Tablet da Nokia lançado em 2014
Tablet da Nokia lançado em 2014

Ontem o mundo da tecnologia ficou curioso sobre o que era a caixa preta que a Nokia divulgou que lançaria hoje. Embora a grande maioria pensasse que se tratá-se de Set top box no estilo Nexus Player ou Apple TV, a Nokia surpreendeu a todos e lançou agora pouco seu mais novo produto: um tablet chamado Nokia N1. Depois de anos de pedidos de seus usuários, a finlandesa finalmente se rendeu ao sistema Android, e colocou o Android 5.0 Lollipop no seu tablet. Lembrando que a Nokia lançou um tablet porque está proibida de fazer um smartphone devido a questões contratuais com a Microsoft.

Além de rodar Android, o Nokia N1 conta com um processador Atom da Intel de 64 bits. Como a Nokia não conta com uma unidade fabril desde a venda da divisão mobile por U$ 7,2 bilhões, a parceira escolhida para a fabricação foi a chinesa foxconn.

Nokia N1

O Nokia N1 lembra bastante o visual e construção de um iPad Mini, na realidade podemos dizer que é um clone.  Seu corpo é uma peça única de alumínio com anodização de superfície. Sua tela é de 7,9 polegadas com resolução de 2048 × 1536 inteiramente laminada. Na parte de software, além de rodar o sistema Android 5.0 Lollipop, ele traz o launcher Nokia Z que há algum tempo a empresa já tinha liberado para ser instalado em qualquer Android.

Nokia N1 - 1

Embora o evento de lançamento ainda não tenha acontecido, algumas especificações do Nokia N1 já foram confirmadas.

  • Tela de IPS com retroiluminação de 7,9 polegadas (4: 3) com resolução de 2048 × 1536, Corning Gorilla Glass 3;
  • Processador Intel Atom Z3580 de 64 bits, com clock de 2,3 GHz;
  • 2GB de memória RAM 800MHz e 32 GB de armazenamento interno;
  • Câmera de 8 MP câmera traseira com autofoco, câmera frontal de 5 MP e  gravação de vídeo 1080p com foco fixo;
  • Bateria gigante de 5300 mAh;
  • Apenas 6.9 mm de espessura.
  • Vários sensores que incluem 6 eixos giroscópio + acelerômetro;
  • Suporte ao mais recente padrão 802.11ac de Wi-Fi com suporte a dual channel.

Uma novidade interessante que a Nokia traz ao N1, é que ele é o primeiro aparelho a vir com o cabo USB reversível que usa o novo padrão USB Type-C, ele foi lançado no ano passado e ainda não tinha sido usado. Ele lembra bastante o Lightning da Apple, tanto no uso como no tamanho. Assim como o lihtning, não existe mais lado certo para o colocar pois ele funciona de qualquer lado independente da posição.

Nokia N1 cabo reversivel

Realmente é uma reviravolta surpreendente da empresa, especialmente considerando o fato de que este tablet é muito semelhante ao iPad. Além disso, ele será um aparelho barato e competitivo, segundo informações não oficiais, o Nokia N1 custará US $ 249 e estará disponível na China em Fevereiro, para começar. Após a China ele será vendido na Russia e posteriormente em alguns mercados selecionados da Europa. Resumindo ele não deve chegar ao Brasil não tão cedo, isso se um dia chegar. Ele é bem barato se levarmos em conta suas especificações.

nokian17_1020_verge_super_wide

Agora a pergunta que não quer calar: porque a Nokia não lançou um produto com o Android antes de ser vendida? Com certeza ela ainda seria a número 1 no mundo e não teria sendo vendido quase falida.

Via Nokia

Sem comentários

Deixe uma resposta