Facetime

A Apple é famosa por criar produtos que normalmente revolucionam o mercado, o iPhone é o maior exemplo, alguém lembra como eram os Smartphones antes do iPhone? cheio de botões, telas pequenas, os famosos “tijolos”. Quando o conceito do iPhone apareceu todo mundo torceu o nariz: ninguém precisa de telas touchscreen em celulares, ele não é smartphone é apenas um celular, smartphone é o N95 e assim por diante. Mas se pararmos e olharmos, hoje TODOS os smartphones e sistemas lançados seguem a linha que o iPhone criou, quer exemplos? tela touch sem botões e teclados, telas capacitivas, lojas de aplicativos, etc. Mas hoje a Apple anunciou algo “revolucionário” chamado Face Time, peraí: Face Time? que isso Tio Jobs! mudar o nome da vídeo chamada e falar que é algo revolucionário? pegou pesado em, porém…

A vídeo chamada na minha opinião é o recurso mais fantástico e ao mesmo tempo inútil que existe, afinal ninguém para no meio da Rua olha para a tela do celular e começa a conversar. Mas usar em casa e em ambientes internos a história muda, e pensando exatamente nisso mais uma vez Steve Jobs faz uma tacada de mestre, afinal ao apresentar o Face Time no iPhone 4 hoje ele focou o seu uso no conforto da casa, usando a conexão Wi-Fi e não o 3G e sem aquelas propagandas de operadoras onde as pessoas estão sorrindo todas felizes na rua conversando com a tela do celular. Mas você pode me perguntar: Mas para quê vou fazer uma vídeo chamada no iPhone em casas se posso fazer a mesma coisa com minha Webcam do computador? sinceramente eu não sei, mas se Steve Jobs falou que é útil quem duvida? também ouvi há alguns meses atrás pessoas falarem: para que vou querer usar um tablet com tela grande dentro de casa se posso usar meu Notebook? o resultado não preciso nem dizer….

Só para complentar, o FaceTime na verdade é mais que um aplicativo pois se trata de um protocolo de videochamadas. Assim como o conhecido XMPP que é usado pelo Google no Google Talk, o FaceTime ainda poderá ser usado outras empresas para oferecer vídeo chamadas para seus clientes. Como já dito ele só funcionará por WiFi, pelo menos em 2010, já depois disso não sabemos.

Abaixo o vídeo oficial do Face Time do iPhone:

4 Comentários

  1. O pulo do gato pra mim, é o fato de só poder ser feito de Iphone 4 para Iphone 4, imagina o quanto isso vai alavancar os americanos a querer trocar o seu Iphone3GS pelo novo???

    Pra nós simples normais isso pode até ser bom tb, uma enchurrada de Iphone 3GS baratinhos no Ebay….rsrsrsrsrs

Deixe uma resposta