Motorola XOOM Android Jeally Bean

A notícia mais que bem vinda dessa semana para os donos do tablet Motorola XOOM é que aos poucos os aparelhos nacionais, tanto o Wi-Fi (MZ604) como o 3G + Wi-Fi aos poucos estão recebendo a atualização oficial para o Android 4 ICS. Mas nada melhor que ter a versão mais recente do sistema rodando no aparelho, certo? Embora o Google tenha dito que o XOOM também receberia o Jelly Bean, versão mais nova do Android, nos próximos meses, ele não especificou em qual país. Sabemos que a Motorola não costuma ser muito boa com o Brasil quanto o assunto é atualização. Então que tal se antecipar e já atualizar o seu tablet Motorola XOOM para o Android 4.1.1 Jelly Bean? saiba que é possível graças ao pessoal do Team EOS que já desenvolve para o XOOM ROMs alternativas desde os primórdios.

Motorola XOOM Android Jeally Bean

Eles já disponibilizaram para download uma ROM AOSP-built Jelly Bean nightly para o XOOM. Esse “nightly” significa que ainda é uma versão em teste e vem sendo melhorada dia a dia. Eu instalei ela esse fim de semana e até agora não houve nenhum travamento ou reboot, ou seja, está bem rápida e totalmente usável. A ROM foi feita para o XOOM MZ604 (somente Wi-Fi) mas instalei no meu MZ605 sem problemas alguns. Obviamente não está funcionando somente o 3G.

Atualização 1

A ROM para o MZ601/ MZ605 também foi disponibilizada e o 3G já está funcionando perfeitamente. O procedimento é o mesmo.

Então vamos lá ao tutorial transcrito do blog Aplicativosandroid.

Antes de tudo, é necessário que você tenha seu bootloader destravado e rooteado além do Clockrecovery instalado, sem isso você não conseguirá fazer nada. No último post ensinamos como desbloquear o bootloader do seu XOOM. Clique aqui e confira. O post também já deixa ele rooteado e com o Clockrecovery instalado. Vamos ao tutorial:

  1. Faça o download do ROM a partir do site oficial do Team EOS. Escolha sempre a versão mais nova. Para o XOOM MZ601 Wi-Fi segue o link: [download Jelly Bean]. Para o MZ605 Wi-Fi + 3G o link é o esse: [download Jelly Bean]
  2. Baixe o pacote do Google Apps, link: [Google Apps]
  3. Agora, basta copiar os 2 arquivos zip baixados nas etapas 1 e 2 e copiar para o cartão SD do seu aparelho, repetindo: no cartão SD. Não descompacte os arquivos, do jeito que eles vierem (.zip) os copie.
  4. Desligue o Xoom apertando o botão power + volume para cima (juntos)
  5. Ele irá reiniciar, quando aparecer o logo “dual-core” espere 2 segundos e aperte o volume para baixo. Aparecerá a seguinte mensagem: Android Recovery;
  6. Com a mensagem na tela aperte novamente volume para cima junto com o power para acessar. Terá que aparecer o modo ClockworkMod Recovery, se isso não acontecer, volte o processo para o passo 4 e repita tudo.
  7. Dentro do modo “ClockworkMod Recovery”, utilize os botões de volume para escolher as opções. Primeiro vá até “install zip from sdcard” e aperte o botão Power para selecionar, agora navegue até “Choose zip from sdcard” selecione novamente com o Power. Agora navegue até a ROM que você baixou no passo 1 (por exemplo: EOS-wingray-20120714-119.zip) e comece a instalação apertando o power. Espere terminar a instalação e voltar para o menu.
  8. Agora, novamente em “Choose zip from sdcard” selecione o Google Apps baixado no passo 2 (GAPPS-JB-20120712-eos-zip.file) e instale ele também assim como a ROM no passo 7.
  9. Após todo o sistema de instalação, vote ao menu e clique em “Reboot”.
  10. Seu XOOM irá reiniciar rodando o Android Jelly Bean.

20 Comentários

    • Não entendi. O titulo diz: "Saiba como atualizar o Motorola XOOM para o Android Jelly Bean 4.1.1". E é exatamente o que o tutorial faz: atualizar para o Jelly Bean. Você ao menos leu tudo?

  1. Nossa eu to é ferrado, pq eu comprei meu Neo em Dezembro com Gingerbread, recebi a atualização recentemente para o ICS (personalizado pela Sony), e agr eu fico sabendo q ja existe o "Jelly Bean"… to vendo q até o fim do ano vou ter de comprar outro, André da uma dica pra mim pf, que sistema é melhor pra quem gosta de jogos, rede social e internet ???

  2. A Motorola lançou ontem, exatamente as 23:30 a atualização do ICS para todos os XOOMs (3G, WiFi, 3G/WiFi) via OTA!

    Eu atualizei, e virou outro tablet! Versão pura do Android, liso e leve ao contrário do Honeycomb que tinha mais problemas de saúde do que Dercy Gonçalves!

  3. Dica de como instalar a versão original do Jelly bean no Xoom pra quem já tem a rom STOCK US rodando o ICS:

    Vá em Settings -> Apps -> All
    Na lista que aparece procure por "Google Services Framework"
    Clique em "Force Stop" e depois em "Clear Data"
    Vá depois para o "About Tablet" e verifique a atualização (a data exibida mudou, para algo em torno de 1969…).
    Clique em "Check Update".

    Voilá!!

    (dica do Vitor Barletta, na comunidade do orkut do Xoom: http://bit.ly/MZNIk6 )

  4. ANDRE COMPERI UM DESSES MZ604 E PRA MINHA SURPRESA NÃO FUNCIONA O 3G NEM O LEITOR DO SD, COMO FAÇO PRA CORRIGIR ISSO?ME AJUDA POR FAVOR.

  5. Olá, fiz tudo como no tutorial, mas na hora de iniciar fica no logo e não entra,,, no logo colorido… o que pode ser? alguém me ajuda… o meu é o 605
    Obrigado!

  6. ola, gostaria de saber qual é a ultima versão de android que posso instalar no xoom mz605.
    ainda não instalei mas fiz o download do:
    carbon-jb-night 20130707-0553-d2spr.zip
    eos-wingray20121027-155.zip
    sera que consigo um mais atual?
    fiz o download destes arquivos em outros tutoriais o que vc acha?
    carbon-jb-night 20131009-1145-xt926.zip
    gapps-jb-20130813-signed.zip
    my_wingray-jb-mr1.1-20130217-signed.exe
    Desde já, valeu pelas dicas.

Deixe uma resposta