O iPhone vem se destacando entre os Smartphones recentes principalmente ao seu poder de rodar excelentes jogos, comparando com o Nokia N97 por exemplo, ele tem um processador bem melhor, o famoso ARM Cortex A8 600 MHz, que também é usado no Omnia HD, N900, Palm Pre e SE Satio, isso ajuda muito na hora de rodar jogos, mais o software gráfico OpenGL ES que o iPhone roda é um dos principais fatores.

Acabei de ler no site de desenvolvedores da Sony Ericsson que o Satio que será lançado em Outubro será o segundo Smartphone (o primeiro é o iPhone 3Gs) a dar suporte ao OpenGL ® ES 2.0, evolução do OpenGL ® ES 1 que era usado no iPhone 3G, ele são projetados para ativar todas as funções de gráficos 2D e 3D em sistemas embarcados. Essas APIs criam uma poderosa e flexível interface de baixo nível entre o software e o acelerador de gráficos.

Com o OpenGL ES 2,0 se abre a oportunidade para os desenvolvedores fazer pleno uso do display de alta resolução e excelentes capacidades touchscreen do SE Satio, como melhorias na interface do usuário fazendo o telefone ser mais intuitivo e mais fácil de usar.  A execução de jogos podem ser totalmente transformadas para ter jogadores em 3D ficando muito próximo da realidade.

Sabemos que o iPhone já faz tudo isso descrito acima, mais a idéia de ter todas essas possibilidades em um aparelho rodando nosso amado Symbian me deixa muito animado, jogos com qualidades gráficas iguais aos do iPhone poderão rodar facilmente no Satio, visto que eles têm exatamente o mesmo Hardware. Lembrando que só o iPhone e o Satio rodam o OpenGL ES 2.0 nada de Nokia e Samsung. Mais um ponto para deixar o Satio como o meu preferido!

Atualizando: O N900 da Nokia também aceita Open GL 2.0, mais se tratando de Symbian por enquanto nenhum Nokia suporta.

Veja um vídeo demonstrando o poder do SE Satio:

9 Comentários

  1. Segundo o dailymobile, o N900 também terá suporte ao OpenGL® ES 2.0

    Será que essa informação é verídica?!?!?!

  2. É André assim fica difício de escolher! Cada dia que se passa mais novidades aparecem. André, com mais esse recurso no Satio, seria besteira dizer que ele pode se nivelar ao Iphone e o N900? Digo, em termos de funções e mercado?
    E quanto custará esse aparelho aqui no Brasil? Você arrisca um palpite?

    PS: Parabéns, por trazer mais essa novidade em primeira mão!

    Um abraço!

  3. Primeiro eu acho que o Omnia HD já é melhor que o iPhone, o Satio veio para competir com o Omnia HD, o N97 é inferior a ambos,

    O N900 é mais completo que todos os outros, e o sistema Maemo é muito mais abrangente em funções que o Symbian, embora não tenha aplicativos ainda, só o fato de ser Linux já abre muitas possibilidades, mais como a própria Nokia ja disse, o N900 é para um nível de usuário acima do Symbian, por isso ele e os próximos serão mais caros.

    Agora o preço do Sátio no Brasil vai dar um susto, porquê todos os aparelhos SE são mais caros que os concorrentes, um exemplo é o XPeria que começou sendo vendido a R$2999,00 absurdamente caro, não acho que o Satio fugirá do padrão, pois em termos de Hardware é superior ao Xperia, até o processador do Satio é melhor: 600MHZ contra 524MHZ do Xperia.

  4. ttiiell, é verdade entrei no site do opengl e realmente o N900 também tem suporte, a noticia do site da Sony ericsson foi postada ontem, e falaram que eles erão o único, ou eles omitiram, ou eles se refiram a aparelhos com Symbian, pois com Symbian somente o Satio. De qualquer modo vou atualizar o post.

    Valeu pela informação. Abraços.

  5. Então André nesse caso só se prendendo à uma operadora pra conseguir comprar uma dessas máquinas. Ou desembolsando uma grana preta! Sei que esses aparelhos são incríveis, mas onde vamos parar com esses preços absurdos? Por mais completos que eles sejam, não sejo eles aposentando os PCS e Notebooks. Pelos preços que são cobrados, podemos comprar um bom PC ou Notebook e agora também os Netbooks.
    Não consigo entender por que em países de primeiro, onde o poder aquisitivo da população é maior, esses aparelhos são mais baratos que em países em desenvolvimento, como o Brasil. Já vi casos onde o valor cobrado no Brasil chega ao triplo do valor cobrado lá fora! Não creio que a culpa seja só dos impostos do Brasil, os fabricantes também devem contribuir para isso.

    Um abraço!

  6. Pablo…Tanto o N97 como o N97mini serão vendidos com Comes With Music. O problema será o preço, pois pelos sites internacionais da nokia, a diferença entre eles está em menos de U$ 100,00!!

    Será que, para quem tem interesse no N97, valerá a troca pelo Mini, perdendo o protetor da lente e o espaço na memória????

  7. Fala Franco.ssp! Cara acredito que pela pequena diferença de preço entre os dois, a maioria dos interessados vão optar pelo N97 normal! A diferença de memória e a proteção da câmera podem ser decisivas. Só pra ter uma idéia, no site da Nokia Itália o N97 custa 599 euros e o n97 mini 529 euros, ou seja, uma diferença de apenas 70 euros, que convertendo para o real dá uns 200 reais. E com um detalhe, se a pessoa comprar um cartão de memória de 16 GB no site italiano vai pagar 55 euros, ou seja, é melhor comprar o N97 já com 32 GB de memória do que o n97 mini com 8 GB + um cartão de 16 GB que da apenas 24 GB. E no site da Nokia Alemanha, o N97 está custando 549 euros e o N97 mini, adivinha? 559 euros. Acho que se o N97 é um fiasco, imagine o n97 mini!

    Um abraço!

Deixe uma resposta