O pessoal do Kantar Word Panel realizou uma pesquisa no mundo todo para saber como que anda o market share dos sistemas móveis. O que gostei da pesquisa deles, é o fato que são na ralidade várias delas divididas por países. E sendo o Brasil um país emergente e com grande potencial, tivemos uma pesquisa separada. O interessante é que por aqui é totalmente diferente de todos os mercados analisados. Somente no Brasil o Symbian ainda reina absoluto seguido do Android e Windows Phone.

A pesquisa mostra que o Market Share de sistemas móveis no Brasil tem como líder o Symbian, com 64.5%, Android com 19.6%, Windows Phone com 3.8%, RIM com 2.5% e iOS com 2%. Claramente o iPhone ainda tem pouca penetração por aqui, claro que o preço praticado pela Apple não ajuda. Vai um destaque para o Windows Phone que vem ganhando mercado no Brasil. Como o Symbian é líder, e consequentemente a preferência pela Nokia, os usuários estão migrando para o sistema da Microsoft. Se a Nokia saber usar essa liderança, o Windows Phone tem tudo para alcançar o segundo lugar.

Nos EUA o Android reina absoluto com 62.9% seguido do iOS com 24.6%. Na Europa o Android também domina em todos os países. Clique aqui e veja um pdf com a pesquisa completa.

Fiquei curioso e surpreso com essa pesquisa, sendo assim resolvi fazer uma enquete rápida com os leitores do tekimobile:

[poll id=”10″]

Via Winphone Brasil

5 Comentários

  1. O Symbian até que não é um mal SO com os novos updates…

    Porém devemos incluir nesta lista o MTK RTOS, que o utilizados nos "xing-lings" (que se contar o número de funkeiros no Brasil, ele é lider absoluto…) e é usado também nos celulares da Motorola da linha EX, nos Alcatel OneTouch e em alguns Sony/Ericsson.

  2. Felizmente, mesmo com a maioria dos blogs querendo detonar o Symbian, falando mal dele, que está morto etc, ele ainda é o mais usado (e o mais estável e robusto na minha opinião – uso Nokia Belle FP2 e Android); é incrível como só se fala do Android e iOS nos programas e blogs de tecnologia, puro modismo.

  3. Apenas comprova a asneira da Nokia em ter matado o symbian, ainda o considero o OS com os melhores recursos nativos , só peca pelo navegador ruim.

  4. No PDF de pesquisa original os titulos indicam 2011 e 2012 e a ultima coluna diferenca.
    Symbian tinha 64.5 em 2011 e agora 26.7.
    Em 2012 Android esta na frente

  5. a leitura da tabela está errada, não? a segunda coluna é a atual e a terceira é a diferença da primeira pra segunda. Ou seja, android na frente. O symbian foi o que mais caiu.

Deixe uma resposta