A Jolla, empresa que está com os direitos do sistema MeeGo, já havia anunciado antes sobre o desenvolvimento de um novos sistema, em fim ele foi mostrado com mais detalhes. O Sailfish OS teve seu primeiro vídeo de demonstração divulgado. Ele chegará em breve na sua casa equipando smartphones, tablets, TV e outros produtos embarcados, isso é o que a empresa disse. Até carros poderão ter o novo sistema sendo sendo utilizado.

Mas a grande notícia, ou novidade, é que eles disseram que o novo sistema terá a capacidade de rodar grande parte dos aplicativos desenvolvidos para Android, sem modificar nada. Além disso ele também poderá utilizar aplicativos feitos sobre a plataforma QT – também abandonada pela Nokia – além do QML. Como é um sistema livre em breve haverá o SDK liberado para desenvolvedores.

Muitos amantes do Nokia N9, último aparelho a rodar o sistema MeeGo ficaram animados com a notícia, afinal se ele é baseado no MeeGo as possibilidade de instalar nele o Sailfish OS são grandes. Mas a própria Jolla respondeu: “Não daremos suporte oficial ao Nokia N9”.

Uma má notícia? não exatamente. Embora a empresa diga que não dará suporte oficial, eles enfatizam que ao rodar o sistema no Nokia N9, o máximo que irá acontecer é violar a garantia da Nokia do aparelho. Resumindo: O nokia N9 irá rodar sim o Sailfish OS, mas os desenvolvedores irão fazer isso e não a empresa. Abaixo o Sailfish OS rodando no N950, irmão do N9.

 Esta informação foi publicada na conta oficial do Twitter da Jolla. Acho que agora é o momento de você ir lá pegar o seu Nokia N9 no fundo da gaveta de gadgets mortos e se preparar para ressuscitar ele! obviamente depois de algumas linhas de códigos 😀

3 Comentários

Deixe uma resposta