Recentemente comprei um Redmi Note 4 e, para minha infelicidade, veio com um ROM chinesa. Até ai tudo bem, pois é só instalar a MIUI Global e tudo resolvido, já tinha feito o procedimento no Redmi Note 3. Mas em um tutorial errado, acabei brickando o aparelho. Mas no próprio forum da MIUI, achei um tutorial que ressuscitou o Redmi Note 4 (unbrick Redmi Note 4). Veja como no tutorial abaixo que serve tanto para bootloader bloqueado como desbloqueados.

Esse tutorial também serve para o Redmi Note 3 que usa processador Midiatek – o Note 3 Pro usa Qualcomm. O processo é bem simples, sendo que consiste basicamente em apenas um programa que faz tudo: o So Flash Tools. O melhor é que serve tanto para bootloader bloqueado como desbloqueado.

Downloads necessários

Para baixar os drivers da Mediatek para Windows, clique aqui. Junto do arquivo também vem o programa Sp Flash Tool editado, próprio para esse procedimento. Lembrando que caso você esteja usando Windows 10, será necessário desbloquear a instalação de drivers não assinados digitalmente, para isso uma rápida busca no Google resolve.

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Obviamente também será necessário o download da ROM Global do Note 4. Para baixar sempre a mais nova, basta ir até http://en.miui.com/a-234.html e escolher a mais nova, seja para o Redmi Note 3 (MTK) ou para o Redmi Note 4.

O terceiro arquivo é uma modificação para a ROM. É justamente essa modificação que faz a mágica acontecer, caso não realizá-la seu aparelho será brickado. É o arquivo cust_global.rar. Link para download. Para fazer download, será necessário cadastrar no foruma da MIUI.

Passo a passo para ressuscitar o Redmi Note 4 (Unbrick Redmi Note 4) ou Redmi Note 3

1 – Instalação dos drivers MTK

Após descompactar o arquivo baixado, navegue até a pasta MTK_Driver_Installer_.1352 ext. Dentro dela execute o programa DriverInstaller.exe como administrador.

2 – Substituição do arquivo cust.img

Depois de muita pesquisa, descobri que o grande vilão da instação mal sucedida foi um arquivo chamado cust.img que faz parte do arquivo zipado da ROM. Ele contém informaões sob localização e outros coisas. Para o upgrade do Redmi Note 4, ou para fazer o unbrick Redmi Note 4 brickado para a MIUI 8, é necessário trocar esse arquivo.

Descompacte o arquivo compactado cust_global.rar. Dentro dele está o cust.img. Copie ele e cole dentro da pasta da ROM zipada (também baixada no começo). Ele pedirá para substituir o arquivo existente, aceite. Pronto.

3 – Instalando a ROM GLobal da MIUI 8 no Redmi Note 4

Depois de descompactar o arquivo SP+Flash+Tools+&+Drivers+for+Nikel_by+MrRaines.rar navegue até a pasta SPFlash-v5.1632-Edited e execute o arquivo flash_tool.exe.

Depois do programa iniciar, haverá dois campos para selecionar arquivos. Em Download Agent, navegue até novamente até a pasta do SP Flash Tools, dentro dele selecione o arquivo MTK_All_In_One.bin. 

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Em Scater-loading, navegue até a pasta images dentro do arquivo da ROM Global da MIUI 8 para Redmi Note 4. Lá dentro, escolha o arquivo MT6797_Android_scatter.txt. A tela do programa ficará como acima. Agora, deixe sem selecionar apenas o arquivo preloader, o primeiro quadradinho. Depois clique em Download, na seta verde. O programa ficará com todas as linhas cinzas.

4 – Preparando para atualização e unbrick Redmi Note 4

Deixe o celular desligado e o cabro micro USB conectado somente no PC, no Redmi Note 4 não.

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Agora, no Redmi Note 4, aperte o botão Volume (-) (volume para baixo). Com ele apertado, conecte o cabo USB. NÃO SOLTE O BOTÃO DE VOLUME. O SP Flash Tools irá reconhecer o aparelho (somente se você instalou os drivers corretamente, como descrito no começo). A faixa de progressão irá mudar várias vezes de cores, quando ficar amarela, pode soltar o botão de volume. Agora é só esperar ate aparecer a mensagem de Download Ok, como mostra na imagem abaixo:

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Pode desconectar o celular do USB. Aperte o botão de ligar até o Redmi Note 4 dar uma “tremedinha”, é sinal que ele ligou. Agora espere o sistema iniciar, pode demorar de 5 há 15 minutos.

Pronto, Redmi Note 4 atualizado e ressuscitado depois do brickado, e rodando a MIUI 8 Global.

 

 

14 Comentários

  1. Fiz o download do flashtool, porém meu antivirus o deletou, pois detectou um cavalo de troia. Teria algum outro link? Obrigada!

  2. Também gostaria de saber se é necessário o PC ser de 64bits ou pode ser feito no de 32? Ótimo tutorial!!!

  3. ola! estou com duvidas! esse tutorial é para quem esta com aparelho brickando, ou tenho que fazer dessa forma que está no vídeo para não acontecer do meu aparelho brickando. pois meu parelho ainda esta com a ROM chinesa. obrigado!

  4. Fiz o procedimento de troca de Rom de outro vídeo (do Vanderlei) e deu quase tudo certinho, porém ao ligar o aparelho aparece o Logo Mi e Logo Android como se estivesse para reiniciar e atualizar, porém não sai dái, fica o tempo todo assim e não atualiza e nem entra no sistema….como resolver?

    • o meu estava assim também, e percebi que o problema era a versão da ROM que tinha baixado, como os nomes são bem parecidos veja se voce pegou referente ao seu celular mesmo. no meu caso baixei depois o correto e funcionou.

  5. fiz o procedimento mas ta tendo alguns bugs estranhos como: apps parando , aparece na tela configuraçoes parou e as opcoes resumo ou cancela

  6. Olá,
    Tenho uma dúvida com relação ao download da rom para o redmi note 4. No site tem o primeiro passo que é baixar MIUI flashing Tool e MIUI forum app e no passo 2 que tem a rom. Eu preciso fazer o passo um ou basta ir direto para o 2 e baixar a rom global?

    Obrigado.

Deixe uma resposta