Há alguns anos, para tristeza de alguns, a Nokia abandonou o sistemas Symbian e adotou o Windows Phone, foi a única empresa que apostou todas as fichas no sistema da Microsoft, na contramão da maioria que fez o mesmo com o Android. Anos se passaram, a Nokia também matou o Maemo, a RIM está morrendo aos poucos com seu Blackberry enquanto Android e Windows Phone estão crescendo. Se o Windows Phone está crescendo, ponto para a Nokia, certo? Errado. De acordo com um relatório da Opera Mediaworks, que mediu a quantidade de tráfego através de anúncios mobiles, tanto o tráfego móvel gerado pelo Windows Phone como as receitas com publicidade foram ridiculamente insignificantes, ficando atrás do já morto Symbian e do quase morto Blackberry. Esses dados são importantes já que a Opera Mediaworks é uma das mais importantes redes de publicidade mobile do mundo.

Em números, o Windows Phone obteve apenas 0,35% de todo a receita gerado por todos os sistemas móveis, atrás do BlackBerry com 1,35% e do Symbian com 0,84%. Já no volume de tráfego, a decepção continua com o sistema da Microsoft gerando apenas 0,49% do tráfego mundial, atrás do BlackBerry  com 2,11%  e Symbian com 4,21%.

O líder de tráfego através de smartphones é o Google, com 36% do tráfego enquanto o iPhone está em segundo com 29%. Mas se somar todo o tráfego gerado pelos sistemas iOS e Android, contando com os tablets Androids e o Ipad, os números se invertem. Nesse caso, a Apple é líder absoluta com 43,39%, na frente do Android que gerou 37,71% do tráfego mundial. Isso porque o iPad, sozinho, corresponde a impressionantes 12,7% do tráfego mundial. Já os tablets com Android correspondem a apenas 1,67%.

opera-q42014-730x224

Esses números são muito importantes, já que refletem diretamente em como os desenvolvedores de apps encaram o Windows Phone. Se o sistema gera uma receita tão insignificante, é muito difícil os desenvolvedores se interessarem pelo sistema, pois a possibilidade de não ter lucro é muito grande. Compensa muito mais investir no Android, ou melhor ainda, no iOS que é um sistema altamente lucrativo para eles.

Pensando pelo lado monetário acima, pergunto a vocês: qual será o futuro do Windows Phone?

Via TNW

1 Comentário

  1. Embora náo simpatize com o WP ( tive um L720) acredito que com certeza se manterá na 3a posição , é um OS que evoluiu pouco se compararmos WM 6.5 com WP8 no parâmetro funções nativas do OS , as evoluções foram pífias, o que mantem o atual share são os L520 da vida que sao comercializados a um bom preco

Deixe uma resposta