Embora a Nokia já tivesse entrado em decadência na época do Symbian, muitos especialistas atribuem o declínio da finlandesa nos últimos anos ao fato de ter se dedicado exclusivamente ao Windows Phone, plataforma da Microsoft para smartphones. O fato é que embora ele seja um sistema bom e a Nokia diz estar vendendo bem, ela ainda está longe de competir com as marcas que utilizam o Android ou com a Apple.  Segundo o analista Pierre Ferrag, da Bernstein Research‘s,  a única esperança de endireitar o navio, seria começar a fabricar smartphones com o sistema Android.

android-nokia920

Ele insiste que a Nokia deve “tomar a pílula do Android” antes que seja tarde demais, ou seja, chegar ao ponto de fechar as portas. Ao passo que sua influência no mercado de smartphones vem acabando dia a dia, a Nokia vem investindo muito dinheiro em um espaço curto de tempo com o sistema da Microsoft, e o retorno não vem acontecendo. Pode chegar um momento que a diferença de gastos e despesas da empresa simplesmente podem chegar em um ponto sem volta.

Muitos estão dizendo que a parceria da Nokia com a Microsoft não está rendendo o que ambas esperavam. Um sinal disso é que a Microsoft continua incentivando nos bastidores outras OEMs, como a Samsung, a investir no Windows Phone, mesmo sabendo que o Android é de longe o foco da coreana. Outro fato é que a Nokia está confiando muito nos dumbphones com S40 da linha Asha para manter o controle de suas finanças. Porém até mesmo o mercado de featurephones, vem desmoronando. Por exemplo, na Europa Ocidental, a Nokia vendeu 30% menos no último ano. Creio eu que os Androids simples super baratos tenham contribuído com isso.

Não se sabe exatamente o quanto que a Nokia iria ter que gastar para mergulhar no mundo Android. Abandonar tudo e começar do zero pela segunda vez, pode gerar ainda mais prejuízo. O fato é que de um modo ou de outro, o futuro da Nokia não parece muito promissor. Mas isso é uma situação que a própria empresa criou, e que talvez, seja um caminho sem volta.

3 Comentários

  1. Para o low end market deveriam acabar com a já nascida morta linha " asha" e partir com o OS da canonical , no high e midle end continuaria com o WP enquanto a MS a estiver patrocinando .

  2. Aqui em BH a loja própria da Nokia acabou de mudar do terceiro andar para o primeiro piso. Isso significa que saiu do meio das lojas de luxo e marcas cara e desceu pro andar da Americanas, Ricardo Eletro, Carrefour, Taco e etc… pequeno reflexo do grande momento.

Deixe uma resposta