atlas_maps

Já postei aqui antes da possibilidade de usar o Google Maps no modo off-line em qualquer aparelho que possua suporte a Java, mas como agora estou usando um Android essa semana sai a busca de uma alternativa para isso. Por mais que navegar conectado na internet tenha várias possibilidades principalmente no Google Maps, muita gente tem plano de dados limitados e não podem se dar ao luxo de gastar com navegação GPS. Com a solução abaixo você consegue usar o Google Maps mesmo estando off-line, pois o mapa é salvo no cache do aplicativo.

É uma solução para quem não quer comprar um navegador de GPS para o Android que normalmente não são muito baratos, embora ele não trace rota e nem tenha navegação assistida é ótimo para saber pelo menos aonde estamos, já que através do GPS e o mapa do Google ele nos acha dentro do mapa.

Vamos então ao tutorial:

  1. Na Android Market procure pelo aplicativo RMaps, baixe e instale
  2. Faça o download do programa Atlas Creator, descompacte ele e execute o mesmo [link para download]
  3. Abra o Atlas Creator para selecionar e baixar o mapa que você deseje, para isso siga os seguintes parametros:
  • Em Map Source selecione “Google Maps”, então irá aparecer o Mapa, então selecione a área do Mapa que você deseja fazer o download para a navegação.
  • Em Zoom Levels você seleciona o nível de zoom, eu escolhi o 18, para mim está de bom tamanho.
  • Com o trecho de mapa ainda selecionado dê o nome que você deseja para o mapa em “name” depois clique em “Add selection”
  • Agora em Atlas setings você tem que selecionar o formato final do mapa, o RMaps só reconhece o “BigPlanet SQLite” então é esse que você deve selecionar.
  • Agora clique em “Create atlas”. O tempo de download será correspondente ao tamanho do mapa que você selecionou, quanto maior o trecho maior o tempo de download.

Feito o download é hora de passar o mapa para o celular, conecte o celular e monte o SD e então copie o mapa gerado “BigPlanet_maps.sqlitedb”  para o seguinte caminho:  /sdcard/rmaps/maps e agora desconecte o celular.

Abra o aplicativo RMaps e navegue até Menu > Mais > Settings > User defined maps > BigPlanet_maps.sqlitedb  > Enabled Maps. Agora retorne a tela principal aonde aparecem os mapas, clique novamente no Menu > Maps >e selecione o BigPlanet_maps.sqlitedb.

Pronto agora você poderá navegar no Google Maps apenas utilizando o GPS sem estar conectado na internet.

23 Comentários

  1. Nossa cara, se tem uma dica boa no mundo Android, a dica é essa. Muito bom mesmo… Assim que chegar em casa, vou fazer com mais calma 😀

    Vlw!

  2. Uma pena que manipular o o Google maps por esse Atlas Creator é muito trabalhoso/chato. Fiquei 30 minutos tentando tirar o mapa da Asia e trazer para a América do Sul/Brasil =/. Ele é lento e é difícil ajustar o mapa para o ponto que queremos =/ Um toque acidental no Scroll do mouse e já era tudo =/

    Não sei se estou usando a versão correta mas, vou continuar mexendo com o troço…

  3. Consegui… Que mágicow =D

    Dica: Não selecionem mais de uma cidade… O tamanho e o tempo de download podem te frustrar.. De resto, muito bom o/ Parabéns!

  4. Quem quiser pode tentar um q axei no 4shared com tutorial em portugues pelo q eu li e o msm esquema desse aq. Vlw pela dica.

    OBS.: e so procurar por rmaps no 4shared q so tem ele.

    Abraços

  5. Pow, fiz o passo a passo direitinho… Mas no meu caso, gerou uma pasta com várias outras pastas dentro… Mas, nenhum dos arquivos são semelhantes a "BigPlanet_maps.sqlitedb"… E agora? 🙁

    • Também tinha acontecido isso comigo, é porque eu estava selecionando dois níveis de zoom :/ Selecionei só um e deu certo. 😀

    • Gilberto, me ajude por favor. Onde vc mexeu para conseguir funcionar offline ? Tentei de toda forma e não encontrei. Fiz como o André falou e nada, sempre precisa da conexão 3G ou wifi para funcionar. Grato.

  6. Tá. Isso parece legal, MAS, todas as funções do serviços ONLINE estarão disponíveis com essa dica para usar OFFLINE ?

  7. André tudo bem ?

    Cara sinceramente não sei se está funcionando pelo mapa do rmaps ou do próprio google, o fato é que só funciona online.

    Por gentileza nos ajude colocando mais detalhes em como fazer pois fiz selecionando somente a bolinah da cidade de São Paulo e marquei somente o número 1 como zoom para não demorar muito.

    Abs Eduardo

  8. Gente, comigo deu certo, vale lembrar que o aparelho tem que ter a função gps ativado, caso não tenha, nem adianta…

  9. Ricardo:

    Gente, comigo deu certo, vale lembrar que o aparelho tem que ter a função gps ativado, caso não tenha, nem adianta… Caso tenha, dasabilitem a função trafego de dados e wi-fi com o gps ativado que funcionará off-line da internet, porém on pelo gps

  10. Alguém sabe me dizer se funciona com o Google Navigation? Estou no trabalho e chegando em casa vou ver se consigo fazer…

  11. isso aí tá parecendo um MobileGmaps modificado…

    só q ao invés de ir nesse site no Mobile vc vai em MobileCatcher

    não curti muito não

  12. ola amigo no meu Mobile atlas só tem a opção "Big Planet Trancks SQLite" e nao tem "Big Planet SQLite" sera por isso que nao esta funcionando.

Deixe uma resposta