O Nokia 808 Pureview é o primeiro smartphone da Nokia que possui uma câmera inovadora que é fruto de uma parceria da Finlandesa com a fabricante de lentes Carl Zeiss. Além da câmera de 41 Megapixels possui o melhor hardware que um Symbian já teve e pela primeira o velho sistema mostrou várias características dos outros dominantes.

Hardware

O Nokia 808 Pureview possui um processador de 1,3 GHz, 512 MB de RAM e GPU Broadcom BCM2763. De armazenamento interno ele possui 16 GB além de suporte para cartões micro SD.

A tela é de 4 polegadas de AMOLED. Possui uma excelente qualidade com ótimo brilho e contraste. A tecnologia Clear Black ajuda a tela a ser mais viva, pois graças a ele o preto é realmente preto ajudando no contraste das cores. Mas como nem tudo é perfeito, a resolução de 360 x 640 pixels desaponta. Se ele tivesse uma resolução maior com certeza daria para aproveitar ainda mais seus ótimos recursos. Ela também possui a proteção Gorilla Glass que garante resistência a riscos. (não a quedas como alguns acham).

Design

Embora ele seja um aparelho bonito – em minha opinião – ele está bem longe do “padrão de beleza” atual onde vemos aparelhos cada vez menores e mais leves.

dimensoes_808_pureview

Ele possui de espessura praticamente 14 mm de espessura e pesa 169 gramas, o motivo? simples, a câmera. Além dela ser grande, pois precisa ser assim graças ao seu sensor de 41 Megapixels, ela também é pesada. Mas a Nokia soube driblar a câmera, ao redor dela o celular é levemente encurvado que além de melhorar o visual melhora a empunhadura.

Ele é feito de plástico, porém de ótima qualidade de construção, algo já tradicional na Nokia.

Software

Ele roda o sistema Symbian, ou melhos, o Nokia Belle. Ele acabou de receber uma atualização para a featured pack 2 que, dentre outras novidades, trouxe o pacote office da Microsoft e outras sincronizações com a empresa americana. Tudo isso fruto da parceria que começou entre as empresas com o lançamento do Windows Phone.

O Symbian, embora ultrapassado, é um sistema muito rápido e nem de longe lembra a versão utilizada no antepassado Nokia N8. Ele é muito fluido, tem múltiplas telas home e Widgets que agora se movimentam entre as telas. Puxando a tela de cima para baixo nos deparamos com botões de acesso rápido estilo Android. Com ele é possível conectar WiFi, Bluetooth e rede de dados.

No geral o sistema agrada, porém o grande pecado continua sendo a loja de aplicativos que tem poucos apps disponíveis se comparado com Android e iOS e até mesmo com o Windows Phone. Embora achemos facilmente os principais aplicativos dos outros sistemas, a ausência de bons jogos desanima um pouco.

Câmera

Esse é o grande destaque desse aparelho, o motivo pelo qual é justificável comprar um. Ela possui um incrível sensor de 41 Megapixels, que ao contrário do que muitos críticos desentendidos dizem, não existe nela interpolação como acontece com celulares xing-lings, é o contrário como veremos adiante.

As lentes, fabricadas pela Carl Zeiss, utilizam tecnologia usada na fabricação de câmeras utilizadas em satélites. O conjunto de lentes, software e hardware forma a tecnologia Pureview, ou seja, Pureview não tem nada a ver com números de pixels.

Mas porque tanto pixels? é um exagero? não, pelo contrário. Com esses 41 Megapixels a Nokia conseguiu, em partes, resolver um problema comum em câmera de celulares: a ausência de um Zoom óptico. O sistema utilizado é chamado Oversampling, nele quando você está no modo Pureview a resolução final da foto é de até 8 Megapixels, onde ficam os 41 Megapixels? eles são, digamos, diminuídos. O software do Pureview transforma 7 pixels em pixels comprimidos que juntos formam 1 pixels. Porém esse pixel fica com todas as qualidades de luz, contraste e etc, dos 7 megapixels. Isso resulta em fotos super brilhantes. Além disso na hora de dar um ZOOM você consegue diminuir a fotos e focando onde você quer aumentar sem perder qualidade, afinal esse é o funcionamento do ZOOM digital.

Agora se você tirar foto na resolução máxima (34 MPx em Widescreen) você consegue o mesmo efeito, porém com uma foto muito maior e consequentemente mais pesada. Abaixo alguns exemplos de fotos:

Na parte de filmadora, ele também se destaca por fazer vídeos em Full HD 1080p. Podemos destacar o fato que é possível dar ZOOM gravando, utilizando a tecnologia Pureview, ou seja, sem perder muita qualidade.

Conclusão

Como perceberam o Review foi bem direto e reduzido do que o comum, e esse será o nosso padrão daqui para a frente, o foco e os detalhes agora ficam por conta do Vídeo Review (logo abaixo).

Resumindo ele é um excelente aparelho, o melhor, para o que se propõem: ser um câmera phone. Como smartphone ele é um modelo mediano graças ao Symbian, que embora seja um bom e leve sistema, tem muitas desvantagens em relação ao Android, iOS e Windows Phone 8. O único porém fica mesmo por conta do preço, que considero muito salgado. Mas acredito que ele irá baixar bastante nos próximos meses ficando abaixo dos mil reais.

Vídeo Review

9 Comentários

  1. Muito caro, da ultima vez que chequei o preço estava 2000,00… O que é realmente um absurdo pra um smartphone que tem como vantagem somente a camera! Com esse dinheiro você compra um belo de um smartphone Android e uma camêra boa o suficiente pra não sentir falta alguma do 808.

    Também dúvido muito que o 808 fique abaixo dos 1000 reais em alguns meses, só a lente de 41mpx deve custar 60% do valor total gasto na produção do aparelho. Daqui alguns meses o PureView vai parar em 1100,00 e ainda assim não vai valer a compra… No final das contas o 808 não passa de um smartphone básico de 500 reais com uma camêra muito cara que não faz tudo o que uma camêra cara faz!

    O smartphone que promete de verdade é o Lumia 920. Esse sim vai ser digno do valor proposto, com novas tecnologias e um sistema com mais capacidades, o novo Windows Phone 8. Com a chegada do Lumia 920 é até burrice gastar tanto num aparelho com data de morte "agendada"! =/

    • Thiago, estou precisando trocar de aparelho, me indique um smartphone básico de 500 reais com GPS, 16G de memória com slot pra cartão, saída HDMI, processador de 1.3Gz, camera frontal, sistema de som com microfone digital, NFC……me indica ai vou comprar uns 10. Abraços

  2. Por 1000 reais até que valeria a pena…pela câmera , e o OS da para o gasto, me é muito mais simpático do que o travado ,não personalizável e fragmentado WP , que a proposito quase não possue apps decentes na Marketplace BR e o wp8 será uma continuação deste mico.

    • Hahaha… Windows Phone travado? De onde você tirou isso? Da desciclopedia? Kkkk

      Windowd Phone 7 é o sistema que roda mais liso e é o sistema mais facil de mecher nessa geração!

      • Travado no sentido de OS com muito pouco recurso, concordo que é muito fácil , tão fácil que se torna incrivelmente chato após o 1o dia de uso.E a Marketplace? É uma piada…..ridicula…não disponibiliza apps simples como blacklist , battery tile ou outras simples…fora a brutal fragmentação de apps que ocorrerá em breve com a vinda do wp8…curta o morto do seu wp7.x …eu já vendi o meu…a proposito o Update para o 7.8 somente em março de 2013…com pouquíssimas novas funções….e o recém nascido wp8 tambem possue data de óbito , em abril de 2014 extingue-se garantia de atualização do wp8 pela M$.

Deixe uma resposta