Com a chegada do 4G parece que o espectro eletromagnético parece que esta ficando pequeno. A algum tempo atrás usuários de GPS alertaram que o uso da nova tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade poderia interromper o sinal dos satélites de GPS. Uma coisa é o seu aplicativo de exercícios ficar doidão no celular, outra coisa bem diferente é um avião com 300 passageiros ter problemas no pouso por conta da interrupção dos sinais do GPS, cenário possível já que as navegações aéreas estão migrando para a plataforma GPS em detrimento ao sistema atual que começará a ser desligado em 2014. (leia a matéria em inglês)

Mas isto por enquanto ainda é só “denúncia”. Algo muito mais urgente esta prestes a acontecer aqui no Brasil mesmo.

Segundo a coluna Outro Canal da Folha de São Paulo até 30.000 assinantes de TV por Assinatura na grande São Paulo irão perder o serviço em breve pelo mesmo motivo: sobreposição de sinais no espectro eletromagnético.

Parte da frequência na região utilizada pelo serviço de MMDS (que transmite o sinal da TV paga em uma faixa de micro-ondas) será utilizada pela nova tecnologia de celulares que chegará em 2013, a rede 4G, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – explica a coluna.

Aparentemente são os assinantes da TVA (Vivo TV) que vão passar a assistir chuviscos na tela ao invés dos pacotes contratados. A Folha também apurou que a atual instabilidade e interrupções nos serviços parecem já estar ligadas aos testes feitos na tecnologia 4G na região.

A Vivo respondeu à Folha que seguirá o que diz o edital sobre o 4G no que diz respeito a liberação de frequências, e que em breve estará avisando aos seus clientes.

Abram o olho!

Você sabia que o espectro eletromagnético está ficando saturado? Qual a sua opinião sobre o assunto. Está disposto a voltar a assistir Faustão e Gugu no domingo a tarde para que outros naveguem em alta velocidade?

Deixe ai o seu recado!

1 Comentário

  1. Kkk bem o negocio será voltar a assinar com operadora de TV a cabo…e torcer para que ratos não roam os cabos kkk

Deixe uma resposta