Já faz algum tempo que a Mozilla anunciou estar desenvolvendo seu próprio sistema operacional para smartphones de baixo custo. O que mais chama a atenção nele é o fato deles ser um webOS, um sistema baseado todo na nuvem. Inclusive o Brasil será um dos primeiros a ter um aparelho com ele, pois mais insano que pareça lançar um aparelho que dependa da internet de nossas operadoras, sabendo da atual situação delas. Esquecendo dos futuros problemas, surgiram hoje as primeiras screenshoots das telas do sistema, que cá para nós lembra muito o Android e também o Symbian.

Só para relembrar, o Firefox OS tem como objetivo alcançar as grandes massas com dispositivos de entradas, ou seja, mais baratos. A Mozilla já tem acordo firmado com grandes nomes como a operadora Telefônica (por isso o Brasil será pioneiro) e fabricantes como a ZTE.

[nggallery id=8]

Nas primeiras screenshoots foram mostradas as telas de notificações, de bloqueio e também de alguns aplicativos famosos como Evernote e, para variar, Angry Birds. Como o sistema e baseado nas nuvens, muito provavelmente esses aplicativos são desenvolvidos em flash, brincadeira, provavelmente desenvolvidos em HTML5.

O Menu é uma mistura de Android com o novo Symbian, já que possuem os ícones com bordas arredondadas igual aos sistemas que a Nokia usa.

Me parece ser promisso o Firefox OS, porém eu lhes pergunto: já não está saturado o mercado, ou ainda há espaço para algo diferente como promete ser o Firefox OS?

Fontes das screenshoots: Techweek

4 Comentários

  1. Eu ainda aposto que a premissa deste celular é muito boa!
    Um celular que os programas não precisam ser compilados, todo num padrão aberto, você pode alterar as coisas conforme quer, sem um SDK específico.
    Tudo depende é da aceitação comercial. Se lançar boas parcerias com fabricantes de celular, hoje há potencial para um sistema como este. Mais aberto que o Android.
    Ainda acho que pode ter um dedo da Nokia aí.

  2. Me parece ser sim um belo e promissor OS….o que me preocupa é o sistema ser baseado em nuvem…com o nosso 3G capenga….vai ser dureza…

Deixe uma resposta