Que a Samsung é quem mais vende smartphones no mundo todos sabem, mas a surpresa é que é a primeira vez em 14 anos de história que uma empresa vendeu mais celulares que a Nokia. Sim, parece que o reinado da Nokia finalmente chegou ao fim.

Quem fez o relatório foi a IHS iSuppli. Segundo o gráfico (imagem abaixo) a Samsung teve 29% de participação de vendas de celulares no mundo todo, seguida da Nokia com 24%. Em 2011, a Nokia tinha 30% e a Samsung 24%. A Apple continua em terceiro lugar.

É o fim de um era!
É o fim de um era!

A situação é ainda pior quando falamos de smartphones. A Nokia que já era terceira colocada no ano passado, apesar de continuar na mesma posição, simplesmente despencou sua participação global: em 2011 ela tinha 16% de participação e agora está com apenas 5%. Com esse valor, ela está empatada com a HTC e a RIM. Interessante é que a somente a Samsung aumentou significativamente em vendas, 8%. A Apple cresceu pouco, apenas 1%. Já as outras fabricantes grandes, todas caíram.

O resumo da ópera é que Samsung e Apple além de brigarem na justiça, parece que vão continuar disputando a liderança mundial de vendas em celulares.

4 Comentários

  1. essa pesquisa talvez seja meio falha não? na parte de celulares nao tem como a apple entrar, pois ela nao produz celular e sim smartphone ou entao a empresa esta considerando tudo como celular de dumbphone featurephone e smartphone correto? ae sim a apple entra nessa…

    • Na realidade funciona assim: A pesquisa de smartphones é feita com base em sistemas operacionais, dai eles conseguem coletar os dados. Já a pesquisa de celulares é feita com todos os celulares, como um smartphone é um celular, na pesquisa de celulares os smartphones estão incluídos. Por isso o iPhone aparece em ambas.

      Abs

Deixe uma resposta