Symbian_X_Maemo

Pessoal, primeiro veio a noticia que o Maemo irá substituir o Symbian nos celulares da série N, depois veio a noticia da própria Nokia dizendo que não passa de um boato, que foi postado primeiro pelo meu amigo Alessandro no Npossibilidades, eis a minha análise dos fatos:

Em primeiro lugar, por mais que a noticia desmentindo veio da própria Nokia, não podemos esquecer que a primeira notícia afirmando a mudança TAMBÉM veio da Nokia, o pessoal do Maemo também é da Nokia, ou seja, é a própria empresa desmentindo ela mesma.

Outra coisa que eu penso é o seguinte: Será que funcionários de uma empresa em um evento da empresa no lançamento de um aparelho da empresa, simplesmente inventaria um notícia desse porte? acho pouco provável isso, acho que só não está na hora dessa notícia ser divulgada. Eles até mesmo citaram detalhes que já estão sendo desenvolvidos celulares da série N rodando Maemo, não parece ser uma coisa dita de pessoas eufóricas, mas sim de pessoas concientes do que estão falando.

Agora se analisarmos de um ponto de vista mercadológico, o que aconteceria se a Nokia confirma-se essa notícia? As vendas do N97 simplesmente despencariam, sem contar o recém-lançado N97 mini.

Temos que entender que a evolução é natural, por melhor que o Symbian seja, em termos de design ele é inferior ao iPhone e ao Android, notem que eu disse em design não em funcionalidades. E a Nokia vem perdendo mercado em termos de celulares high-end ultimamente justamente por isso, é o velho ditado: A primeira impressão é a que fica. Suponhamos que você nunca usou um Smartphone antes, e não sabe o que é Symbian, e na hora de escolher um celular novo qual escolheria depois de usar por alguns minutos: Um Symbian, um iPhone ou um Android? com certeza o Symbian seria a última opção!! agora se colocarmos um N900 na disputa a coisa muda, ele teria muito mais chance de ser escolhido pela sua interface do que um Symbian.

Como disse a evolução é natural, e acho sim que haverá essa migração do Symbian para o Maemo na série N, claro que isso é a minha opinião.

SHARE
Post anteriorE75: Primeiras impressões
Próximo postReview: Nokia E75

3 Comentários

  1. A crescente convergencia do desenvolvimento de aplicativos na plataforma da Nokia aponta para um possível estouro do sistema Maemo. Concordo que uma notícia dessa, divulgado em 2009 sobre uma mudança de plataforma high-end para 2012 é péssima pros negócios. Com certeza veremos pelo menos mais uns 10 celulares série N com Symbian ainda. Mas é mais fácil a Nokia investir no Maemo que é finger friendly já do que apostar num Symbianˆ2 que ainda é teórico e dar um jeito da produção (compilação) de aplicativos pras 2 plataformas ser feita simultaneamente, se tornando irrelevante qual dos 2 OS o usuário está usando, já que teríamos uma versão de todos os apps pros 2.

    • Obrigado Rodrigo, essa sua explicação mais "técnica" com certeza só afirma a minha opnião que essa migração é natural, o Symbian embora seja o melhor sistema em termos de funcionalidades hoje (minha opinião iPhoneboys) ele é sim antiquado frente ao Android e o iPhone, ele e o Windows Mobile, e como você disse é mais barato investir no Maemo agora.

      Abraços.

Deixe uma resposta