Para quem pensa que a RIM está morta, a empresa mostrou hoje o contrário. Durante a conferência BlackBerry World, em Orlando, na Flórida, a Research In Motion (RIM) apresentou sua visão para a plataforma BlackBerry 10 e o kit de ferramentas para desenvolvimento de software nativo e em HTML5. O kit de ferramentas está disponível em versão beta para download gratuito em http://developer.blackberry.com. “A plataforma BlackBerry 10 é baseada nos valores básicos e experiências excepcionais do usuário que atraíram mais de 77 milhões de clientes BlackBerry no mundo inteiro”, disse Alec Saunders, Vice-Presidente de Relações com Desenvolvedores e Desenvolvimento de Ecossistemas. “Os desenvolvedores trabalhando com a BlackBerry 10 poderão criar aplicativos inovadores que oferecem experiências realmente envolventes e encantam seus clientes, seja através da integração com recursos nativos e outros aplicativos, como o BBM, ou aproveitando dos novos elementos de design dessa inovação em plataforma de computação”. “Existe muito interesse e expectativa em relação ao lançamento dos dispositivos com a BlackBerry 10, e hoje é uma grande satisfação lançar as ferramentas beta de desenvolvimento para a BlackBerry 10 para uso geral”, disse Christopher Smith, Vice-Presidente de Plataforma de Aplicativos Portáteis e Ferramentas da Research In Motion.

image

Com isso desenvolvedores ganham ferramentas importantes antecipadamente para criar aplicativos na nova versão do OS. Os desenvolvedores podem usar essa versão beta das ferramentas para iniciar a criação de aplicativos para a plataforma BlackBerry 10 e, com a evolução dessas ferramentas nos próximos meses, eles terão acesso a um conjunto extenso de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo) para construir aplicativos ainda mais integrados. O kit de ferramentas que estamos lançando hoje atende às necessidades dos desenvolvedores. A plataforma BlackBerry 10 permite que os desenvolvedores criem aplicativos atraentes e envolventes que encantam os clientes, seja usando a poderosa estrutura Cascades, escrevendo código nativo ou desenvolvendo em HTML5”.

O kit de ferramentas inclui o SDK Nativo BlackBerry 10 com Cascades, que permite desenvolver aplicativos nativos de alto desempenho em C/C++ ou Qt. O SDK Nativo do BlackBerry 10 possui um conjunto extenso de APIs , que inclui acesso a recursos fundamentais do dispositivo e uma série de serviços de aplicativo da BlackBerry, como os serviços Push e Pagamentos. O Cascades é um kit de ferramentas poderosas para desenvolvimento de aplicativos nativos que permite criar aplicativos visualmente impressionantes sem precisar escrever código para gráficos. – mais -Mais informações do NDK para BlackBerry 10 serão publicados em http://devblog.blackberry.com/e, sobre o Cascades, em http://devblog.blackberry.com/.

O kit de ferramentas também conta com suporte para desenvolvedores de aplicativos HTML5 através do SDK BlackBerry 10 WebWorks™, permitindo o desenvolvimento de aplicativos nativos usando tecnologias de programação web comuns. Com o SDK BlackBerry 10 WebWorks, os desenvolvedores podem usar HTML5 e CSS para criar aplicativos e obter vínculos JavaScript para APIs nativos do dispositivo, além do kit de ferramentas UI de código aberto da RIM, o bbUI.js, para criar aplicativos com recursos semelhantes aos recursos nativos. Essa versão inicial do SDK BlackBerry 10 WebWorks oferece acesso a um subconjunto básico dos todos os APIs do WebWorks, incluindo eventos de Identidade, Aplicativo e App, e eventos de Sistema. Mais detalhes sobre o SDK BlackBerry 10 WebWorks estão disponíveis em http://devblog.blackberry.com/. Os aplicativos criados com qualquer ferramenta BlackBerry 10 serão compatíveis com os smartphones BlackBerry 10, além dos tablets BlackBerry® PlayBook™ quando a nova plataforma estiver disponibilizada para o PlayBook. Todos os SDKs serão atualizados durante os próximos meses, oferecendo acesso a outros recursos inéditos da BlackBerry 10 para desenvolvedores. Para auxiliar ainda mais os desenvolvedores iniciando seu trabalho com a plataforma BlackBerry 10, os participantes da BlackBerry 10 Jam estarão recebendo um dispositivo BlackBerry 10 Dev Alpha. Essa unidade de teste representa um compromisso maior da RIM em oferecer à comunidade de desenvolvedores as ferramentas necessárias para criar aplicativos de sucesso voltados aos dispositivos BlackBerry 10 e garantir que estejam prontos quando os primeiros dispositivos forem lançados, no segundo semestre de 2012.

1 Comentário

Deixe uma resposta