Nokias_lumias_windows_phone
Nó tentamos, mas esse não foi nosso ano...

O Windows Phone 7 ganhou destaque nos últimos dias aqui no Brasil, graças ao fato da Nokia ter lançado parcialmente sua linha Lumia com os modelos Lumia 710 e 800, digo parcialmente pois ainda não chegou o seu top de linha Lumia 900, que inclusive já foi até homologado pela ANATEL. Esse último vem fazendo um estrondoso sucesso lá fora, principalmente nos EUA onde está no topo da lista dos mais vendidos na Amazon. Então o Windows Phone 7 tem tudo para fazer grande sucesso esse ano certo? não exatamente.

Para falar a verdade, segundo uma pesquisa feita pela ABI Research, o Windows Phone nem fará cócegas no Android e iOS esse ano. A pesquisa sugere que a plataforma Microsoftiana abocanhará apenas 2% dos downloads feitos para smartphones durante o ano. A dupla Apple e Google serão responsáveis por juntas 83% do download e atrás virá ainda o Blackberry OS e depois o Symbian, só então aparece o Windows Phone 7. Resumindo: 2012 ainda não é o ano do Windows Phone 7.

Nokias_lumias_windows_phone
Nó tentamos, mas esse não foi nosso ano...

Mas qual será o motivo desse relativo fracasso já que o público em geral vem elogiando a plataforma? a pesquisa apontou alguns pontos que podem ter levado a esse atraso no emplacamento do sistema frente a concorrência.

  1. O número muito baixo de aparelhos com a plataforma. Esse ponto pode gerar um pouco de discordância se levarmos em consideração que a Apple possui menos aparelhos ainda.
  2. O lançamento global da loja de aplicativo Windows Marketplace demorou. Sendo assim o Windows phone 7 demorou para alcançar públicos em potenciais. Hoje em dia a maioria das pessoas compram um smartphone pensando nos leques de possibilidades que os aplicativos abrem. Muitos mesmo já chegaram a dizer que só compraram um iPhone para usar o Instagram (que não é mais exclusividade do iPhone).
  3. Outro fator foi a demora da Microsoft em liberar as compras “in-app” ( isso significa que você poder comprar itens dentro dos seus aplicativos) limitando a oferta de aplicativos de qualidade. Eu particularmente não acho isso um motivo tão forte assim.
  4. Esse é um problema que acho que realmente está fazendo diferença: a ausência de tablets rodando o sistema. Além de reduzir o número de devices rodando o sistema, isso atrapalha aqueles consumidores que buscam uma certa integração entre tablet e smartphone, como acontece hoje com o Android e o iOS.

Mas como citei: o Windows Phone 7 ainda não vai emplacar esse ano, porém ele tem tudo para conseguir essa façanha em 2013. O motivo? a chegada do Windows 8. A Microsoft prometeu que o Windows 8 terá uma perfeita integração do Windows Phone 8. Não estamos falando apenas de visual semelhante, os engenheiros prometem que haverá uma integração até na hora no código dos sistemas, eles serão uma espécie de sistemas com o mesmo DNA.

Mas dai eu deixo uma pergunta para vocês? será mesmo que os smartphones atuais (inclusive a linha Lumia) serão atualizados para o Windows phone 8? e se mesmo que forem, o atual hardware que é limitado aguentará o tranco? acho muito importante essas perguntas, principalmente para quem pretende comprar um dos atuais Lumias.

Via BGR

9 Comentários

  1. Com certeza não, é muito tempo para um smartphone sobreviver, sem contar que acredito que será lançado o W8 lá pra meados de 2013 ou mesmo pro final do ano.

  2. Eu li em algum site que esses Smartfones atuais iriam receber o a atualização para o windows phone 8, também é uma politica da microsoft à atualização.

    • Também acredito que eles serão atualizados João. Mas o problema é que o Windows Phone 8 será bem mais pesado e pedirá um hardware mais parrudo. O que vai acontecer em minha opinião, é que os atuais serão atualizados mas serão capados em algumas funções, assim como aconteceu com o modelo 610 da Nokia que tem processador de 800MHz.

  3. Muito bom post… concordo, a plataforma WP so decola com a implantação do WP 8 , qto. a atualização dos Lumia 710, 800 e 900 , HTC e Samsung Omnia com certeza ocorrerá , mas provavelmente receberão uma atualização capada por falta de hardware…é esperar para ver…mas em todo caso na minha opinião é muito cedo ainda para adquirir os caros devices com WP.

  4. O Win Phone 7.5 é um excelente sistema operacional.
    Muito melhor que o antigo Win Mobile, porém faltam apps para ele.
    Falta a capacidade de funcionar com processadores dual core
    Falta a capacidade de funcionar com telas usando resolução HD (o android consegue usar telas de 720P)
    Falta a capacidade de usar Slot para cartão micro SD (muitos aparelhos só vem com 8 ou 16 GB e pode ser pouco para muitos usuarios)
    Falta o Win Phone 7.5 permitir uma pesonalização maior.

    Após a microsoft melhor isso acredito que o Win Phone 7.5 passe a ter alguma chance

  5. Cara… Nenhuma dessas afirmações faz sentido, ja que todas elas falam algo do tipo "demorou para fazer" mas fez .. então não é mais um problema .. e com isso o blog ja perde ponto .. blog de bosta

Deixe uma resposta