Se você lê o Tekimobile, é muito provável que use ou mesmo conheça uma das melhores ROMS customizadas para aparelhos como o robozinho a bordo, a CyanogenMOD. Se não conhece, aconselho muito que vá lá dar uma olhada no trabalho dos caras que a anos trazem as novas versões do Android para aparelhos que foram esquecidos no limbo pelos seu respectivos fabricantes. O grupo CyanogenMOD não só cria soluções para atualização e melhorias gerais na performance dos aparelhos, como inspira muitos outros grupos e desenvolvedores ao redor do mundo que modificam a Cyanogen oficial para que ela se adapte a outros aparelhos não aficialmente cobertos mas que são tão válidos quanto.

Esse é o caso do grupo MadTeam por exemplo,  que através da CyanogenMOD trouxe o Gingerbread para o popular Samsung Galaxy 5 qua há muito havia sido abandonado pela própria Samsung, com a ROM não só deixando o Android de entrada atualizado como melhorando o desempenho geral, autonomia da bateria, respondibilidade do touchscreen e muito mais coisa legal.

A CyanogenMOD é talvez o melhor exemplo da maior qualidade do Android: a possibilidade da comunidade de desenvolvedores e usuários de melhorem o sistema sem precisarem depender de fabricantes ou mesmo do próprio Google. O que eles fazem é um trabalho no minimo louvável, e como geralmente acontece mais cedo ou mais tarde com trabalhos realmente bons, o reconhecimento chegou. E ele veio em forma de números: mais de um um milhão de downloads únicos já foram feitos dessa que uma das melhores custons roms existentes. Destes, 200 mil downloads foram só da versão 7.1 da Cyanogen. Quem se aproxima mais deste numero é a CM versão 7.1RC, com 48 mil.

Está tudo muito bem explicadinho lá na página de estatísticas no site do grupo. Outra curiosidade: o aparelho onde usuários mais instalam a CyanogenMOD é o HTC Desire, com 81,000 instalações.

Se considerarmos os 200 milhões aparelhos Android que já foram ativados no mundo, e percebemos que 1 a cada 200 Androids por ai roda a CyanogenMOD, vemos que esse é um número MUITO relevante. Isso de um grupo totalmente independente, movidos pela vontade de melhorar o sistema que usam. Hoje é um bom dia para a comunidade Android.

Se você não conhece o trabalho dos caras, tem um aparelho que está desatualizado ou que talvez seja meio antigo, dê uma passada lá no site do projeto e veja se o seu aparelho está entre os suportados pela ROM, ou dar uma fuçada la no XDA Developers pra ver se alguém já fez um port, como é bem comum de acontecer.

via[Android and Me]

 

6 Comentários

    • sim , e a unica maneira em atualizar devices com mais de 1 ano de forma confiavel melhorando desempenho em geral do device.

  1. mas e se o device for um aparelho relativamente novo no mercado, há alguma vantagem em instalar esse rom?

    • sim no caso se seu aparelho nao tiver funcao radio nem tv e possuir interface grafica do fabricante colocar essa rom vale a pena o aparelho fica bem mais rapido e eficiente

  2. Meu Optimus One tem a Cyanogen 7.2 estável , só que vou esperar receber suporte oficial pelo Cyanogen Team pra ter certeza de ótimos desempenho e estabilidade.

Deixe uma resposta