Sempre digo por aqui que smartphone por mais que avance não se compara há uma câmera dedicada, salvo algumas exceções como o Nokia 808 Pureview e, quem sabe, o novo Lumia EOS. Mas a Samsung quer mudar isso. Ano passado a empresa já havia lançado uma câmera dedicada com Android e conexão 3G, a Galaxy Câmera, mas a coreana quer evoluir um passo e lançar um smartphone com as funções de sua câmera, é o Galaxy S4 Zoom. Embora não confirmado, essa semana surgiram algumas fotos que tem tudo para ser real.

Quem colocou as mãos no aparelho primeiramente foram o pessoal do Sammobile e depois do Techtastic.  Galaxy S4 Zoom seria um intermediário entre o S4 e a Galaxy Camera, com o melhor dos dois mundos.

Galaxy-S4-Zoom

As especificações serão intermediárias, os rumores dizem que ele terá uma tela de 4,3 polegadas e processador dual-core de 1.6 GHz Mas o que mais interessa sem dúvidas são as especificações da câmera: sensor fotográfico de 16 megapixels com um conjunto de lentes que permite o zoom ótico. O Android será o 4.2.2 Jelly Bean.

galaxy-s4-zoom-2

galaxy-s4-zoom

Schermafbeelding-2013-06-08-om-02.09.33

 

Dois pontos merecem ser considerados: primeiro o tamanho que ficará o aparelho. Ele deverá ficar muito espesso. Segundo o software, a dúvida é: veremos o mesmo software utilizado do S4 só que com lentes de câmera ou teremos o software/ processamento de imagens utilizado na Galaxy Camera? Outra coisa, o CCD utilizado será o mesmo da Galaxy Camera?

Esse último é muito importante, pois o processamento de imagens de uma câmera dedicada é feito por componentes exclusivos para isso, já em um smartphone tudo é compartilhado entre celular e câmera, obviamente esse compartilhamento reflete na qualidade fotográfica.

Eu acredito que será um smartphone com lentes de câmera e só isso. Sendo assim, não acredito que terá melhor qualidade que um 808 Pureview, ou que o Nokia EOS que a Nokia lançara em breve. A Nokia tem um conjunto mais apurado de hardware e software, no caso o Pureview. Para falar a verdade, o Pureview mais o sensor de 41 Megapixels do Nokia 808 substituem o ZOOM óptico de uma câmera, obviamente não tem a mesma qualidade, por outro lado o usuário não é obrigado a carregar um trambolho como esse S4 Zoom. Ainda acho que a Nokia se sairá melhor com o EOS.

Sem comentários

Deixe uma resposta