Vale a pena ter você ICS?

A Sony Ericsson fez um pronunciamento onde disse que atualizar smartphones Android para o ICS (Ice Cream Sandwich) não necessariamente é uma boa opção dependendo do seu aparelho. Ela enfatizou que, ao contrário do que muitos dizem, o ICS não é mais leve, consome mais memória e também mais espaço. Graças a isso, resolvi dar minha opinião sobre o assunto já que há muito venho analisando isso.

Basta darmos uma lida em algum blog de nicho do Android que logo é possível ler nos comentários, ou mesmo no post, pessoas criticando muito algumas marcas por não atualizarem seus aparelhos. Eu sei que na maioria dos casos a reclamação é mais do que certa, pois ver um Motorola Milestone 3, por exemplo, ser esquecido acho uma falta de respeito com o consumidor. Porém temos que ser honestos: a maioria dos usuários brasileiros ainda nem chegarão na casa dos processadores de 1GHz, quanto mais nos dual cores. Mas o caso é que mesmo em aparelhos com processadores de 1GHz ou mesmo de 1.4GHz como o Galaxy W, talvez uma atualização para o ICS não seja tão importante ou necessária do jeito que é pregado por aí.

Vale a pena ter você ICS?

Obviamente se você tem um smartphone com processador dual core, rodar a versão mais nova do sistema é uma maravilha, mas por favor, não achem que só trocando o Android 2.3 Gingerbread para o ICS que seu aparelho se tornará outro aparelho muito mais rápido que antes, como alguns dizem por ai. Isso não é verdade. Como a Sony Ericsson disse, as vezes a melhor experiência é continuar com o sistema atual ser ele lhe atende melhor. O que acontece é que a mídia bloguística (existe isso?) fala tanto nisso que os  usuários ficam tão obcecados pelo o que leem que acabam fazendo a noticia de uma não atualização uma tempestade.

Já fiquei um tempo com um Galaxy S rodando o ICS, também com um arc e depois com um Defy, todos rodando ROMs alternativas do ICS. O resultado? em minha opinião os aparelhos ficaram piores. Se em algumas transições eles ficaram mais rápidos, na hora de abrir alguns aplicativos ou mesmo navegar na internet começarão a aparecer alguns lags. Ou seja, no fim das contas ficou a mesma coisa, então porque atualizar? Agora no Defy a coisa foi outra, antes estava rodando o Gingerbread do Cyanogem e depois que passei para o ICS, o smartphone ficou mais lento e com vários bugs, não valendo a pena continuar.

A minha última experiência foi com o XOOM. Sinceramente não achei nada de diferente o ICS nele, afinal a interface dele não é tão diferente do Honeycomb e os aplicativos funcionam em ambos normalmente. E então posso afirmar, não faria novamente. Não estou dizendo que ele ficou pior, mas sim que não melhorou em nada.

Notem que isso não é uma critica a quem atualiza para versões novas com ROMs alternativas e também não estou de jeito nenhum apoiando a conduta dos fabricantes, o que estou dizendo é que antes de pensarmos em atualizações devemos pensar no que ela realmente vai te ajudar, ou atrapalhar. Se o seu smartphone está dando conta do recado, não está travando e faz tudo o que você necessita, porque atualizar?

Mas saliento que existe vários tipos de usuários do Android. O texto acima é para aqueles que usam bastante o smartphone e estão preocupados com perfomance independentemente da versão do sistema. Agora existe os hard users que gostam de mudanças e modificações, aqui é um caso a parte.

E vocês, acham realmente que é tão necessário atualizar todos os aparelhos como muitos frequentemente reclamam em blogs e fóruns da interwebs?

 

20 Comentários

  1. Eu acho que deveriam disponibilizar sim um update, se o telefone tiver a capacidade de recebe-lo. Fica a cargo do usuario atualizar ou nao. Tenho o xperia neo V, acho que eles irao fazer o upgrade, claro que fiquei contente, mas se eu perceber que caiu o desempenho, de alguma forma, arranjarei um jeito de voltar pra 2.3.4… É tambem um absurdo lançar hoje um aparelho com uma versao ja desatualizada do sistema ou ate mesmo um aparelho que nao dê conta, pois se uma pessoa quer um aparelho so pra falar, ela vai comprar um telefone e nao um smartphone, acho injusto motorola, samsung e lg, lançarem aparelhos com processador <1ghz, por mais que pra uma pessoa isso nao importe, hoje nao faz mais sentido.

  2. Quando penso em uma atualização, tenho em mente as novidades de interface e novos recursos do que o desempenho em si. No caso do Xoom, por exemplo, a interface não teve lá muitas novidades, mas gostei bastante de poder fechar as tarefas e poder usar o Chrome ao invés do navegador padrão do Android.

    No caso do Nexus S foi diferente. A mudança da interface do 2.3 para para o 4 foi bem maior. Ainda assim, no final das contas acabei vendendo o Nexus S e indo para o Galaxy Note, voltando a ter o Android 2.3. Estou satisfeito com o que tenho, mas ainda aguardo a atualização para ter o bom gerenciamento das tarefas, o Chrome e a interface nova (que provavelmente terá que ser forçada por algum launcher alternativo, já que a Samsung vai colocar o TouchWiz).

    Tendo como base minha satisfação com o Galaxy Note em termos de recursos, posso dizer que realmente a atualização não é lá tão necessária. Se tudo o que eu ganhar for apenas os recursos que citei, já estarei contente…

    Se eu me vejo nessa posição de não precisar tanto assim da atualização, imagino que usuários menos "geeks" devam ter ainda menos necessidade. Como o ICS tende a ser mais pesado, é provável que a atualização chegue a ser prejudicial em hardware modesto.

    • É exatamente onde queria chegar. Mesmo nós que somos geeks estamos começando a querer algo funcional e não o mais novo. Por isso que acho que a Apple está um passo a frente do Android. Pois sua politica de atualizações preza a melhor experiência dos usuário sempre.

  3. Eu tenho um Atrix e, ao instalar o ICS (CM9 e outras variantes), achei a performance dele, no geral, bem bacana. O lance é que pra ele não tem ainda drivers para GPU e a cam ainda está cheia de bugs. Mas fora isso, está perfeito e bem rápido. Eu acharia uma pena a Motomerda abandonar o Atrix, pois ele tem potencial, é um puta celular. O que deixou ele lento foi Blur maldito que a Motomerda colocou. Mas quando se põe um CM7/9 nele, o papo é outro. Tudo é muito rápido. Portanto, nele, acho necessário, sim, fazer o update. É importante saber que as ROMs que andam por aí no formato ICS não são oficiais. Portanto, Galaxy S, Xperia Arc e Defy sempre vão apresentar resultados que não são 100% satisfatórios.

  4. Acredito que o livre arbitrio importantenneste caso, caso o usuario do android deseje atualizar seu device mesmo ciente que perdera em usuabilidade a mesma deveria ser liberada….estas sao as grandes vantagens do iOS , WP e inclusive o symbian3 sobre o fragmentado android…todos os devices recebem atualizaçoes, mesmo parciais em caso de falta de hardware…

  5. Acho isso tudo uma bela bobagem… Tem gente que compra hoje o celular e já quer atualizar, nem aproveita o que o aparelho tem a oferecer…
    O Android 2.2 para o 2.3 quase não se vê diferença, já no ICS só vale se rodar ele default sem customizações, porque se não fizer isso novamente será sutil as mudanças…
    Alias no passado isso não existia, quem inventou isso foi a Apple que solta novas atualizações que deixam o aparelhos mais lentos… Não existe milagre, Android 4.0 só nos dual core fica bom, abaixo disso o 2.3 é perfeito…

  6. Eu atualizei o meu LG P500 para o android 4.0.4 CM9 e ele está, realmente, muito mais rápido. No Android 2.3.7 CM7.2 eu tinha que usar overclock para 691MHz para evitar muitos travamentos, no ICS ele a 600MHz não trava! Claro que a ROM não está perfeita, mas é super usável.

    Acho que deveria ser disponibilizado sim para o Galaxy S, Defy, etc. e o usuário decide se quer ou não. O meu iPod Touch ainda está no iOS 5.0.1 pois o iOS 5.1 não tem mudanças significativas pra mim, ou seja, eu escolho se quero atualizar.

    • É verdade Patrick. A ideia de dar opção ao usuário como acontece na Apple é boa. Mas o que acho errado é muita gente condenar um aparelho por não dar para atualizá-lo como se isso fosse essencial.

      • Ai já entra o capitalismo mais rsrs. O Galaxy S poderia muito bem receber o ICS, opcionalmente, mas não sendo atualizado, fica mais interessante para a Samsung, já que se não for atualizado, o pessoal vai atrás do sucessor, ou seja, Galaxy S II.

  7. Claro que todo mundo quer atualizar. Novas funcionalidades sem comprometimento do desempenho. Vide IOS 5.0 e Nokia Belle. Mas no Android como nem sempre é possível acontecer os dois ao mesmo tempo em todos os aparelhos, talvez seja melhor ficar sem atualização mesmo. Eu mesmo já estou enjoado da interface do 2.3.

  8. o problema e todo que altualização 4.0 e mais visual.cara sendo que cada impresa faz o visual de cada celular então não muda muito isso.

  9. possuo um xperia ray com android 4.0.3 (4.1.A.0.562) achei ele mais rapido para inicializar e gostei do visual, jogo need for speed hot pursuit sem travar.

    na minha opinião so nao gostei do design da camera preferia a antiga, fora isso ele esta otimo.

  10. Eu vi uma enorme diferença quando troquei o 2.2 do meu Milestone 2 pelo Cyanogem 2.3.7. Virou outro celular. Agora se o 4 ficasse mais lento, realmente eu ficaria com o atual que me atende 100%. Mas o 2.2, não sei se é porque é Motorola, mas era lento, travava direto, a câmera vivia dando pau. Ta loco quem disse que do 2.2 para o 2.3 não mudou nada, visualmente pode ser, mas internamente é muito mais rápido fora a economia na bateria.

  11. Olá amigo. Primeiro parabéns pelo post, bem informativo e me ajudou muito.

    Só queria informar sobre os erros de português, alguns erros como "chegarão" ao invés de "chegaram" e "começarão" ao invés de "começaram" dão a entender que é um problema crônico de ortografia do autor. E apesar do ótimo conteúdo e informação, o texto pode não ter os devidos créditos por erros simples como esses.

    Desculpe se pareci metido e prepotente, gostaria apenas ajudar a melhorar este ótimo site.

  12. Tinha o 2.3 no meu sony ericson sk17i xperia mini pro ! actualizei para o ICS assim que foi liberada a oficial. Aquilo que tenho a dizer é

    O GTA 3 versão 1.2 rolava bem nele no android 2.3, depois do ICS o que aconteceu ?
    O jogo encrava totalmente é necessário tirar a bateria fora para consseguir reiniciar o telemovel !
    Experimentei a versão 1.3 do GTA com grafismo tudo no minimo penssando ser algum Bug ( PIOROU ) trava e mais depressa!
    Experiemntei a versão 1.1 ( Jogo uns 3 minutos no maximo e trava )
    Experimentei a versão inicial 1.0 ( esta a rolar ate agora sem travar mas com mais lag do que a versão 1.2 no gingerbread )

    Conclusão : ICS é mais pesado sem duvida, manifesta.se nas aplicações (principalmente jogos)

    Dica: Quer continuar usufruir do seu telemovel por mais tempo antes de mandar ele para a sucata e comprar um capaz de rolar o ICS ? Então continue com o ANDROID 2.3 ICS é frescura e é andar para tráz no tempo !

    Dica2 : Está farto do layout 2.3 ? Mude de tema , use o ADW , ou o LAUNCHER PRO !

    Dica3 : A menos que compre um telemovel novo de DUAL core e memória decente NÂO INSTALE DE FORMA ALGUMA O ICS !

    Abraço a todos e espero ter sido claro para todos e tirar todas as duvidas sobre o ICS !

    Informaçoes actuais do meu telemovel :

    1ghz processador

    512 ram

    PAra quem tem telemoveis com estas caracteristicas ou inferiores
    Instalem ICS e depois façam como eu !

    Arrependam-se….

Deixe uma resposta