção e design muito bem feitos
  • Boa perfomance
  • Boa bateria
  • Câmera excepcional durante o dia

Contras

  • Não tem suporte para cartão micro SD
  • Fotos a noite poderiam ser melhores (ausência de OIS)
  • Qualidade para gravação medíocre
  • Não tem AT no Brasil

Review Xiaomi Mi5s – Conclusão

Estamos diante de um verdadeiro top de linha, mas que custa menos que a maioria de intermediários no Brasil. Com um hardware novo, design e construção primoroso e ainda uma tela e câmera acima da média. Ele é uma excelente opção para quem quer desempenho mas não quer pagar acima de 2 Mil Reais em um smartphone. Claro, que tenha em mente que não há AT no Brasil caso quebre.

Ele está sendo vendido há R$ 1080 (14/12/16) na Gearbest, nossa parceira. Então já sabe, clique aqui e compre ele. Afinal, o dólar só tende a aumentar durante os próximos meses, então agora é uma boa hora.

9.0
Pontuação final
Design e acabamento: 9.0
Hardware: 9.0
Tela: 9.0
Bateria: 9.0
Câmera: 9.0

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0
Google Analytics Alternative