A ASUS lançou o Zenfone 5 no ano passado, foi claro a proposta da empresa de fazer um smartphone bom e barato. Deu certo, pois o Zenfone ainda é uma das melhores opções de aparelhos de entrada. Já o Zenfone 2 trás exatamente a mesma proposta, porém numa outra categoria: os chamados intermediários Premium.  Isso no preço: R$ 1.299 a versão 16GB e R$ 1.499 a versão de 32GB, pois em alguns aspectos ele briga de igual para a igual com vários tops de linha. Confira nesse review porque o Zenfone 2 é o melhor custo beneficio do mercado brasileiro.

Review ASUS Zenfone 2 – Design e construção

Não tem como negar, basta olhar para o Zenfone 2 que percebemos algumas características do LG G3. Principalmente a parte traseira que a ASUS colocou os botões de volume na traseira, abaixo da câmera assim como a LG faz com seu smart Button, só não colocou o de ligar para não ficar muito na cara e também não ser processada. A textura da carcaça também é a mesma: de plástico imitando alumínio.

SAM_0162

No geral, ele é um aparelho bem construído, mas não dá para comparar com aparelhos de topo de linha que usam metal, vidro ou nylon. Mas isso é justificável no preço abaixo do mesmo.

asus-zenfone-2-review-rear-port-1500x1000

A única coisa me incomodou muito, mas muito mesmo foram os botões virtuais herdados do Zengone 5/6. São botões capacitivos que tomam muito espaço e não são iluminados de jeito nenhum. Até o  mais barato dos smartphone possuem iluminação, como o Redmi 2 por exemplo. No escuro não é legal usar o Zenfone por faltar a referência de um botão. Outro ponto negativo é a borda inferior. Entendo que é uma marca registrada da ASUS, mas toma muito espaço e somado aos botões capacitivos, o aparelho ficou maior do que deveria. Mas, no geral, pelo preço cobrado a ASUS fez um bom trabalho.

SAM_0175

Ele é um smarptphone relativamente grande. Tem 152.5 x 77.2 x 10.9 mm. Ele parece um pouco espesso, mas como possui o formato concha, suas extremidades são extremamente simples, tornando-o assim um aparelho que não se parece “gordinho”. Além disso, esse formato ajuda na empunhadura juntamente com sua textura.

SAM_0176

A questão de design é bem subjetiva, eu particularmente acho razoável o design do Zenfone 2. Melhorou bastante em comparação com o Zenfone 5, porém ainda acho um pouco mau aproveitada a frente do aparelho, pelos motivos descritos acima. Apesar das bordas maiores que a concorrência, o aproveitamentode tela é de 72%, o que é razoável

SAM_0195

Já a parte traseira eu gostei, embora os botões imitem claramente a LG. Como a ASUS não poderia simplesmente colocar o botão de ligar junto, pois com certeza quebraria a patente da LG, o botão ficou na parte de cima. O botão de ligar em cima em um smartphone gigante não é legal, já que é difícil alcançar o mesmo somente com uma mão, porém pensando nisso a ASUS implementou os 2 toques na tela para ligar e desligar ela, recurso também “chupado” da LG.

Review ASUS Zenfone 2 – Hardware e perfomance

A ASUS está fazendo muita propaganda sob o hardware do Zenfone 2. Afinal, ele foi o primeiro smartphone do mundo com 4GB de RAM. O SoC utilizado é novamente da Intel, porém bem mais poderoso. Se trata de um Intel Atom Z3580 de 64bits com 4 núcleos de 2,3 GHz, isso há versão ZE551ML que testamos. Essa versão conta com 32 GB de armazenamento e ainda há outra com 64 GB.

Na prática o hardware é um dos melhores do mercado. O chipset da Intel aliado aos seus 4GB de RAM conseguem fazer tarefas pesadas sem o menor esforço, como por exemplo reproduzir vídeos em 4K sem problema nenhum de engasgos ou mesmo aquecimento. Sem contar o poder de fogo na hora de executar qualquer jogo existente hoje na Play Store. Por outro lado, tem que ser destacado que a Intel não libera os drivers do seu chip, ela vende. Na prática significa que não há um empenho na comunidade de desenvolvedores para criar ROMs ou modificações para ele. O usuário fica 100% nas mãos da ASUS para receber atualizações.

Resumindo: Se você quer desempenho de topo de linha mas não quer pagar por um, o Zenfone 2 é sua escolha. Ele não deve em quase nada para concorrentes como LG G4, Galaxy S6 ou Moto X Style. Abauxo uma tabela de pontuação nos mais diversos aplicativos de benchmark.

Mas como sempre digo, números de benchmarks não necessariamente o reflexo do desempenho. Atualmente tenho um Moto Maxx e um Zenfone 2, e posso afirmar que o Zenfone 2 é mais fluido e não há travamentos e lags como no Moto Maxx. Devemos sempre pensar no conjunto do smartphone que tem a ver com tela, memória, software otimizado e etc. Pensando assim, posso afirmar que o Zenfone 2 não deve em absolutamente nada para qualquer smartphone da atualidade.

Nos testes em jogos ele se saiu perfeito, jogando todos os jogos mais pesados sem o mínimo de engasgo. Bem como na execução de filmes em 4K e full HD.

Review ASUS Zenfone 2 – Tela

Ao invés de colocar uma tela 4K, ao contrário da concorrência, a ASUS colocou uma tela comum full HD. Eu concordo com isso pois ainda não vejo necessidade de uma tela 4K em qualquer coisa com menos de 10 polegadas. Porém, se fosse só isso a tela seria boa, já que o Xperia Z3 possui uma excelente tela e é full HD também.

O problema é que no geral a tela do Zenfone 2 é comum, e não chega no nível  dos rivais tops de linha. A tela utilizada é uma de IPS, porém a tela deixa a desejar no brilho, com ele no máximo fica inferior a tela do Moto Maxx (AMOLED) e também do Xperia C4 que possui uma tela do mesmo tamanho, mesma resolução e também de IPS. Isso mostra que o software Bravia da Sony faz um bom trabalho.

SAM_0150

Mas a questão do brilho, em um ambiente fechado não faz a mínima diferença, o problema é em ambientes exteriores debaixo da luz. Em um dia nublado a visualização da tela do Zenfone 2 é razoável e já apresentando reflexo. Mas em um dia bem ensolarado a visualização fica extremamente prejudicada, em alguns casos é impossível de utilizar o aparelho. Nem com o modo vivido que o software da ASUS tem ajuda muito.

Mesmo sendo um aparelho intermediário, acho que a ASUS poderia ter pelo menos ter dado uma melhorada na tela por software, pois o Xperia C4 Selfie que tem uma tela de mesmas proporções tem uma tela melhor e custa mais barato.

Review ASUS Zenfone 2 – Software

Ele vem rodando o Android 5.0 Lollipop. Embora não esteja rodando a versão mais recente 5.1, a ASUS já disponibilizou duas atulizações recentemente, uma d 170MB e outra na semana passada de 166MB, isso mostra que ele não está abandonado. Mas o que mais chama atenção nele é sua interface proprietária, a ZEN UI. Ela é totalmente customizada, desde mudança de ícones, temas e configurações gerais. No geral, é bem colorida e parece uma mistura, bem feita, das da Sony, Samsung e LG. A LG inclusive parece ser a maior fonte inspiradora da ASUS.

print-a-zenfon2-2
Menu do Zenfone 2 é bem colorido

A principal características dela é sua barra de notificações onde é recheada de funções, ou melhor, de atalhos rápidos que quebram um galho na hora da necessidade. Ajuda em muito, pois são bem escolhidos, além disso também são personalizáveis como tudo na Zen UI.

print-2-zenfone-2
Barra de notificações útil e ele já recebeu 2 atuaizações

Uma função copiada da LG é o Knock-code. Tendo em vista que a tela é gigante e o botão fica mal posicionado acima da carcaça, é super difícil ligar e desligar a tela. Sendo assim, o recurso de dois toques na tela é mais do que bem vindo.

print-3-zenfone-2
Zen UI do Zenfone 2 é toda customizável
Outro ponto que chama a atenção na Zen UI, é o fato que ela não gasta muito energia, mostrando que a ASUS fez um bom trabalho no software gerenciador de sua bateria de 3000 mAh. Dá para usar facilmente ele em modo moderado durante o dia todo. Para ajudar ele vem com carregamento rápido chamado Boostmaster que, segundo a ASUS, carrega 60% da bateria em apenas 39 minutos. Nos nossos testes chegamos nesse valor com 45 minutos, o que está na margem de erro.

Outro recurso interessante e já usado por diversos fabricantes, é a possibilidade de diminuir a tela para usa-lá com apenas uma mão, uma mulher, por exemplo, deve agradecer muito a ASUS pois com certeza irá usar esse recurso.

Review ASUS Zenfone 2 – Câmera

Uma das minhas gratas surpresas no Zenfone 2 foi sua câmera. Obviamente ainda não está no mesmo nível do LG G4 ou Galaxy S6, mas posso afirmar que ela está no nível do Xperia Z3. A ASUS usa um sensor da Toshiba de 13 MP. Mas como quantidade de Megapixels não é necessariamente sinônimo de qualidade, a ASUS investiu em um sensor retroiluminado, que ajuda em muito em fotos com pouca iluminação.

asus-zenfone-2-review-camera-lens

 O conjunto ótico é composto por 5 lentes e com grande ângulo de visão e com abertura da de f/2.0.

Há também o software proprietário da ASUS que não faz feio para a concorrência já que vem com muitos recursos e modos de fotografia além do modo manual, que embora não seja completo igual no G4, é bem útil. Dá para controlar a velocidade do obturador, ISSO e outras coisas.

Modo manual da câmera do Zenfone 2
Modo manual da câmera do Zenfone 2

 

Na parte de software da câmera, posso destacar o Super HDR, a câmera lenta e a interessante função Super resolução que é capaz de tirar fotos de até 50 MP. Ainda não achei a explicação como é feito isso, mas provavelmente deve ser utilizada alguma tecnologia semelhante ao PureView da Microsoft, que basicamente consiste em utilizar super pixels.

Abaixo alguns exemplos de fotos tiradas por ele.

zenfone-2-fotos-1

P_20150820_140426 P_20150820_142539 P_20150820_142612 P_20150820_142632

 

foto-zenfone2

Vídeo Review

Prós e contras

Prós

  • Hardware poderoso
  • Câmera boa
  • Bateria de boa duração
  • Preço abaixo da concorrência

Contras

  • Tamanho
  • Tela poderia ser melhor

Conclusão

A ASUS prometeu desde o começo, e cumpriu no resto do mundo, a promessa de mostrar um smartphone poderoso e que custasse barato. Chegada a hora do Brasil receber, podemos dizer que ela cumpriu. R$ 1499 é um valor de acordo com o que ele oferece, claro que levando em consideração o preço praticado pela concorrência. Se compararmos ele com os atuais carros chefes como Galaxy S6 e LG G4, ele no geral irá ser inferior, mas a diferença de preço justificaria sua compra. Por isso podemos afirmar que o Zenfone 2 é o melhor custo beneficio atualmente no Brasil dentro de seus concorrentes.

Respondendo a pergunta: Sim a ASUS conseguiu mais uma vez.

Zenfone 2 – One comprar

Praticamente todas as lojas on-line já estão vendendo o Zenfone 2, confiram abaixo os links de algumas de nossas parceiras.

  • Zenfone 2 16GB por R$ 1.233 no E-Fácil – link
  • Zenfone 2 16GB por R$1.250 nas Americnas – link
  • Zenfone 2 16GB por R$1.250 no Submarino – link

 

Review
Custo x beneficio
9.5
Tela
7.5
Câmera
8.5
Perfomance
9.5
Bateria
8.5
Contrução e acabamento
8
SHARE
Post anteriorAsus lança Zenfone 2 por R$ 1299 no Brasil
Próximo postLara Croft GO chega ao Android

3 Comentários

  1. *As matérias são ótimas, mas tem umas frases que não ”termina”, ou frases que só ”crianças falam”, e palavras escritas erradas, mas de resto, está ótimo!*
    Isto é uma critica construtiva!

  2. #NãoShei, cara, nada a ver você reclamar disso. E na internet, não se “escreve”, digita-se. E “Crítica” tem acento agudo no “í”. E outra, já achei erros em sites como: Olhar Digital, Uol, Terra, Globo.com e por aí vai… Tente adquirir conhecimento com o belo conteúdo deste site, e não ficar procurando erros, você também erra! 😉

  3. Bom dia.
    Excelente matéria.
    Hoje em dia todas as pessoas que compram um smartphone procuram proteção e personalização para o aparelho.
    Pensando nisso a Kapicases entra no mercado para oferecer a oportunidade para lojistas e revendedores comprarem capas para celular, películas de vidro temperado e outros acessórios com preço de atacado e excelente qualidade sem precisar sair de sua loja ou residência.
    Muitos de nossos clientes conseguem obter lucros de mais de 100% em cada produto.
    Não perca tempo acesse http://www.kapicases.com.br

Deixe uma resposta