Muita gente me pergunta por e-mail sobre ROMs alternativas /modificadas para o Samsung Galaxy S2 lite. Esse aparelho que vem fazendo um sucesso absurdo no Brasil graças ao seu custo x beneficio ainda roda o Gingerbread e está só na promessa de ser atualizado para o ICS até o fim do ano. Como possuo esse aparelho sempre estou atrás de ROMs para ele, mas até agora só existe projetos utilizando o Gingerbread, sendo assim acabo sempre ficando com a Stock da Samsung. Mas ontem experimentei uma nova ROM chamada “JetMOD” que me agradou muito.

Antes, leiam a ficha completa com as especificações do Samsung Galaxy S2 lite

Embora ela seja também baseada no Gingerbread, gostei que ela possui quase todos os recursos gráficos do ICS, e outros impossíveis de reproduzir por falta do Kernel do ICS, foram modificados e ficaram “parecidos” como a multitarefa que tem o mesmo visual, porém não dá para fechar arrastando infelizmente.

[related_posts]É fato que ela na realidade utiliza vários aplicativos disponíveis na Google Play para transformar o Gingerbread em um ICS, mas ter tudo em uma ROM sem a necessidade de instalar vários apps achei mais prático, além disso a ROM já está rooteada. Vamos ao tutorial, e depois um vídeo demonstrando como ela ficou.

Antes quero lembrar que não nos responsabilizávamos por qualquer dano ao seu celular. Outra coisa é que teoricamente instalar o recovery e uma ROM modificada viola a garantia do aparelho. Por último, saiba que será necessário formatar seu aparelho, sendo assim aconselho fazer um backup de tudo antes de prosseguir.

Instalação do Recovery é necessária

A instalação dessa ROM não é feita via ODIN, ou seja, é necessário que você tenha um Custom Recovery instalado no seu celular. Atualmente só existe um para o S2 lite (I9070) e é o “TWRP Recovery for Galaxy S Advance”. Abaixo um breve tutorial de como instalá-lo. Tutorial original do Blog Aplicativos Android.

  • Faça o download do TWRP clicando aqui. Feito o download, descompacte para qualquer lugar do seu PC.
  • Agora faça o download do programa Odin.
  • Agora no seu celular ative o modo de depuração, para fazer isso faça o seguinte: Entre em configurações, Aplicações, Desenvolvimento e ative o modo de Depuração USB.
  • Desligue o seu aparelho e depois o re-ligue só que em modo de download, caso não saiba como fazer isso basta segurar o botão de volume pra Baixo + Botão Home + Power.
  • Quando aparecer essa mensagem, conecte o cabo usb ao celular e ao pc com o Odin – instalado anteriormente – aberto, então pressione Volume para Cima
  • Agora a tela mudará de imagem, irá aparecer essa abaixo:
  • Então o Odin reconhecera o celular (Uma lacuna amarela acendera no Odin que indica que seu aparelho foi reconhecido) (Alguns drivers poderão ser instalados antes disso)

odin

  • Clique em PDA e selecione o arquivo kernel.bin.md5 que você extraiu no passo 1. Não utilize o botão PIT e deixe somente ticada as opçoes “Auto reboot” e “F. Reset Tim”. Se outra estiver selecionada, desmarque.
  • Espere o celular reiniciar e pronto

Tendo o Recovery instalado, agora é a hora de instalar a ROM JetMOD

Instalando a ROM JetMOD do Android Gingerbread com interface do ICS

A instalação na realidade e extremamente fácil.

  • Baixe a ROM JetMOD clicando aqui, agora copie o arquivo baixado para a raiz do seu cartão SD. Note que não é para descompactar o arquivo, do jeito que ele vem em extensão .zip copie para o SD. Agora desligue o aparelho.
  • Entre no modo Recovery, para isso basta ligar o aparelho apertando juntos o botão ligar + home + volume para cima. O aparelho irá ligar e ir até o logo “Galaxy SII lite”, não solte os botões ainda. Ele irá religar mais uma vez, espere aparecer a tela do  programa recovery.
  • Agora de um factory reset do aparelho, e depois de um Wipe no Cache.
  • Após isso, no menu principal em “Install” procure o arquivo que você baixou e execute-o, dai é só acompanhar as instruções na tela. No final ele irá reiniciar o celular e está pronto.

No vídeo abaixo, mostro detalhes da instalação da ROM – não mostro a instalação do Recovery.

15 Comentários

  1. Como eu disse nos últimos comentários sobre o S2 lite, o meu medo era que, por ser um aparelho virado para ser principalmente um aparelho de baixo custo, fosse esquecido completamente pelo suporte além de não ter tanta atenção fora do Brasil, por ser um modelo somente brasileiro baseado em um modelo antigo internacional.

    O meu LG P500 tem diversas ROMS de ICS e algumas de Jelly Bean sendo um aparelho de 350 reais, mas que pelo menos é uma versão de sucesso mundial em países subdesenvolvidos. É uma pena que um aparelho com hardware tão bom seja tão esquecido por conta apenas da finalidade de ser um aparelho de custo baixo com nome de custo alto.

    • Rogério na realidade ele não é um modelo brasileiro baseado em um internacional, o a Samsung só mudou o nome e mais nada. Qualquer ROM feita para o S advance serve nele sem problemas.

    • O Galaxy S II lite e o S Advance é o mesmo aparelho. (GT-I9070)

      Apenas no Brasil ele teve o nome alterado por frescura da operadora. Que acha mais interessante vender uma versao lite do S2 do que um "advance" do S1.

  2. Boa Tarde,

    Eu tentei seguir o tutorial, mais quando entro no twrp, lá não aparece o JETMOD! Copiei ele do jeito que baixei sem descompactar, para o cartão sd, porém não aparece ele, o que fazer ?

    • Júnior, tô com o mesmo problema, cara, daí tentei agora mandar pra um cartão externo e coloquei o cartão, mas o cartão aparece no Recovery.. Putz, ferramos nossos smartp? Rs

  3. Allan, você tem que dá os wipes de forma correta. Se congelou na tela de abertura é porque esqueceude algum. Aconteceu o mesmo comigo e refiz toda a operação.

  4. Mesma coisa, travou na tela de inicialização “Samsung Galaxy S II Lite GT-I9070”. Refiz o processo como está escrito aqui varias vezes e nada. Quem tava c este problema resolveu?

Deixe uma resposta